Você já deve ter ouvido por aí a expressão “dinheiro na mão é vendaval”. Ela se tornou muito popular na década de 1970, por conta do refrão de uma música de Paulinho da Viola (pesquise e ouça!). Na voz do povo, a expressão passou a significar algo como “ganhar e gastar imediatamente”. Mas, para neurociência, o que pode estar por trás do desejo incontrolável de uma pessoa?
Priscilla Oliveira Silva Bomfim
& Elenn Soares Ferreira
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN) Universidade Federal Fluminense
“Sou uma pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre a (neuro) ciência dos ditados populares”.
Elenn Soares Ferreira é minha convidada da vez. Trabalhamos e escrevemos juntas, o que é sempre um prazer!
Matéria publicada em 22.12.2021
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Como muitas perguntas, esta do título tem uma resposta curta e outra mais comprida. A resposta curta é: não, a humanidade não descende dos chimpanzés. Ou seja: os macacos, apesar de serem nossos parentes, não nos deram origem. Mas você que gosta de boas explicações não quer respostas curtas, né? Então, vamos aos detalhes!
Quando o assunto é roupa de princesa, o que você imagina? Tecidos caríssimos? Bordados com pedras preciosas e fios de ouro? Joias e sapatos exclusivos para combinar? Em algum lugar do mundo pode ser algo por aí mesmo. Porém, a princesa Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo, nascida em 1797, em Viena, capital da Áustria, marcou algumas mudanças nos modelitos de sua época. Que tal dar uma espiada nessa história?