Nem todos. O Natal é uma festa religiosa que celebra o nascimento do menino Jesus, por isso ela só é importante onde os cristãos, que seguem religiões baseadas nos ensinamentos do Cristo, são a maioria. No Marrocos e na Tunísia, por exemplo, onde a maioria dos habitantes é de muçulmanos, seguidores da religião islâmica, o Natal não é uma data comemorada.
Mesmo entre os cristãos, não são todos que celebram o Natal na mesma data. Essas diferenças nasceram ainda na Antiguidade. Alguns cristãos escolheram o dia 6 de janeiro, e outros, o dia 25 de dezembro, por causa da festa romana do “Sol Invictus”. Essa festividade celebrava o sol como uma divindade.
Essas diferenças nas datas de celebração continuam até hoje. Os cristãos libaneses de tradição armênia e os russos ortodoxos, por exemplo, comemoram o Natal em janeiro, nos dias 6 e 7, respectivamente. Já em países como o Brasil e os Estados Unidos, a data escolhida foi 25 dezembro.
Saber que existem países que não comemoram o Natal faz a gente pensar que o cristianismo é apenas uma das inúmeras religiões e crenças praticadas no mundo, e que há muitas formas de viver a fé. Logo, o Natal com presentes debaixo da árvore e uma ceia farta é um costume no Brasil, mas em lares cristãos. Há famílias brasileiras que têm outras crenças e está tudo bem!
Juliana Cavalcanti
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Museu Nacional
Da mesma maneira que nós precisamos dos alimentos pelos nutrientes que nos dão energia e nos mantêm vivos, existem microrganismos como fungos e bactérias que também dependem deles para se multiplicarem. Assim, quando a comida não é conservada em temperatura adequada ou é armazenada fora de boas condições de higiene, microrganismos já presentes no alimento ou outros presentes no ar podem se depositar ali e quando você vê… Já era, estragou!
Os microrganismos consomem parte do alimento e transformam seus componentes químicos em outras substâncias que são necessárias para seu processo de multiplicação. É por isso que observamos uma mudança na cor, na aparência, no cheiro e também no sabor do alimento.
Quer um exemplo? Aquele cheiro desagradável da carne estragada é causado principalmente pela presença de substâncias químicas chamadas aminas. Elas são produzidas a partir da decomposição de proteínas da carne por ação de bactérias. Dentre essas bactérias podem estar aquelas do gênero Salmonella ou a Escherichia coli, que podem invadir células do nosso sistema digestivo e causar doenças. Um perigo!
Além da ação dos microrganismos, os alimentos também podem apodrecer pela ação da luz, do oxigênio e da temperatura. Já reparou que o azeite costuma ser vendido em garrafas escuras? É porque o azeite é composto por substâncias que, quando entram em contato com a luz, se decompõem, alterando seu sabor. Interessante, não é?
Raoni Schroeder B. Gonçalves
Departamento de Química Orgânica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Não só os gatos! Todos os animais felídeos, incluindo o gato-doméstico e as espécies silvestres, possuem essa habilidade, que é um reflexo inato. Ou seja, é algo bem característico, que todos têm! Mas eles só conseguem essa proeza de cair de pé porque têm uma constituição física que a permite. Eles fazem um movimento de torção do corpo que só é possível pelo fato de os gatos terem uma coluna vertebral extraordinariamente flexível. Isso não vale para nós, humanos, cuja coluna vertebral tem uma estrutura mais rígida.
Nos gatos, o movimento de torção tem início com a cabeça e a parte anterior do tronco girando para permanecerem na posição correta para a queda. Em seguida, ocorre o giro da parte posterior do tronco, e assim todo o corpo fica na posição de aterrissagem. Toda essa movimentação se inicia com o estímulo do chamado sistema vestibular, um conjunto de órgãos do ouvido interno responsável pela percepção de movimentos do corpo e da manutenção do equilíbrio. Nos gatos, esse sistema é bastante apurado e se comunica com o sistema nervoso, que, por sua vez, coordena e orienta o restante do corpo para que o animal fique na posição adequada para cair em pé.
Fabio Oliveira do Nascimento
Museu de Zoologia
Universidade de São Paulo
Matéria publicada em 05.12.2022
Mayra Nogueira Xavier e Izabella Vitória Paixão Silva.
São Bernardo Do Campo;01 de Agosto de 2024
Boa Tarde CHC ,Viemos falar da matéria” se todos os países comemoram o Natal” nossos nomes são Mayra nogueira Xavier e Izabella Vitoria e gostamos muito de ler este tipo de história, na nossa opinião poderia colocar mais notícias para nós lermos.
Tenha uma boa tarde.
Mayra e Izabella.