Você provavelmente já ouviu falar nos morcegos-vampiros, que se alimentam do sangue de outros animais. E se eu te disser que existe um pássaro vampiro? Existe mesmo e mora a oeste da América do Sul, nas Ilhas Galápagos. Essa região é famosa por ser o lar de espécies de plantas e animais que só existem lá e por ter sido visitada, em 1835, pelo cientista Charles Darwin, considerado um dos “pais” da Teoria da Evolução das espécies.
Entre os animais endêmicos de Galápagos estão algumas espécies de aves chamadas tentilhões. Cada espécie de tentilhão habita uma ou algumas ilhas do arquipélago e possui um bico com tamanho e formato adaptado a determinado tipo de alimento, como frutos, sementes ou insetos.
Em 1899, pesquisadores descreveram um tipo de tentilhão com nome científico Geospiza septentrionalis. Com tamanho aproximado de um pardal, esta espécie vive nas duas pequenas ilhas mais ao norte de Galápagos.
Em janeiro de 1964, outros cientistas visitaram essas ilhas e ficaram surpresos ao observarem tentilhões bicando o corpo de aves maiores, chamadas atobás. As bicadas feriam os atobás, e os tentilhões bebiam o sangue deles!
Graças a bactérias especiais que vivem em seu intestino, os tentilhões conseguem fazer a digestão do sangue. Mas o comportamento vampiresco não acontece sempre. Na maior parte do ano, os tentilhões comem principalmente pequenas sementes. Durante os meses de seca, quando esses alimentos se tornam raros, eles complementam a dieta com ovos e sangue dos atobás.
A história dos tentilhões-vampiros pode até parecer coisa de filme de terror, mas é uma verdadeira maravilha da diversidade do mundo animal!
Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Matéria publicada em 31.01.2024
josias
muito interessante nunca tinha imaginado isso
Ana Cecília do 5- ano
Olá meu nome é Cecília é tenho 10 anos e amo muito os animais e queria um assunto que falasse sobre esses animais e eu lendo isso eu achei muito interessante e muito legal por que gosto muito desse assunto é recomendo as pessoas lerem esse assunto por que você realmente aprede é sabe .
Carol
Que legal
Renata Resende de sousa
Interessante!