Engenheiro(a) cartógrafo (a)!

Ilustração Jéssyka Gomes

Quem gosta de livros sabe como é bom pegar aquele conjunto de folhas de papel escritas e mergulhar nas histórias contadas ali. Mas sabia que, além dos livros, os mapas também contam histórias? Isso mesmo! Mapas são representações gráficas, seja em cartolina, papel ou tela, que nos mostram informações sobre a superfície da Terra, os países, uma região… Há muitas histórias possíveis de se contar em um mapa. E quem está por trás dessas histórias são profissionais chamados(as) engenheiros(as) cartógrafos(as)!

“O que mais me interessou nessa área foi ser capaz de ter o mundo nas mãos e traduzi-lo para diferentes finalidades”, diz a engenheira cartógrafa Carla Madureira, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Detalhistas, precisos, curiosos e apaixonados por tecnologia, esses profissionais nos ajudam a entender o mundo em que vivemos e a agir sobre ele.

Da saúde ao meio ambiente

A engenharia cartográfica é uma especialidade da engenharia que estuda a forma da Terra e as diferentes formas de representação do nosso planeta, normalmente feita através de mapas e globos terrestres. É um ofício que está mais no nosso dia a dia do que percebemos. Há muitos(as) engenheiros(as) cartógrafos(as) trabalhando em instituições públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, e as secretarias estaduais e municipais de governo.

São responsáveis pelo mapeamento das cidades e apoiam a tomada de decisões sobre infraestrutura, como sobre a necessidade de rodovias, iluminação, saneamento… Também apoiam a execução de muitos tipos de diagnóstico e monitoramento (quando tomamos conta de algo em detalhes), como o Censo Demográfico, o monitoramento das florestas e o acompanhamento de epidemias. A diversidade de áreas de atuação é um dos maiores atrativos dessa profissão!

Inteligência artificial

Como em várias outras áreas, muitas das atividades na engenharia cartográfica passaram, claro, por mudanças profundas com as tecnologias, principalmente com as chamadas geotecnologias, aplicadas especialmente nesta área! Já reparou como tudo hoje tem uma localização no espaço e no tempo? Cada foto, cada publicação em rede social… Tudo isto propiciou o surgimento de novas atuações, e Carla conta que temos até profissionais que agora focam no estudo das redes sociais, apoiando as áreas de geomarketing e da política, por exemplo.

Outro ponto que tem mudado mais rapidamente é o uso de sensores remotos. “Muitas soluções de problemas agora passaram a ser possíveis mesmo em lugares muito distantes”, diz Carla. E a inteligência artificial chegou para causar uma revolução na política de monitoramento, afirma a engenheira cartógrafa. “Temos hoje a possibilidade de detectar alvos tão rapidamente que é possível apoiar ações de campo em tempo real. É assim, por exemplo, que a Polícia Federal monitora balsas ilegais na Amazônia”, explica.

Mas, embora a tecnologia mude muito a forma de fazer as coisas, Carla diz que será preciso ter sempre alguém que saiba decidir o que fazer, para quem e quando. “E acredite: isso muda a vida das pessoas”, afirma.

Formação e habilidades

Ainda há poucas universidades com cursos de engenharia cartográfica no Brasil. Mais recentemente, uma lei integrou a cartografia com a agrimensura – ciência que estuda os limites e fronteiras territoriais –, duas áreas relativamente próximas, e surgiu a Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Essa formação só existe em universidades públicas, por enquanto.

Mas Carla dá algumas dicas que as pessoas interessadas pela área devem saber desde já. “Considerando as mudanças recentes tecnológicas, eu diria que o que não pode faltar é interesse em se manter atualizado constantemente, gosto de trabalhar com imagens de satélites e de participar de trabalhos de campo. Mas, obviamente, deve amar mapas!”, afirma.

Saber informática também faz diferença, além de gostar de matemática e física. E, claro, ter atenção a detalhes e precisão. “Não é simples escolher o que representar e como representar. E tudo isto é importante para que os mapas sejam modelos coerentes da realidade e nos ajudem a atuar sobre ela”, diz Carla.

Está aí uma informação para não riscar do mapa!

Elisa Martins
Jornalista
Especial para a Ciência Hoje das Crianças

Matéria publicada em 01.03.2024

COMENTÁRIOS

  • Heitor Oliveira Rocha

    Barueri, 05 de março de 2024
    Querida Ciência Hoje p/ Crianças
    Venho por meio deste comentário agradecer vocês por ensinar sobre engenheiro(A) cartografo (A) eu gostei muito e eu gostei mais da Inteligência artificial .

