Dez anos para cuidar do oceano

Pelos próximos dez anos o oceano estará em primeiro lugar na agenda global. Você sabe o que essa frase significa? Nomear o período que vai de 2021 a 2030 como Década do Oceano quer dizer que a maioria dos países do mundo vai se dedicar especialmente a conhecer melhor o oceano e a protegê-lo. Esta década vai contar com alguns desafios para avaliar o nosso sucesso nessa missão. E todos nós, tanto governantes quanto cientistas e pessoas comuns, teremos de fazer a nossa parte para que tudo seja um sucesso.

Se eu, você e todas as pessoas iremos participar dos desafios da Década do Oceano, quem vai decidir se conseguimos cumpri-los por dez anos? A resposta é simples: nós mesmos! Caberá às pessoas olharem individual e coletivamente para as suas ações e avaliarem se elas estão de acordo com o que combinamos ser o melhor para o futuro.
E o que é que vamos combinar? Bom, vamos estabelecer dez desafios que vão tocar em pontos diferentes e, ao mesmo tempo, incluir praticamente tudo que liga o oceano e o planeta. Que tal conhecê-los agora?

DESAFIOS PARA SALVAR O OCEANO

1 | Combate a poluição

Gerar campanhas e movimentos para diminuir a geração de resíduos, como também a pesquisa sobre as origens dos poluentes e possíveis soluções para esse grande problema global.

2 | Impactos e conservação

Discussões sobre meio ambiente e sobre como proteger o ecossistema e restaurar áreas que já foram degradadas é a meta aqui. A ideia é conseguir monitorar esses lugares e garantir que eles se mantenham saudáveis.

3 | Alimentar o planeta

Sabemos que o oceano é enorme e que dele retiramos muito alimento para milhões e milhões de pessoas pelo mundo. Mas será que o nosso poder de pesca continuará suprindo todas essas pessoas? E mais importante ainda: será que o oceano suportará uma retirada tão grande de seus peixes e outros frutos do mar? Lembre-se que estamos falando de seres vivos, que, assim como nós, precisam do seu tempo para crescer e reproduzir. Este desafio consiste nisso: em manter a pesca existindo de uma maneira sustentável.

4 | Economia do mar

Isso envolve tudo aquilo que gera capital, ou melhor, dinheiro. São várias as riquezas que surgem do mar, como o petróleo, a pesca, as atividades de lazer (como mergulho e passeios de barco) e até mesmo produtos que encontramos à venda nas lojas ou na internet, que viajam em sua maioria sobre as águas do oceano. Então, para que tudo isso continue existindo e suprindo às necessidades de quem conta com o oceano para seus negócios, precisaremos adequar muitas das nossas atitudes atuais – um desafio e tanto!

5 | Oceano e clima

Avançar em pesquisas sobre as mudanças climáticas e buscar prever o clima com mais precisão é outro importante passo que precisamos dar. Dessa forma, conseguiremos nos adaptar melhor às mudanças que já estão em curso.

6 | Perigos do oceano

Devemos alertar e prevenir melhor a população sobre eventos climáticos extremos e perigosos – como maremotos, tsunamis, furacões, chuvas e secas extremas. Afinal, até a quantidade de chuvas no continente tem ligação direta com o nosso oceano.

7 | Observar o oceano

Observar e estudar com qualidade cada cantinho do quase infinito azul, desde áreas afastadas da costa e profundas, como bacias oceânicas, até áreas de litoral, é uma grande tarefa. Com isso, teremos muitas informações importantes sobre o estado das águas e dos organismos que habitam o mar.

8 | Mapear o fundo do mar

Pode ser surpreendente, mas o ser humano, de fato, não tem um mapa do fundo do mar. Nós já mapeamos a superfície da Lua, de Marte e de Mercúrio e ainda não conseguimos explorar todas as profundezas do oceano. Queremos desenvolver essa representação visual do fundo do mar e avançar nas pesquisas que buscam desvendar como o oceano e o planeta Terra foram no passado.

9 | Compartilhar informações

É preciso fazer com que a ciência que estuda o oceano – a Oceanografia –, além de todas as informações que buscamos adquirir com os desafios anteriores, chegue facilmente a todas as pessoas. Já sabemos que o oceano é imenso, então, se quisermos monitorá-lo e estudá-lo por inteiro, precisaremos trabalhar em equipe. E estamos falando de uma equipe internacional! A boa comunicação entre todas as partes do mundo será o ponto principal.

