O sumiço dos animais causaria muito mais problemas para a floresta do que você pode imaginar. Seria uma questão de tempo para uma transformação na paisagem. Para se ter uma ideia, muitas das árvores grandiosas da floresta deixariam de existir. Duvida que o sumiço dos animais tenha algo a ver com existência das grandes árvores? Pois tem tudo a ver!
Todos os animais desempenham algum papel para que a floresta permaneça saudável e continue mantendo a sua biodiversidade. Vamos entender isso melhor…
Alguns animais como os grandes macacos, as antas e os tucanos poderiam ser considerados “jardineiros” da floresta. Afinal, eles comem diferentes frutos, se movimentam por longas distâncias e fazem cocô nos mais diferentes lugares, deixando as sementes dos frutos que comeram de presente para o solo. Por que dizemos presente? Porque o espalhamento dessas sementes pelos animais aumenta as chances de germinarem e crescerem como novas árvores, o que renova a floresta.
Andressa Bárbara Scabin
Instituto Juruá
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças
Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.
Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.