Quando Crescer, Vou Ser...

Restaurador(a) de obras de arte!

Tudo no mundo envelhece. Esculturas e pinturas também! Quer dizer, elas se degradam com o passar do tempo, com a exposição à luz, às mudanças de temperatura, à umidade... Para manter as obras de arte em bom estado de conservação entra em cena o restaurador, ou melhor, o conservador-restaurador!

vulcanólogo!

Existem pesquisadores que se dedicam a estudar os vulcões. São os vulcanólogos! A vulcanóloga Rosaly Lopes acha a erupção de um vulcão o maior espetáculo da natureza.

limnólogo!

Essa vai ser difícil de acertar... alguém aí sabe o que faz um limnólogo? Bem, se você gosta de lagos e rios e espera vê-los preservados por muito tempo, essa é para você: “limno” quer dizer “lago”, e “logo” significa “estudo”. Um limnólogo estuda ecossistemas como rios, lagos, pântanos, lagoas, riachos, açudes... e até mesmo águas subterrâneas!

bailarina!

Já parou para pensar como uma bailarina consegue rodopiar tanto sem ficar enjoada? Será que não dói ficar na ponta do pé? Será que é difícil decorar os nomes dos passos de balé? Ah, esse mundo das sapatilhas tem mais curiosidades do que você imagina!

Químico!

Por que quando duas pessoas combinam dizemos que elas têm química? E o que quer dizer quando alguém reclama que um produto ou alimento têm química? Essas e outras perguntas só podem ser bem respondidas... por um químico – ou por uma química, é claro!

historiador especialista em escravidão!

O que foi a escravidão no Brasil? Que documentos podem nos ajudar a contar como ela aconteceu? Para responder essas e outras perguntas, a CHC conversou com alguém que estuda e escreve sobre a história da humanidade, ou seja, um... historiador!

especialista em Bioacústica!

Existem pesquisadores que se dedicam a gravar e estudar os sons dessa "orquestra" da natureza: eles são os especialistas em bioacústica!

Guarda-parque!

A pessoa gosta tanto da natureza que escolheu trabalhar na conservação dela. E o trabalho não é fácil!