10 | Oceano e você

Este talvez seja o desafio mais difícil, porque requer uma mudança geral no comportamento da sociedade. O objetivo é garantir que os múltiplos valores do oceano para o bem-estar humano, a cultura e o desenvolvimento sustentável sejam reconhecidos e compreendidos por todos. Sabemos que muitas pessoas vivem próximas ao litoral, em contato com as águas do mar. Várias destas pessoas já conhecem, aproveitam e dão valor às riquezas provenientes do oceano. Mas precisamos que essa noção se espalhe ainda mais pela população do mundo todo. A ideia é que aqueles que não tem tanto contato com o mar consigam conhecê-lo e compreender sua importância. Para os muitos que vivem à beira mar, o objetivo é que a relação de respeito com esse ambiente prevaleça.

Mão nas águas!

Agora que você tomou conhecimento dos desafios para a Década do Oceano, falta decidir: você vai colocar a mão na massa, ou melhor, nas águas?! Todos nós podemos e devemos participar dos desafios para que eles de fato se desenvolvam. Nesse período de dez anos vamos precisar de muitos novos cientistas voltados para o estudo do oceano. Se você se entusiasmou com o tema, pode considerar seguir por esse o caminho…

Mas seja como especialista na ciência oceânica ou como um ser humano consciente, contamos com a sua parte para garantir esse futuro bom para o oceano e para todos!

 

Monique Rached
Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo

 

Fotos Wikipédia/Unsplash/Agência Brasil

Matéria publicada em 20.01.2021

COMENTÁRIOS

  • Garrett e Trevan

    20 de Janeiro de 2021

    Oi CHC, somos Garrett e Trevan. Nós temos 10 anos e moramos nos Estados Unidos. Nós estudamos português na escola e amamos a edição 295. Não sabíamos que tinham diferentes especiarias para fazer cor nos doces. Vocês podem escrever um artigo sobre esportes?
    Um abraço,
    Garrett e Trevan

    Publicado em 26 de janeiro de 2021 Responder

  • Kawê

    Amei descobrir mais sobre o ambiente

    Publicado em 2 de fevereiro de 2021 Responder

  • RICARDO JUCA CHAGAS

    Ótima matéria Monique Rached. Vou conversar com meu filho de 7 anos sobre o assunto! Com certeza vamos por “a mão nas águas”!

    Publicado em 2 de fevereiro de 2021 Responder

  • Simone Raquel

    Adorei o texto falando sério com a criançada! Incentivando a ciência e convocando todos pra responsabilidade de um futuro melhor feito por elas ! ??? mãos nas águas !

    Publicado em 3 de fevereiro de 2021 Responder

  • Isabelly victoria alves simõs

    Que legal sabe disso ne
    Sempre cuide do mar
    O Oceano nunca fez nada pra gente
    Então sempre cuide dele
    Como vc cuida de vc
    Como eu cuido vc cuida e todos cuida

    Publicado em 8 de fevereiro de 2021 Responder

  • nicolly maria fernandes de oliveira

    conversei com a minha filha sobre proteger o oceano vamos fazer o melhor para proteger

    Publicado em 8 de fevereiro de 2021 Responder

  • Marcelo

    Boa tarde sou o Marcelo pai do Ramom acho muito legal essa abordagem com as crianças que vcs estão colocando pra elas aprenderem q que devemos manter os oceanos limpos que é muito importante para o mundo inteiro

    Publicado em 9 de fevereiro de 2021 Responder

  • Ramom Dos SANTOS VIANNA

    ISO É MUITOBOM PARA A UMANIDADE VAI SER UMA JORNADA MAIS ISO VALE APENA SIM SIM SIM

    Publicado em 9 de fevereiro de 2021 Responder

  • Maria Gabriela

    A matéria é muito importante e interessante para que nos cuidamos melhor do meio ambiente e que nos abrirmos o olho para que não jogamos lixo na rua e nos rios …. adorei a matéria

    Publicado em 15 de fevereiro de 2021 Responder

  • Pietra Cardoso de Morais Lima

    Tudo isso é verdade , precisa que todos nós sejamos conscientes .
    Participação de todos .

    Publicado em 16 de fevereiro de 2021 Responder

  • Isabelly victoria alves simõs

    Ja fiz tosos os deve que tinha que vaze
    E ja mandei la prof pode ver

    Publicado em 18 de fevereiro de 2021 Responder

  • sofia pinon

    adorei?acho muito importante para as pessoas

    Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

    • Maria Eduarda Loboda Soares

      Porque o camaleão muda de cor?

