A matemática das palavras

Números e letras podem render uma divertida mistura

Ilustração Walter Vasconcelos

Outro dia um amigo inglês me mostrou uma brincadeira na língua dele em que se misturam números e letras. É assim: primeiro você escolhe uma palavra qualquer, por exemplo, orange (que é laranja, em inglês), e conta o número de letras dessa palavra, que é 6; depois você escreve esse número: six (seis, em inglês) e conta o número de letras, que é 3. Aí você escreve esse número: three (três, em inglês). Depois, conta o número de letras, que dá 5, escreve o número, five (cinco, em inglês) e novamente conta o número de letras, que dá 4. 

Finalmente, escrevendo o número 4 em inglês, temos four, que tem exatamente 4 letras. E aí, se quisermos repetir mais uma vez esse processo vamos ficar para sempre no four e 4, já que a palavra ‘four’ tem 4 letras.

Ele me disse que você pode começar com qualquer palavra que sempre vai acabar nessa sequência de 4 e four. Você quer tentar para ver se funciona? Não tem problema se você não souber inglês, é só pegar um dicionário que fica fácil.


pedro_roitman
Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília
Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.