    Heitor, ,5º ano A da EMEF Professo Egídio Cota

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Nicolas dos Santos Silva

    Barueri,05 de março de 2024.
    Querida Ciência Hoje das Crianças, venho por meio deste comentário expressar minha opinião sobre “Engenheiro Cartográfico”
    Eu gosto bastante de ler livros porque isso ajuda muito as pessoas que estão aprendendo a ler e as pessoas que já sabem ler a ler melhor ,e os livros ajudam a estudar alguma matéria.
    Eu achei bem interessante que os mapas também contam histórias, porque mapas tem vários desenhos e os desenhos realmente contam várias histórias e também é uma forma de expressar a arte.
    A saúde do meio ambiente é muito importante para a natureza, os animais e para os humanos, as plantas, as árvores e os rios são muito importantes para nossa vida. As plantas, as flores também precisam e a gente precisa delas as flores tem um aroma cheiroso as arvores, tem algumas árvores que tem frutas por exemplo ; macieira, bananeira, amoreira, laranjeira entre outros.
    Nicolas , 5º ano A da E.M.E.F Professor Egídio Costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Lucas Silva Batista

    Barueri,05 de março de 2024
    querida ciência hoje p\ crianças,
    Venho por meia deste cometário dizer que gostei muito de ler as informação que ele fala sobre o livro escritas e mergulhar nas historia contadas e algumas coisas como a superfície da Terra, os países e as regiões. Tudo muito legal.

    Lucas, 5-ano A da emef Professor Egídio Costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Helena Pereira Santos Silva

    Barueri, 05 de março de 2024
    Querida Ciência Hoje p/ crianças,
    Venho por meio deste comenário expressar a minha opnião sobre este texto.
    Eu acho que este texto está bem esclarecido e a parte do texto em que fala sobre a saúde ao meio ambiente foi a que me chamou a atenção porque ela esta bem esclarecida, e me fez aprender ainda mais sobre a engenharia cartográfica, que para mim foi uma informação muito útil e prestativa .As outras infomações do texto também estão bastante esclarecidas como a da inteligencia artificial. Quero agradecer por entregar essa infomações a mim e outras pessoas .

    Helena, 5º ano A da E.M.E.F. Professor Egidio Costa.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Enzo alves,5 ano A do EMEF PROFESSOR EGIDIO COSTA.

    Barueri,05 de março de 2024.
    querida ciencia hoje p criança,
    venho por meio deste comentário
    a minha opinião e eu gostei desse trabalho da Carla sobre a tecnologia artificial que envolve tecnologia avançada como inteligencia artificial . luz.fotos . publicação e muito mas.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Gabriel Araújo Santos

    Barueri 05 marco de 2024
    Querida ciência hoje p/ crianças
    Venho por meio deste comentário dizer que eu gostei muito porque fala sobre formação e habilidades e fala muita partes que eu gostei como engenharia cartográfica, tecnologias
    e gosto muito de matemática.

    Eu achei interessante na parte que fala sobre satélites.
    Gabriel, 5º ano A da emef professor Egidio costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Ana Gabriely de Oliveira Mariano

    Barueri 05 de marco de 2024.
    Querida ciência hoje p/ crianças
    Venho por o deste comentário dizer que achei bem interessante e legal. Adorei a e também bem coletivo para quem gosta de historia e pra quem gosta de ler e escrever
    quem gosta de livros saber como é História.

    Ana Gabriely 5 ano a da e.m.e.f. profesora egidio costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Gustavo Ailton da silva

    Barueri,05 de março de 2024
    Querida CIÊNCIA, hoje para crianças,
    Venho por meio deste comentário expressar minha admiração por este texto. Eu não gosto de ler mas seu texto me surpreendeu.

    Gustavo Ailton da silva, 5; ano A da E.M.E.F professor costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Eloá aparecida gomes vilela

    Barueri,05 de março de 2024. querida ciência hoje p\ crianças, venho por meio deste comentário. eu gostei bastante e de ler o texto e de intender o texto eu gostei bastante tarte da saúde ao meio ambiente eu achei muito interessante e legal .
    Eloá 5 º ano A E.M.E.F Prof Egidio Costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Emanuelle Correia Lopes

    Barueri,05 de março de 2024
    Querida Ciências Hoje para crianças
    Venho por meio deste comentário dizer que eu gostei do ardigo Da saúde do meio ambiente e das informações desse artigo porque me surpreendeu o que os engenheiros cartógrafos fazem.

    Emanuelle 5 ano A da e.m.e.f. professor Egídio Costa.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Manuella Valentina Ruiz de Oliveira

    Barueri,05 de março de 2024
    Querida Ciência Hoje para Criança,
    Venho por meio deste comentário expressar minha opinião.
    Eu acho que isso é muito importante a gente saber desse tipo de informação, isso ajuda a gente a praticar a leitura e a escrita e nós precisamos saber algumas informação eu não sou muito de ler, muito menos de escrever, mas esse jornal falou várias informações que eu não sabia isso foi até bom ler faz muito bem para o futuro.