      Publicado em 3 de março de 2021 Responder

  • Clara Duarte

    AMO ESSE SITE DE PESQUSAS

    Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

    • CLARA V

      OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

      Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

      • Cleitinho

        Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

        Publicado em 11 de fevereiro de 2022

  • CLARA V

    OI CLA D

    Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

    • Clara Duarte

      OIIIIIIII

      Publicado em 5 de março de 2021 Responder

  • CLARA

    OI CLA D

    Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

  • Naruto Uzumaki

    Nossa nunca parei para pensar como nós seres humanos fazíamos tanta poluição ????

    Publicado em 20 de fevereiro de 2021 Responder

  • Wycttor

    Eu achei muito bacana e tem que cuidar da natureza do ar e da água .

    Publicado em 22 de fevereiro de 2021 Responder

  • sasuske uchiha

    adorei essa ideia

    Publicado em 23 de fevereiro de 2021 Responder

    • Hentai nani

      Verdade
      Adorei as ideias para as pessoas que poluem o Planeta Terra aprender mais sobre o planeta e sobre essa pessoa aprenda a amar no planeta ??

      Publicado em 22 de março de 2022 Responder

  • sakura haruno

    ideia otíma

    Publicado em 23 de fevereiro de 2021 Responder

  • Maria Eduarda da silva

    podemos fazer uma campanha para cuidar do oceano

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

    • alvaro

      boa ideia

      Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • alvaro

    pesquisem sobre porque os lagartos cinzas balanção a cabeça

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • alvaro

    meu nome é Alvaro tenho 8 anos mandei a mensagen anterior pesquisem sobre como são feitas as apostilas

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • alvaro

    oi me chamo Alvaro eu mandei a mensagem anterior pesquisem sobre como as apostilas são feitas

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • alvaro

    errei deu bug e mandei 2 vezes kkkkkk

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • isabella

    Podemos parar de jogar lixos na ruas pois acontecem muitas coisas ruim e precisamos cuidar do ambiente e o oceano

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

  • Amanda Ribeiro

    Boa tarde CHC, achei essa matéria super interessante!!! Parabéns!!!!

    Publicado em 1 de março de 2021 Responder

  • Ana Beatryz

    Jundiaí,1 de Março de 2021
    Olá
    Chc vou fazer cartazes para minha família para eles também contribuirem com os oceanos gostei muito dessa matéria.
    Tchau,
    Ana Beatryz

    Publicado em 1 de março de 2021 Responder

  • Nicolly Cristina Mapelli Machado

    Oi CHC eu amei a sua matéria, parabéns. Devemos cuidar do oceano, primeiramente não jogando lixo nas ruas, que poderão ir para os rios e depois cair no oceano.

    Publicado em 1 de março de 2021 Responder

  • Hallana molina

    Eu achei muito interessante esse saites falando realidades que poucos percebem oque fazemos no nosso planeta como poluição e a poluição acaba deixando lugares tão magníficos sujo e imundos se cada um fazer a sua parte acredito que podemos conseguir um futuro melhor para o nosso planeta.

    Publicado em 3 de março de 2021 Responder

  • Gabriel Goularte da Silva

    MT bom esse site aprendi que não devemos fazer mal ao mundo tchau

    Publicado em 4 de março de 2021 Responder

  • Gabriel Goularte da Silva

    MT bom esse site aprendi que não devemos fazer mal ao mundo obg chc tchau?

    Publicado em 4 de março de 2021 Responder

  • Léo

    Meu Deus

    Publicado em 8 de março de 2021 Responder

  • Lucas

    Gostei muito disso vou presevar o oceano

    Publicado em 10 de março de 2021 Responder

  • Lucas

    Adorei ja cuidava muito do oceano vou cuidar mais agora

    Publicado em 10 de março de 2021 Responder

  • manuelabuffolo

    OIIIIIIIIIII EU FIZ UM TRABALHO EM GRUPO QAQUI É OTIMO PARAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Carolina

    Nunca parei pra pensar que nos umanos poluimos tanto

    Publicado em 12 de março de 2021 Responder

  • Lumy Maria Alves da Cruz

    Eu vou querer participar desse desafio vai ser muito legal e também vou aprender muito mas todos também vão dar um pouco de si . Década do oceano, cada um faz sua parte vai dar consciência.

    Publicado em 14 de março de 2021 Responder

  • Erick

    O desafio é um pouco difícil mas vou participar, alias quem não gosta do mar?

