Matemática fora da Terra

Será que os extraterrestres também gostam de figuras geométricas?

Recentemente os jornais diários publicaram esta imagem:

Foto Tiago Kosinski/Arquivo pessoal

A foto, provavelmente tirada com a ajuda de um drone, não foi feita para ilustrar um livro de matemática, mas para documentar o aparecimento do misterioso padrão geométrico em um campo na cidade de Ipuaçú, em Santa Catarina.

Um mistério que persiste é sobre quem ou o que teria criado esse padrão. Será que foram seres extraterrestres, tentando algum contato conosco por via da Matemática? Ou será que foram moradores locais tentando atrair turistas?

Confesso que acredito mais na segunda opção, porque esses agroglifos (como são chamados esses desenhos em plantações) já apareceram em vários outros países, e são realmente ótimos para atrair a atenção de turistas. Além disso, nos anos 1990, dois ingleses confessaram que pregavam essa peça na Inglaterra. Eles até deram detalhes de como as figuras eram criadas.

Então, será que o título desta coluna é meio bobo, já que esse padrão geométrico que surgiu no Sul do Brasil provavelmente foi feito por moradores locais?

Eu acho que não, e penso que é muito interessante nos perguntarmos sobre a existência de outros seres diante do que sabemos sobre o universo nos dias de hoje. É bacana também imaginar se a Matemática é ou não uma linguagem adequada para tentar uma comunicação com esses supostos extraterrestres.

Se você está achando que estou meio esotérico assim, saiba que há indícios de que um dos grandes matemáticos de todos os tempos, Carl Friedrich Gauss, que viveu no século 19, também sugeriu uma possível comunicação com extraterrestres usando agroglifos!

Só que a suposta ideia dele era criar uma figura geométrica gigante no meio de uma floresta, para que pudesse ser vista do espaço por extraterrestres. A figura imaginada por Gauss seria mais ou menos assim:

Ela serviria para mostrar aos aliens (extraterrestres) que nós, humanos, conhecemos o chamado “Teorema de Pitágoras”, que garante que a soma das áreas dos quadrados menores é igual à área do quadrado maior.

Gauss provavelmente pensava que esse resultado matemático, simples, mas profundo, mostraria ao universo que em nosso planeta existem seres inteligentes.

Bem, da mesma forma que não temos certeza sobre a autoria dos agroglifos, não sabemos também se foi realmente Gauss que propôs a ideia acima, nem se existem extraterrestres. Mas a ciência é assim mesmo, convivemos com desafios, incertezas, lendas e mistérios e o que torna tudo muito mais divertido!


pedro_roitman
Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília
Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Matéria publicada em 05.12.2022

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Campeonato carioca (de samba)!

Qual a origem e o que conta nos desfiles das escolas de samba?

Cofrinho da natureza

Na cultura chinesa, o porco é símbolo de prosperidade e riqueza. Por esta razão, muitos cofrinhos têm o formato desse animal. E se há algo que podemos afirmar com segurança é que “para ter sempre, é preciso poupar”.