Os reis da faxina

Ao eliminarem as carcaças da natureza, os urubus mantêm o ambiente limpo

O urubu-preto (Coragyps atratus) é um dos mais comuns no Brasil e também um dos mais importantes do mundo no serviço de remoção de carcaças
Foto The Canadian Press

Urubus não estão entre os mais fofos dos animais, mas estão entre os campeões quando o assunto é a prestação de serviços ecossistêmicos. Chamamos assim os vários benefícios que a natureza e seus seres proporcionam para a qualidade de vida das pessoas, como a polinização, a dispersão de sementes e o controle de pragas. Mas o forte dos urubus é mesmo a faxina. 

Essas grandes aves se alimentam quase exclusivamente das carcaças de outros animais mortos. E é exatamente esse hábito alimentar peculiar que trás tantos benefícios para a natureza e a humanidade. 

A excelente visão dos urubus, em conjunto com seus altos voos panorâmicos, faz com que geralmente eles sejam os primeiros encontrar um animal morto. Eles se alimentam da carniça e depois de fazerem a digestão (cocô!), contribuem para que os nutrientes presentes nas carcaças retornem para a natureza. Devorando rapidamente os restos mortais de animais, essas aves também ajudam a diminuir a circulação de doenças eventualmente transmitidas por esses restos e livram o ambiente de microrganismos nocivos à saúde.  

Pode parecer nojento, mas o hábito dos urubus de comer carniça traz muitas vantagens para a natureza.
Foto Bernard Dupond/Flickr

E as vantagens do serviço de limpeza dos urubus não param por aí. Saiba que os cadáveres de animais em decomposição liberam muitos gases associados ao efeito estufa – um fenômeno natural e benéfico para o planeta, mas que, por estar desregulado, tem levado ao aquecimento global.  

Em um estudo recente, cientistas mostraram que, com a participação dos urubus, as carcaças se decompõem mais rapidamente e liberam muito menos gases na atmosfera. Pode parecer pouco quando pensamos na contribuição de um único urubu, mas os cientistas fizeram as contas: a população mundial estimada de urubus pode retirar da atmosfera o equivalente aos gases gerados por mais de 20 milhões de carros em um ano! Olhando por esse lado, os urubus parecem animais muito agradáveis, não é verdade? 


vinicius_novo

Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

Matéria publicada em 13.01.2023

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.