    Publicado em 23 de março de 2021 Responder

  • Matheus

    Olá cvc, em quais áreas vão observar o oceano?

    Publicado em 9 de abril de 2021 Responder

  • Miguel e Emanuel

    Emanuel: Achei muito interessante porque desvendei varias coisas que queria saber.
    Miguel: Eu gostei porque eu achei interessante, legal, e importante para cuidar o oceano.

    Publicado em 27 de abril de 2021 Responder

  • Naruto Uzucraque

    Daora d+ esse site

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

  • Naruto Uzucraque

    Daora d+ esse site de pesquisa

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

  • Naruto Uzucraque

    Gostei muito desse site

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

  • Naruto Uzucraque

    Oceano eu já sabia muito agora sei quase tudo

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

  • Téo

    gostei muito sobre saber como deixar o mar mais limpo e sem lixo e temos mesmo que fazer isso

    Publicado em 25 de maio de 2021 Responder

  • Alunos 3º ano

    Olá, CHC. Somos alunos do 3º ano de uma escola em Fortaleza, Ce.
    Queremos dizer que gostamos muito da matéria sobre os oceanos, realmente não devemos jogar lixo no mar. Lugar de lixo é no lixo, Amos saber de assuntos das profundezas do mar e vamos todos se juntar para limpar o ambiente. É bom saber que podemos ajudar, achamos a matéria interessante, pode ser que assim as pessoas aprendam.
    Então, mãos na água.

    Publicado em 31 de maio de 2021 Responder

  • Alunos 3º ano

    *Amamos

    Publicado em 31 de maio de 2021 Responder

  • Cadu

    Olá, CHC. Gostei dá sua revista, é bem interessante as suas informações são bem detalhadas.
    Mas acho que pescar não é errado, porque eles nascem de geração em geração.
    Minha opinião é claro, mas revista bem legal.

    Publicado em 18 de junho de 2021 Responder

  • Cadu

    Olá, CHC. Gostei dá sua revista, é bem interessante as suas informações são bem detalhadas.
    Mas acho que pescar não é errado, porque eles nascem de geração em geração.
    Minha opinião é claro, mas revista bem legal.

    Publicado em 18 de junho de 2021 Responder

  • Isabella Cabral

    eu n gosto de poluir esses humanos eles nem liga que estar poluindo

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

  • Isabella Cabral

    eu naum gosto de poluir a natureza

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

    • ana julia carvalho

      também não isa

      Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

  • ana julia carvalho

    ola pessoal da chc ,gostei muito do artigo por que acho muito interessante o estudo, do mar e se fizermos os desafios vai ajudar os seres humanos e o animais marinhos.
    me deixou curiosa para pesquisar mais sobre este assunto,e com isso poder contribuir para a preservação dos oceanos , e preservar também os peixes que sofrem com a pesca exagerada.
    gostaria de saber se vocês tem artigos sobre paleontologia e botânica
    sou aluna do terceiro ano alfa do over kids de lago nova.

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

  • Isabella Cabral

    olá, acho muito errado poluir os mares e oceanos. seria bom que todas as pessoas se conscientizasse e não fizesse isso, pois precisamos cuidar bem dos animais marinhos e assim preservar a natureza.

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

  • geovana ferrari coelho

    oi
    não achei muito legal, pois não chamou minha atenção

    Publicado em 16 de agosto de 2021 Responder

  • Samuel da silva Peixoto soares

    olá revista chc obrigado pelas dicas gostei muito de saber o oceano.
    tchau

    Publicado em 16 de agosto de 2021 Responder

  • Alice

    Olá! Meu nome é Alice, eu tenho 10 anos e adorei a matéria! Ela nos faz refletir sobre o quão importante é preservar a vida de nosso planeta, principalmente dos oceanos. Amei, acho que vocês deveriam publicar mais coisas desse tipo!

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • malu linda ❤???????

    e isso ai 🙂

    Publicado em 28 de outubro de 2021 Responder

  • Gustavo Maia

    olá chc gostei da matéria queria que vocês publicasse mais desse tipo, sou do colégio Nova Meta, do terceiro ano B

    Publicado em 29 de março de 2022 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Baiacu, o peixe-balão

Ele consegue se inflar, tem veneno e dentes potentes. Vem conferir!

Arqueologia, o Brasil também tem!

Será que o nosso país conserva monumentos e objetos milenares pra gente apreciar?