O cardápio das formigas maravilhosas

Raras e com uma dieta diferente, o que será que esses insetos comem?

As formigas estão em quase todos os lugares do mundo e, acredite, quase 14 mil espécies diferentes já foram catalogadas. Algumas são bem difíceis de se encontrar, como as Thaumatomyrmex, nome de origem grega, que em português quer dizer: “formigas maravilhosas”!

As formigas maravilhosas vivem em florestas da América Latina, incluindo o Brasil. Mas o que elas têm de tão maravilhoso? Para começar, elas são raras. Alguns pesquisadores viajaram a muitos lugares onde essas formigas vivem, mas depois de dias de trabalho na floresta, encontraram só duas formiguinhas!

Outro detalhe incrível é que as colônias (formigueiros) das formigas maravilhosas estão entre as menores do mundo. Enquanto muitas espécies possuem colônias com dezenas de milhares de formigas, as Thaumatomyrmex vivem em formigueiros com, geralmente, 10 a 20 formigas apenas.

Além de serem difíceis de encontrar e viverem em colônias bem pequenas, as formigas maravilhosas têm duas mandíbulas grandes e curvas. O tamanho e o formato das mandíbulas variam com o hábito de cada espécie de formiga. Então, o que será que as Thaumatomyrmex comem? Foi exatamente esta a pergunta feita por pesquisadores por décadas.

O tamanho e o formato das mandíbulas das formigas maravilhosas intrigaram cientistas por muitas décadas. O que será que esses insetos comem?
Foto: www.AntWeb.org / CC BY 4.0

A dúvida só foi esclarecida em 1989, por dois cientistas brasileiros. Eles descobriram que as formigas maravilhosas se alimentam de diplópodes (também chamados de piolhos-de-cobra ou gongolos) da família dos polixenídeos, que possuem o corpo coberto por cerdas (estruturas que lembram pelinhos). Quando outro animal incomoda os diplópodes, as cerdas são liberadas e se enroscam no predador, que fica imobilizado.

Mas a defesa desses bichos não é um problema para as formigas maravilhosas. Com suas longas mandíbulas, as formigas conseguem capturar o diplópode sem que ele solte suas cerdas. Depois, a formiga usa seu ferrão na ponta do abdômen para injetar um veneno paralisante e carregar sua presa até o formigueiro. Lá, a formiga usa suas patas dianteiras para raspar as cerdas do diplópode, antes de devorá-lo.

Uma formiga maravilhosa capturando (a), ferroando (b), carregando (c) e “limpando” (d) sua presa.
Foto: Benoit Jahyny e colaboradores. / Scielo Books /CC BY 4.0

E assim revelamos mais um segredo do mundo animal. Mas fique sabendo que ainda há um montão de perguntas sem respostas sobre a natureza. Quem sabe um dia você se torne cientista e ajude a responder algumas delas?

henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse especial em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 29.09.2021

• MONILLE

OI!ME CHAMO MONILLE E TENHO 8 ANOS EU ESTAVA FAZENDO UMA PESQUISA PARA MINHA ESCOLA E GOSTEI MUITO DA SUA MATERIA.
    ALIAS AMO CIENCIAS. BJ TCHAU

Publicado em 29 de setembro de 2021 Responder

• MONILLE LEIROS

OI! ME CHAMO MONILLE E TENHO 8 ANOS . EU ESTAVA FAZENDO UMA PESQUISA PARA MINHA ESCOLA E GOSTEI MUITO DA SUA MATERIA.
    ALIAS AMO CIENCIAS. BJ TCHAU

