Ilustração Marcelo Pacheco

Imagine a cena: dois jogadores, cada um segurando uma raquete, correndo de um lado para o outro para rebater uma bolinha amarela por cima de uma rede. O que temos? Um jogo de tênis, é claro! Mas o que é preciso para ser tenista?

Se você já assistiu a uma partida de tênis, sabe que esse vai-e-vem da bolinha pode demorar muito! Por isso, o/a tenista precisa, antes de tudo, ter muita resistência. E não é só resistência física não! A cabeça, ou melhor, a concentração também tem que ser muito grande. Um segundo de deslize pode acabar em derrota. 

Quem conta sobre esse desafio é o brasileiro Fernando Romboli, um dos 100 melhores tenistas do mundo, na classificação de 2020. Foi só depois de perceber que o tênis ia além da resistência física que Fernando conseguiu vencer no esporte. Ele explica que, além de se preocupar com o adversário, o jogador tem uma disputa interna, para não perder o controle e segurar as próprias emoções. “É um esporte em que a parte mental é essencial, isso conta muito. Saber lidar com as constantes frustrações que aparecem durante os jogos é a chave para o sucesso”, diz.

Para superar essa dificuldade, Fernando tem um truque: “Sempre mentalizo bastante antes de entrar em quadra. Fico com a sensação de ter um pouco de controle e fica mais fácil diminuir a ansiedade que sentimos logo no início do jogo”. Na verdade, esse é um obstáculo de todo esporte individual. Só que, no tênis, isso fica ainda mais difícil, já que uma partida pode durar até cinco horas ou mais! Por isso, outra parte importante é o cuidado com o corpo, desde a alimentação até os treinos bem planejados.

Os/As tenistas de alto nível têm um treinador particular. No caso de Fernando, é o professor Elson Longo. Fernando treina praticamente todos os dias da semana, isso quando não está viajando para participar de competições. Além de tudo, o/a tenista ainda tem que se preocupar com o tipo de quadra em que vai jogar. Dependendo do torneio, o piso pode ser de saibro (pó de tijolo), grama, carpete (um tipo de borracha) ou asfalto. E os jogos podem sem individuais ou em duplas.

Sabia que a sala de aula pode ser uma grande oportunidade para o/a tenista? É que o tênis é muito popular em alguns países ricos, como os Estados Unidos e alguns da Europa. Então, muitos brasileiros usam o esporte para entrar em universidades estrangeiras e acabam se profissionalizando por lá mesmo. Fernando conta que quase seguiu esse caminho: “Recebi muitos convites, mas escolhi jogar profissionalmente assim que terminei a escola”.

Fernando diz que qualquer pessoa pode se tornar tenista profissional, desde que saiba que o trabalho vai ser duro. “É preciso aprender a perder e ser uma pessoa muito disciplinada. E entender que temos que tirar lições das derrotas para evoluir”, completa.

 

 

Cathia Abreu,
Instituto Ciência Hoje.

Matéria publicada em 31.12.2021

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!