A natureza é cheia de curiosidades. Um bom exemplo ocorre em um deserto próximo à costa oeste da África, onde a vegetação rasteira cresce formando “anéis” regularmente distribuídos pela paisagem. São os chamados “círculos de fadas” da Namíbia, até hoje um dos maiores mistérios das ciências naturais. Na tradição popular, fenômenos naturais como esse são muitas vezes atribuídos a seres fantásticos, como dragões, duendes e fadas. Mas, para a ciência, as explicações podem ser mais simples do que parece.
Desde que foram documentados cientificamente pela primeira vez, em 1971, várias versões apareceram para tentar explicar esse curioso padrão de crescimento vegetal. As primeiras diziam que cupins e formigas são responsáveis pelas curiosas formações, seja porque se alimentam da vegetação no interior dos círculos ou porque seus ninhos subterrâneos são circulares e, de algum modo, não deixam as plantas crescerem acima deles.
Outra explicação sugere que os círculos surgem em locais onde antes havia arbustos de um tipo de planta suculenta da região, que cresce em moitas circulares. Essas plantas produzem uma substância tóxica que fica no solo mesmo depois que morrem, o que poderia impedir o crescimento de outros vegetais naquele local. Há ainda a hipótese de que a disposição em círculos é simplesmente a melhor forma das plantas se organizarem para reduzir a forte competição por água no solo do deserto.
Na busca por respostas para os círculos, os pesquisadores já usaram vários métodos científicos, como experimentos de laboratório, observações e coleta de amostras em campo, análises de imagens aéreas e até modernos modelos computacionais. No entanto, até hoje nenhuma das explicações foi definitivamente comprovada, nem descartada, e o debate sobre qual delas é a mais convincente continua.
Como podemos ver, a ciência não tem uma explicação imediata para tudo. Mas testando, descartando e comprovando hipóteses, ela nos permite aprimorar, aos poucos, nosso conhecimento. E o mais legal disso é saber que há sempre algo desconhecido a ser investigado pelos futuros cientistas.
Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos
Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.
Matéria publicada em 29.09.2021
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...
carina
chgfdfyutt9´9889fa456çyg b xc
Publicado em 30 de setembro de 2021
Larissa
gostei porque amo fadas
Publicado em 30 de setembro de 2021
Emily Marques Shashiki
Eu acredito que a fada do dente existe e tenho certeza que foi criado esses círculos foi as primas da fada do dente
Publicado em 30 de setembro de 2021
Emily Marques Shashiki
Eu não sabia que existe isso no mundo ?
Publicado em 30 de setembro de 2021
Rafão
vocês não viram que no texto dizia que o motivo disso eram um trosso toxico e o dos congumelos era por causa do micelio que a parte subterranea do congumelo e fadas não existem incluindo dragões mas fada do dente existe e papai noel existe.
Publicado em 1 de outubro de 2021
Rafão
vocês não viram que no texto dizia que o motivo disso eram um trosso toxico e o dos congumelos era por causa do micelio que a parte subterranea do congumelo e fadas não existem incluindo dragões mas fada do dente existe e papai noel existe e coelinho pascoa entendeu meu povo #fadas não
Publicado em 1 de outubro de 2021
(Valen) Valentina Araújo Vinci
Confesso não acredito em fadas mas isto me chamou muita atenção…..
Amei muito essa reportagem CHC!!?
Publicado em 3 de outubro de 2021
Prof Vanessa Caimi
LIndas fotos!!!! Ótimos artigos!!!
Publicado em 4 de outubro de 2021
Nalu Abranches ^-^
Amei o conteudo, muinto interesante!
Publicado em 5 de outubro de 2021
?Micaela
amo fadas.❤?????
Publicado em 6 de outubro de 2021
Alunos da GR5A -EM Profª Maria Ângela – Niterói
Nós achamos interessante saber que os cientistas tentarão sempre achar uma explicação para o assunto (fato).Baseado na explicação do autor da matéria, sempre haverão perguntas a serem respondidas pela Ciência.
Publicado em 18 de outubro de 2021
Francisco Borsoi
Achei um pouco esquisito, mas ao mesmo tempo interessante.
Publicado em 23 de outubro de 2021
isaac oliveira do carmo. pietro
0la chc nos gostamos da matéria os misteriosos círculos de fadas nós somos pietro e isaac somos de são josé dos campos
Publicado em 26 de outubro de 2021
ana e izabel
samos de SJC/ SP
ola galera da chc. aqui quem fala é ana lucia e izabel temos 9 anos e estamos no 3 ano na escola homera da silva braga. achamos muito interesante o conteudo ‘” circulo de fadas” quero que voces continuem escrevendo mais conteudos como este.
Publicado em 26 de outubro de 2021
isaac oliveira do carmo. pietro da cruz paulista de morais.
ola
Publicado em 26 de outubro de 2021
marcelo e ana clara
são jose dos campos
olá pessoal da CHC nós somos aluno do 3 ano d da escola ,homera da silva braga nós gostamos muito da matéria os misteriosos cículos de fadas queriamos que vcs publicasem
uma matéria sobre animais .
Publicado em 26 de outubro de 2021