Quando crescer, vou ser… Ecólogo/a

Ilustração Bruna Martins

Você ama a natureza a ponto de querer cuidar dela a todo custo? Se a resposta for sim, essa profissão é a sua cara! Estamos falando de ser ecólogo – ou ecóloga! Dentre as muitas funções desse(a) profissional, está a responsabilidade pela preservação e recuperação de ecossistemas. Calma! Vamos explicar melhor.

Um(a) ecólogo(a) tem o foco na relação do ser humano com o meio ambiente. Quem nos dá mais detalhes sobre essa profissão é Alan Filipe de Souza Oliveira, doutorando no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e mestre em ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte:

“O ecólogo tem duas principais linhas que pode seguir. Uma é a acadêmica, onde você pode ser pesquisador. Nesse caso, o dia a dia é lidar com idas a campo para coleta de dados e depois, no laboratório, analisar esses dados e escrever artigos científicos”, conta. A outra linha de atuação, segundo Alan Filipe, é exercer algum cargo de analista ou consultor ambiental: “Nesse caso, o dia a dia passa por avaliar se as normas ambientais estão sendo cumpridas pelas empresas ou entes públicos, bem como ir a campo coletar dados. A ida a campo nada mais é do que a ida do profissional ao local estudado para avaliar se as obras estão em conformidade ou gerir da maneira mais sustentável possível uma área”, completa.

E aí, se animou? Então prepare-se, porque essa profissão fica ainda mais emocionante. Além de ter muita dedicação aos estudos, é claro, Alan Filipe fala que o espírito aventureiro precisa estar vivo em quem quer se dedicar à ecologia. Ah, curiosidade é também indispensável.

“Imprescindível é estudar bastante! Mas quem é ecólogo deve necessariamente ter curiosidade, desde coisas simples até as mais complexas, para motivar novas perguntas e projetos. No meu caso em específico, sou doutorando e trabalho com a área de herpetologia, que lida com anfíbios e répteis. Então, quem faz o que faço deve ter especificamente gosto por andar em trilhas à noite, não ter medo de ir atrás dos bichos e manuseá-los. Além disso, precisa de bastante disposição para escrever muito”, diz.

E a vontade de descobrir coisas novas foi justamente o que motivou nosso entrevistado, ainda na infância, a querer estudar ecologia. “Desde criança sempre tive muita curiosidade de saber o porquê das coisas em geral. Por que as plantas são assim? O que fazem os animais à noite? Essas perguntas, por incrível que pareça, até hoje são intrigantes para mim”, revela.

Por fim, Alan Filipe fala sobre as grandes contribuições do(a) ecólogo(a). A principal delas: entender qual o papel da sociedade na preservação e no cuidado com o meio ambiente. “O ecólogo tem como principais contribuições as produções científicas que embasam diversas tomadas de decisões na política, como as leis ambientais que promovem o resguardo, o uso ordenado e a regulamentação da natureza em geral. Além disso, produz conhecimento sobre nossa relação com o ambiente e permite entender nosso papel e função para com o meio ambiente e o nosso meio em si”. E aí, essa é pra você?

Guto Mariano
Jornalista
Especial para a Ciência Hoje das Crianças

Matéria publicada em 01.09.2022

COMENTÁRIOS

  • nao sei

    esse negocio e muito legal

    Publicado em 10 de março de 2023 Responder

  • Illiana

    Adorei!!! Muito esclarecedora!!!
    Parabéns pela matéria. Quem sabe teremos mais ecólogos no mundo.

    Publicado em 8 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!