Maria Augusta Generoso Estrela foi a primeira mulher brasileira a se tornar médica. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 1860. Naqueles tempos, o Brasil ainda era uma monarquia, governada pelo imperador D. Pedro II.
A família de Maria Augusta era rica. Por isso, mesmo vivendo em uma época em que as mulheres não tinham muito acesso ao estudo, ela pôde ter uma educação de qualidade, o que foi muito importante para alcançar o seu objetivo: se tornar médica. Isso incluía a leitura de diversas revistas e jornais, nacionais e estrangeiros. E foi justamente lendo um desses periódicos que ela soube de uma mulher estadunidense que tinha acabado de se formar em medicina. Maria Augusta ficou encantada e decidiu que queria seguir o mesmo caminho.
Em 1874, com apenas 14 anos, a menina contou ao seu pai que queria ser médica. Ele, que sempre apoiou a filha, tentou fazê-la desistir da ideia. Argumentou que as dificuldades seriam muitas.
Robertha Triches
Professora do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutora pela Universidade Federal Fluminense
Sou professora de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...