Pares e ímpares nas festas do interior

Que tal aprender a dançar com os números?

 Ilustração Jaca

As festas juninas são uma atração cultural do nosso país.  Um ponto alto delas são as quadrilhas, em que o costume é organizar os participantes em duplas. Mas você sabia que os números também curtem essa dança? Antes de explicar isso, preciso contar uma história…

Em alguma cidade do interior, há dois bairros rivais onde os números vivem: o bairro azul, onde os números são azuis, e o bairro vermelho, onde os números são vermelhos. Inspirados pelos humanos, os números desses dois bairros decidiram organizar uma quadrilha, e logo surgiu a discussão sobre como iriam organizar as duplas. Alguém do bairro azul disse:

– Que tal se os números pares formassem duplas com os números ímpares? Tipo assim: o 1 dança com o 2; o 3 com o 4, o 5 com o 6, e assim por diante.

A ideia parecia boa, e os números já estavam se organizando em filas com pares de um lado e ímpares do outro, quando chegou um novo grupo de números vindo do bairro vermelho. Eles formavam o conjunto de números pares positivos: 2, 4, 6, 8

O número 1 azul, sempre querendo ser o primeiro, falou:

– Peraí! Nossa quadrilha já definiu as duplas, e não tem mais vaga aqui para vocês!

Então, o número azul mais sábio, o 360, que entende a importância da diversidade e da pluralidade, e que está acostumado a olhar em volta e observar vários pontos de vista, entrou na conversa:

– Calma lá, 1! Acho que podemos sim formar duplas incluindo os números vermelhos pares. Digo mais: podemos fazer isso de tal forma que, em cada dupla formada, um dos participantes seja azul e o outro vermelho. Essa dança colorida vai ser muito boa para integrarmos nossos bairros! Quem sabe dançando a gente se entender melhor?

O 1 retrucou:

– Nossa, 360! Será que você não consegue ver que só vieram os números pares vermelhos e aqui estamos todos os azuis? Para fazer o que você está querendo, o número de azuis e de vermelhos deve ser igual, e há muito mais azuis do que vermelhos! Por exemplo: se as duplas forem 2 e 2, 4 e 4, 6 e 6 etc., eu, o 1, e todos os outros números ímpares azuis, o 3, 5, 7… ficaríamos sem par.

O 360 ficou intrigado com o argumento do 1, e seus três dígitos cochicharam entre si, até que ele finalmente disse:

– Meu caro 1, entendo sua maneira ímpar de ver as coisas. Mas, nós, números, não somos como pessoas. Nós lidamos muito bem com o infinito! Vou te dar uma solução para definirmos as duplas para a quadrilha.

Será que você consegue imaginar qual é a ideia do 360 para formar a quadrilha? Ele pensou algo mais ou menos assim:

O 1 vai dançar com o 2, o 2 vai dançar com 4, o 3 vai dançar com 6, o 4 vai dançar com o 8, o 5 vai dançar com o 10, e, de forma geral, cada número azul vai dançar com o número vermelho que representa o seu dobro.

Essa ideia do 360 pode até parecer esquisita, mas, na verdade, é só uma questão de costume, como quando a gente aprende a dançar quadrilha pela primeira vez. Garanto que aprender a bailar com o infinito dos números pode ser uma das danças mais divertidas!


pedro_roitman
Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília
Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Matéria publicada em 30.09.2025

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-48429
700_280 att-48451
700_280 att-48909
700_280 att-48403
700_280 att-48383
700_280 att-48391
700_280 att-48915
700_280 att-48395
700_280 att-48467
700_280 att-48410
700_280 att-48421
700_280 att-48425
700_280 att-48432
700_280 att-48913
700_280 att-48441

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-46772
700_280 att-48689
700_280 att-48495
700_280 att-48340
700_280 att-48171
700_280 att-47783
700_280 att-47690
700_280 att-47537
700_280 att-47327
700_280 att-47169
700_280 att-46972
700_280 att-46761
700_280 att-45410
700_280 att-45135
700_280 att-44770