Poseidon, o guardião dos mares

Mitologia grega

Ilustração Evandro Marenda

Poseidon é o deus dos oceanos, na mitologia grega. Conquistou essa posição depois de derrotar seu pai Cronos, o deus do tempo, numa batalha ao lado de seus  irmãos Zeus e Hades. Para Zeus coube o domínio de toda a Terra. Para Hades, o domínio do mundo subterrâneo. Poseidon passou a dominar os oceanos.

Poseidon é considerado e admirado por marinheiros, pescadores e por todos aqueles que vivem do mar. Nem pense em desafiá-lo! Quando furioso, torna o mar revolto, provocando grandes ondas que invadem e destroem o que veem pela frente.

Na mão, Poseidon traz um tridente, objeto similar a um garfo em tamanho gigante. O tridente é a sua ferramenta fantástica, com poderes mágicos, que protege os oceanos de todos os males.

Poseidon casou-se com a filha de uma ninfa e desse casamento nasceu Tritão, rei dos abismos oceânicos e regiões abissais, onde vivem seres misteriosos.

Dizem que quando Poseidon aparece, uma grande nuvem feita de espuma marinha esconde seus pés, enquanto ele flutua sobre as ondas do mar.

 

Poseidon, o rei dos oceanos na  mitologia grega, é conhecido como Netuno na mitologia romana. Há milhares de anos, as histórias deste e de outros seres fantásticos povoam o imaginário de pessoas pelo mundo todo. Essa breve biografia de Poseidon foi livremente adaptada pela CHC.

Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/10163-poseidon

Matéria publicada em 20.01.2021

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.