Os vilões do oceano

Sol, areia, diversão! Olhando para a água tudo parece perfeito, mas lá no fundo (ou também no raso!) há algo que você precisa saber: alguns vilões estão ameaçando o oceano! Não, o tubarão não é vilão coisa alguma e não está na lista! Na verdade, ele ocupa no oceano o mesmo papel que os leões na selva: são reis que permitem a manutenção de um ecossistema equilibrado! Os vilões de verdade você vai conhecer agora!

Ilustração Walter Vasconcelos

A poluição do oceano é um problema, por vezes, invisível. Tem gente que nem acredita que seja tão grave porque se pergunta: se o oceano está tão poluído, como existem tantas praias paradisíacas, sem qualquer sombra de lixo?

Bem, você já foi à praia? Já percebeu que a água está sempre em movimento? Pois é, o ambiente marinho é único e dinâmico. O que isso significa? Que ele é um grande espaço todo conectado por meio das correntes oceânicas. Com a água se movimentando o tempo todo, o que ocorre em uma região muito provavelmente se espalhará para outras, porque as correntes podem levar para grandes distâncias tanto animais marinhos quanto lixo humano. Há toneladas e toneladas de lixo flutuando e afundando no oceano, bem distantes da visão de qualquer ser humano.

 

Tássia Biazon
Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!