Publicado em 29 de setembro de 2021 Responder

• PROFESSORA FABIELLE

O CARDÁPIO DAS FORMIGAS MARAVILHOSAS
    OLÁ, PESSOAL DA CHC, SOMOS EM 22 ALUNOS DO 3º ANO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA. LEMOS A MATÉRIA SOBRE AS FORMIGAS MARAVILHOSAS E GOSTAMOS MUITO DO QUE FALOU NO TEXTO SOBRE AS FORMIGAS MARAVILHOSAS. MAS, FICAMOS COM ALGUMAS DÚVIDAS:
    1- AS FORMIGAS MARAVILHOSAS TAMBÉM PODEM PARALISAR, MATAR O SER HUMANO OU UM ANIMAL GRANDE?
    2- AS FORMIGAS MARAVILHOSAS PODEM SOLTAR O VENENO POR OUTRO LUGAR A NÃO SER PELO ABDÔMEM?
    3-AS FORMIGAS MARAVILHOSAS SE ALIMENTAM DE OUTROS INSETOS A NÃO SER OS PIOLHOS DE COBRAS?
    4- QUAL O PESO DAS FORMIGAS MARAVILHOSAS E QUANTOS ANOS ELAS SOBREVIVEM?
    5- AS FORMIGAS DEIXAM ALGUMA MARCA QUANDO ELAS PICAM? ESSAS PICADAS DOEM MUITO?
    6–AS FORMIGAS MARAVILHOSAS BEBEM ALGUM LIQUIDO, COMO POR EXEMPLO ÁGUA?
    7-QUAL A FORÇA DE UMA FORMIGA MARAVILHOSA?
    9- QUAIS AS CORES DAS FORMIGAS MARAVILHOSAS? ELAS NADAM?
    10- POR QUE AS FORMIGAS VIVEM EM TÃO POUCA QUANTIDADE? ELAS ANDAM EM FILA?
    11- È VERDADE QUE ELAS PODEM CARREGAR ATÉ 100 VEZ O PRÓPRIO PESO?
    12- POR QUE AS FORMIGAS MARAVILHOSAS RECERAM ESSE NOME?

MUITO OBRIGADO! AGUARDAMOS A RESPOSTA.
    ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, ARAPUTANGA/MT.

Publicado em 30 de setembro de 2021 Responder

• Dr octavius

Olá Peter ?

• Henrique Costa

Oi, turma da Escola Padre José Anchieta! Obrigado pela mensagem. Que bom que gostaram do texto! Eu não sabia todas as respostas, então tive que estudar um pouco e consultar mais alguns cientistas para conseguir responder, pois não são perguntas fáceis. Mas, vamos lá!

Não. O veneno delas não é tão forte assim. Se picarem um ser humano, vai doer, mas nada além disso, provavelmente.

Não. Elas só conseguem picar pelo ferrão que possuem no abdômen.

Ninguém sabe. Mas, ao que parece elas só comem os piolhos-de-cobra peludinhos (que não são insetos, mas diplópodes).

4- QUAL O PESO DAS FORMIGAS MARAVILHOSAS E QUANTOS ANOS ELAS SOBREVIVEM?
      Não encontrei esta informação. Mas elas são bem levinhas como as outras formigas. Também não se sabe quantos anos elas podem viver.

5- AS FORMIGAS DEIXAM ALGUMA MARCA QUANDO ELAS PICAM? ESSAS PICADAS DOEM MUITO?
      Se picarem um ser humano, talvez deixam uma marquinha. Quanto à intensidade da dor da picada, não encontrei esta informação. A picada de algumas formigas dói bastante, mas a de outras, não. Um tipo de formiga cuja picada dói muito é a lava-pé. Conhecem? http://chc.org.br/coluna/formigas-de-fogo/

6–AS FORMIGAS MARAVILHOSAS BEBEM ALGUM LIQUIDO, COMO POR EXEMPLO ÁGUA?
      Geralmente sim, as formigas bebem gotinhas de água. Vejam que legal este texto aqui da CHC sobre as formigas-fantasma! http://chc.org.br/artigo/minusculas-e-fantasticas-fantasmas/

7-QUAL A FORÇA DE UMA FORMIGA MARAVILHOSA?
      Não sabemos qual a força delas! Mas elas conseguem carregar um piolho-de-cobra que parece ser tão pesado quanto uma formiga, ou até mais pesado!