    Manuella, 5º ano A da E.M.E.F. Professor EgÌdio Costa.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Yuri Gomes Zuanetti

    Barueri 05 de março de 2024.
    Minha opinião e que Carla gosta muito de livros então ela criou uma historia muito boa então ela mostrou que a engenharia e a cartografia é uma especialidade da engenharia que estuda a forma da terra.

    Yuri, 5º Ano A da EMEF Prof Egídio Costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Eyshila Goncalves Silva.

    Barueri, 05 de março de 2024
    Querida ciências hoje para crianças
    VENHO por meio deste comentário expressar minha opinião dese artigo.
    Eu gostei muito dese artigo mais eu não gosto muito de ler mais amei esse artigo.
    A jornalista ELISA MARTINS ela féis um ótimo trabalho e eu gostei muito mais a jornalista ELISA MARTINS féis um ótimo artigo .
    De engenheiro e da profissão cartografo e uma das melhores profissão deste artigo e eu achei legar esse artigo.
    A ELISA MARTINS féis um bom trabalho eu amei esse artigo que fala sobre a profissão de engenheiro e da profissão de cartógrafo.

    Eyshila goncalves Silva. 5 ANO A .E.M.E.F Prof; Egidio costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Pedro Henrique fonçeca da silva

    barueri, 05 de 2024 goste poque eu gosto de ler e gostei da historia do mapa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Anny beatriz dos santos camargo

    querida ciências hoje das crianças Até que foi bom ver esse texto por que e bom ver alguns textos ou livros para aprende mas sobre esse mundo e muito importante por que quando você crescer você vai usar tudo o que você aprendeu na escola é esse texto agente aprende sobre a saúde ao meio ambiente da Inteligência artificial e da Formação e habilidades então foi muito bom esse texto ele muito bom para aprender a ler ou escrever eu não gosto muito de ler Mas até que foi bom ver esse texto hoje a gente aprendeu muita coisa Muito obrigada pela oportunidade de escrever essas coisas tenha um ótimo dia
    Anny 5 ano A da E.M.E.F Professor Egído costa.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • MARIA EDUARDA FARIAS

    Barueri,5 de março de 2024
    Querida ciência hoje p/ crianças,
    Venho por meio deste comentário para dizer que essa noticia é muito legal , eu não gosto de noticias mais essa noticia
    me surpreendeu, eu adorei.

    Maria 5 ano a egídio costa

    .

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Vitor Barros da Silva

    Barueri,05 de março de 2024 .

    Querida ciências hoje p| crianças ,

    Venho por meio deste comentário dizer que eu gostei de aprender sobre o que é que o engenheiro(a) cartógrafo,da saúde do meio ambiente,inteligência artificial e formação e habilidade.
    Eu gostei muito de aprender com vocês.
    A melhor parde foi a da saúde do meio ambiente.

    Vitor Barro da Silva,5 a E.M.E.F Professor Egídio Costa.

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • Isabella Lacerda Xavier

    Barueri 05 de março de 2024

    Venho por meio deste comentários para expressar minha opinião sobre o texto.

    Achei muito interessante e legal, no começo achei chato mas depois vi que era legal e vi que é muito importante.

    Isabella 5º Aano A da EMEF Profº Egídio Costa

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • miguel carvalho dos santos

    Barueri 05 de março de 2024
    Querida ciência hoje para crianças
    eu gostar por que eu aprendi da saúde maio especialidade da engenharia que estuda
    eu gosto de ler mas eu lir e eu gostei muito sobre o texto mas a parte da inteligencia que eu gostei de Ler sobre esta história.
    miguel carvalho dos santos , 5 ano A da EMEF EGIDIO COSTA .

    Publicado em 5 de março de 2024 Responder

  • ADRIEL DA ROCHA VIANA BALTAR

    legal tipo você vai lá e vai pegar uma madeira e bum um robô tive vê e você e preso a não esquese isso é um exemplo

    Publicado em 6 de março de 2024 Responder

  • ADRIEL DA ROCHA VIANA BALTAR

    legal tipo você vai lá e vai pegar uma madeira e bum um robô tive vê e você e preso a não esquese isso é um exemplo

    Publicado em 6 de março de 2024 Responder

  • Otavio

    Olá !

    Eu gostei muito do artigo de engenharia cartografia, gosto muito desta temática, por favor, escrevam outros com estes temas.

    Um.abraço,

    Otávio – 3° ano
    Colégio Carpe Diem

    Publicado em 11 de março de 2024 Responder

  • João pedro 3º ano

    Ola pessoal do CHC,
    Eu achei muito legal e muito interessante e foi o melhor livro que eu já vi.

    Publicado em 15 de março de 2024 Responder

  • Laura 3 B

    Oi gente da CHC
    Eu achei legal e interessante

    Publicado em 3 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!