Quero saber…

…por que devemos sempre pensar em reciclar o lixo?

Ilustrações Walter Vasconcelos

Quando jogamos alguma coisa no lixo, acostumamos a dizer que estamos jogando esta coisa fora. Porém, já parou para pensar que este lixo não sai do nosso planeta? Na verdade não estamos jogando fora, porque nada vai para fora da Terra. Sendo assim, precisamos pensar no que fazer com este lixo, certo? Pois bem, muitos devem ter resposta na ponta da língua: reciclar! A reciclagem é o processo de transformar um produto usado em matéria-prima para outro produto. Por exemplo, uma garrafa PET usada, quando for reciclada, vai se transformar em plástico para uma nova garrafa PET ou outro produto, como tecido para fazer camisetas, por exemplo. A maior parte dos materiais pode ser reciclada. Acontece que, no Brasil, nós reciclamos dez vezes menos do que poderíamos. Isso acontece por falta de coleta seletiva (lixeiras e coleta de lixo apropriadas) e, principalmente, por falta de consciência ambiental. E você, recicla?

…por que precisamos consumir de forma consciente?

Comidas, brinquedos, roupas, tênis, videogames, bola de futebol, computadores… São tantas coisas que consumimos, que muitas vezes esquecemos daquelas que já jogamos fora, não é mesmo? No Brasil, uma pessoa gera aproximadamente um quilo de lixo por dia! Isso significa que, ao longo da vida, nós geramos mais ou menos 25 toneladas de lixo! Uma maneira bastante eficaz de reduzir o nosso lixo é consumir de forma consciente. Ou seja: consumir um produto pensando no impacto que ele tem ou terá na natureza quando descartado. Uma forma de consumo consciente é, na hora da compra, optar por produtos duráveis, de boa qualidade, que não serão descartados logo. Outra estratégia para diminuir o volume de lixo que produzimos é comprar o que necessitamos, e não comprar por comprar. A ordem do consumo consciente não é proibir o consumo, mas gerar a consciência de que precisamos ser responsáveis pelo nosso impacto no planeta.

…por que as pessoas migram?

Quem nunca esqueceu alguma coisa antes de viajar? Pois saiba que quem está viajando sem previsão de voltar não pode esquecer nada. Esse é o caso dos migrantes, aquelas pessoas que saem de suas cidades, estados ou países para tentar ser feliz em outro lugar. Mas por que as pessoas migram? Na verdade, não há apenas uma resposta, afinal de contas, cada pessoa tem a sua história. Mas, no geral, há aqueles que fazem a migração pendular: vão estudar ou trabalhar em uma cidade e voltam ao final do dia. Há quem se mude por um tempo determinado – o chamado migrante temporário. O tipo de migração mais conhecido, porém, é a migração permanente, aquela pessoa que sai de sua cidade para morar em outra de vez. Como já dissemos, há muitos motivos para isso, porém podemos destacar alguns: desastres naturais, condições naturais extremas (como a seca), melhores condições de emprego e fuga de zonas de conflito (guerras). Ser migrante é ter história para contar. Se você conhece algum migrante, sente e ouça a sua história.

Tauã Souza e Silva
Geógrafo

Matéria publicada em 21.03.2022

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.