9- QUAIS AS CORES DAS FORMIGAS MARAVILHOSAS? ELAS NADAM?
      As cores delas variam de tons de marrom a preto. Elas não nadam.

10- POR QUE AS FORMIGAS VIVEM EM TÃO POUCA QUANTIDADE? ELAS ANDAM EM FILA?
      Nem toda espécie de formiga forma colônias gigantes. Algumas se adaptaram à vida em colônias bem pequenas e sobrevivem muito bem assim. De forma parecida, tem gente que vive bem em cidades grandes, com muitas outras pessoas, mas há quem prefira morar em cidades bem pequenininhas, não é mesmo?

11- È VERDADE QUE ELAS PODEM CARREGAR ATÉ 100 VEZ O PRÓPRIO PESO?
      Algumas formigas conseguem carregar mais de 100 vezes o próprio peso, como a espécie ‘Oecophylla smaragdina’ http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/. Mas as formigas-maravilhosas não parecem ser tão fortes assim.

12- POR QUE AS FORMIGAS MARAVILHOSAS RECERAM ESSE NOME?
      Elas receberam este nome porque o cientista que as batizou achou essas formigas simplesmente maravilhosas! E lhes deu um nome científico com este significado. Para saberem mais como funcionam os nomes científicos, leiam este texto aqui na CHC: http://chc.org.br/coluna/muito-prazer-meu-nome-e/

Publicado em 11 de outubro de 2021 Responder

• ALY CE.

Oi eu sou a alyce a neta da margarida a minha vó preferida tenho 9 anos e quero saber se vcs podem fala mais sobre cachorros eu quero ser veterinaria quando crecer to no 3 ano c bjs
    Tersa fera 5 De outubro de 2021

Publicado em 5 de outubro de 2021 Responder

• rudá

Oi Alyce eu tbm quero ser veterinário , tenho 11 anos .O cão, no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.

• alix uzumaki

as formigas podem picar humanos se elas são maravilhosas e nos picar vamos virar super heróis maravilhosos?

• Cerriseti

O meçi quer aprender sobre formigas também

• Shiltens ?

Se elas são super formigas, elas conseguem picar os Shiltens?
    os shintens são perfeitos ??

• Fabi-?✨

Oi, bom dia, boa tarde, boa noite!
      Gostei muito de saber sobra as formigas maravilhosas
      uma pergunta: Qual o nível de dor da picada dessas formigas?

• KAUÃ OBILEIRA

frase do dia : se vc estiver triste fique feliz?

• marinete

nossa não sabia que tinha uma formiga tão pequena

• Bárbara Sophia!

Eu achei bem Interessante o texto sobre formigas, mas queria saber, se uma dessa picar um elefante, ele vai morrer? E se várias picarem o elefante assim ele morre?

• neimar

so melhor doque o cerrisete e meçi respeita o neima

• Thuizinn

Essas formigas tem como derrubar um Leão ou algo do tipo?

• Thurr Evangélico

Mano achei bem interessante, mais além dessa existem outras espécies como essa?

• neimar

é boy sou o neimar o melhor boy

para meçi orriveu

• Entrar pra dentro

Se alguém for picado por 15 ou mais formigas Thaumatomyrmex essa pessoa fica paralisada por muito tempo?

• entra pra fora

mds vamo entra pra fora gente

• Valentina

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Gostei muito de saber mais sobre as formigas! Pergunta: A dor das picadas dura mais de um dia?

• Felipe

Opa bom dia, boa noite, boa tarde
    Queria saber se a picada delas podem matar?
    Ou não?

• Felipe

Matar humanos!

• .

.

• Beatriz Anjos

Bom dia! Achei muito legal as curiosidades sobre as formigas. A picada delas deixa marcas por muito tempo?

