O mercúrio é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos. É um metal com propriedades bastante curiosas. Ele brilha como outros metais, mas não é sólido, é líquido! E pode passar facilmente para o estado de vapor!
O nome do metal homenageia o deus Mercúrio, da mitologia romana, associado à comunicação e ao movimento – por isso foi representado com asas nos pés. Há registros históricos, datados de mais de 4 mil anos, de que um mineral chamado cinábrio, contendo mercúrio em sua composição, era usado para preservar restos mortais de humanos em tumbas. E tem mais…
Diversas civilizações antigas usavam o mercúrio em seus rituais de fé, por acreditarem que esse metal tinha poderes místicos. Na China antiga, por exemplo, acreditava-se que ele podia prolongar a vida e manter a boa saúde. Não se sabia ainda que o mercúrio e seus compostos eram extremamente tóxicos. Seu uso, muito provavelmente, foi responsável pela morte do imperador chinês aos 49 anos de idade.
Nas ruínas da antiga cidade de Teotihuacán, localizada no México, grandes quantidades de mercúrio foram encontradas na Pirâmide da Serpente Emplumada. Os arqueólogos envolvidos na descoberta acreditam que o metal era usado pelo povo asteca em rituais religiosos.
O mercúrio tem também grande importância na história da química, desde o período medieval. Os alquimistas acreditavam que ele era a origem de todos os metais e o usavam na tentativa de transformar outros metais em ouro.
As propriedades do mercúrio seguiram atraindo a criatividade em tempos mais modernos e resultaram em usos interessantes desse metal. Um deles é a sua aplicação em termômetros, porque o mercúrio, além de absorver e conservar o calor como outros metais, é líquido – portanto, pode se mover pela escala do instrumento, indicando a temperatura.
Seu uso em lâmpadas fluorescentes é também curioso. A razão para essa aplicação é que seu vapor emite luz após contato com a eletricidade. Outra propriedade interessante do mercúrio, já observada na Antiguidade e com grande uso atualmente, é a sua capacidade de dissolver outros metais, formando ligas conhecidas como amálgamas.
Sabia que até pouco tempo atrás, as amálgamas resultantes de ligas de mercúrio com cobre, prata ou zinco eram usadas para restaurar dentes? Pergunte só aos seus parentes mais velhos se eles não têm alguma obturação de amálgama!
Marcos Aurélio da Silva Francisco
Programa de Pós-Graduação em Química
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria publicada em 31.01.2025
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Heitor
Legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal
Pedra Marta Gomes Silva
Eu não sabia que mercúrio tinha todos esse poder, e que ele era usado como rituais.
Maria
Eu gostei muito
gohanlegal
Muito bom
Martinho Maximo Scardua Neto
eu gostei muito vocêis saõ dimais!
MARIA ALICE ARAÚJO CAVALCANTE
Juazeiro do Norte -CE 06 DE MARÇO DE 2025
OLÁ, CHC
Essa pesquisa é muito interesante você é muito criativo .
Adorei a pesquisa sobre o metal perigoso.
MARIA ALICE ARAÚJO CAVALCANTE, 8anos, colégio OBJETIVO
MARIA ALICE ARAÚJO CAVALCANTE
Juazeiro do Norte -CE 06 DE MARÇO DE 2025
OLÁ, CHC
Essa pesquisa é muito interessante vocês são muito criativos.
Adorei a pesquisa sobre o metal perigoso.
MARIA ALICE ARAÚJO CAVALCANTE, 8 anos, Colégio Objetivo.
Enzozinho kawaii 123
Eu achei muito irado e bacana