Em um museu de dinossauros brasileiros

Peirópolis, em Minas Gerais, tem uma coleção de fósseis esperando pela sua visita!

Complexo em Peirópolis exibe coleção de fósseis descobertos na região, como titanossauros, restos de crocodilomorfos, rãs, tartarugas, ovos fósseis e troncos petrificados de coníferas.
Fotos Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/Divulgação

Nos anos 1940, perto da região de Peirópolis, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, começaram a ser encontrados fósseis de diferentes animais. Entre os achados, estavam ossos de dinossauros e até um ovo!

As descobertas chamaram a atenção de um dos primeiros cientistas brasileiros que estudou esses materiais, o paleontólogo Llewellyn Ivor Price. Ele trabalhava na Divisão de Geologia e Mineração e enviava os fósseis de Minas Gerais para serem estudados no Rio de Janeiro. Os moradores de Peirópolis nem imaginavam o que estava por vir…

A estação que virou museu

Naquela época, boa parte dos habitantes de Peirópolis trabalhava nas áreas de mineração e agropecuária. Mas, por volta dos anos 1960, essas atividades começaram a diminuir. A Estação de Trem de Peirópolis foi fechada em 1980, e muita gente foi procurar emprego em outros lugares.

Outras pessoas, porém, se lembraram dos fósseis descobertos em Peirópolis e pensaram em criar um museu, para que os achados ficassem lá e não precisassem ser enviados a outras cidades para serem estudados. Além de preservar as descobertas locais, esta seria uma chance de trazer as pessoas de volta!

Assim foi criada a Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis (AASPP). E, depois de muitas conversas e negociações, finalmente foram abertos o Museu dos Dinossauros e o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, bem ali na antiga estação de trem, em 17 de julho de 1992.

Diogo Nobre