• Arthur Magno

Varias picadas dessa mata uma leão?

• Mim_telão

Bom dia
    Picada de formiga pode levar a pessoa a morte ?

• Ricardo

A picada pode matar?

• entra pra fora

oi

• Thurr Evangélico

Oi bom dia mais uma vez!
    Outra pergunta, quantas picadas dessas formigas podem matar uma pessoa?

• .

A B C D E F G H I J K…

A B C D E F G H I J K…

• ruda

• Caroline Santos Campos Ferreira

Oi ! Meu nome é Caroline e eu sempre fui muito cariosa sobre os animais perigosos realmente amei o seu texto muito interessante . A minha mãe é cientista e me interessa sobre ciência ela dá muitas palestras e falando sobre isso esqueci de dizer a minha idade é 8 anos . Ela trabalha no LIKA/UFPE se tiver interessado vou botar o link de uma delas aqui para vc ver. https://www.youtube.com/watch?v=kONvmZdWNPI . Beijos tchau ! ???

• Isabel Lobo (9 anos)

Bom dia,

gostei bastante da matéria e queria saber: Quanto tempo as Thaumatomyrmex vivem? E elas só comem isso?

Publicado em 8 de outubro de 2021 Responder

• Nickolas Samuel

Formigas são legais ☺

Publicado em 16 de outubro de 2021 Responder

• Jessica albano

Verdade

Publicado em 16 de outubro de 2021 Responder

• Julia Sophia

Feira de Santana (BA), 21/10/2021

Olá, pessoal da CHC.

Me chamo Julia e gostei muito de saber sobre as formigas, principalmente da parte que ela consegue
    capturar o diplópode sem que ele solte suas cerdas.

Pergunta: a dor da sua picada pode durar por quanto tempo?

Atenciosamente

• Julia Sophia

Feira de Santana (BA), 21/10/2021

Olá, pessoal da CHC.

capturar o diplópode sem que ele solte suas cerdas.

Pergunta: a dor da sua picada pode durar por quanto tempo?

Atenciosamente

Julia Sophia.

• Bárbara

Amei queria que na prosima etisão ponha borboleta

• Allan

Dúvidas da formigas maravilhosa
    Olá CHC.Sou Allan, tenho 9 anos,Moro em um condomínio,na cidade de Valparaíso 2 em Goiás.Eu quero falar sobre as formigas maravilhosas, oque elas bebem,água outro tipo de líquido gostaria que aparecesse pois ia ficar muito feliz. Um abraço
    A.W.S.B Valparaíso/GO

• Gabriel Do Santos

3 de Maio de 2000

Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

• Cássia Morais

Oi pessoal da CHC!

Somos da turma do 4ºano C e moramos em São Bernardo do Campo. Adoramos a reportagem sobre as “FORMIGAS MARAVILHOSAS”! `
    É sempre bom estar aprendendo com vocês.
    Adoramos ler as suas revistas e sempre as usamos para os nossos trabalhos.
    Gostaríamos de aprender mais com vocês…

Um abraço a todos da revista

4ºANO C/SÃO BERNARDO DO CAMPO

Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

• davi e diogo

oi galera da chc nos somos a turma do 3 ano d e gostamos muito das revista chc.

Publicado em 26 de outubro de 2021 Responder

• KAUÃ E PEDRO R.

sã0 josé dos campos /sp

olá galera da CHC somos os alunos do 3 ano D da escola homera da silva braga. nos gostamos muito dessa matéria de formigas e queremos que publicassem sobre higiene mental.

Publicado em 26 de outubro de 2021 Responder

Monumento ao Dois de Julho

Ele fica em Salvador, na Bahia, e é um marco no processo de Independência do Brasil

Uma conversa sobre cobras gigantes

Anacondas ou sucuris são serpentes que podem chegar a alguns metros de comprimento, mas não tanto quanto nos filmes!