Sinais eletrizantes

Alguns animais têm a curiosa habilidade de perceber campos elétricos, e nem precisam levar um choque para isso!

Os animais contam com diferentes sentidos para perceberem o ambiente ao seu redor. Alguns são ótimos farejadores, outros têm uma visão super aguçada, há ainda os que podem ser muito sensíveis a sons e vibrações… Mas existem bichos que utilizam um sentido que vai além daqueles que estamos acostumados: a eletrorrecepção, que é a capacidade de sentir sinais elétricos presentes no meio.

Essa curiosa habilidade parece ter surgido várias vezes ao longo da evolução dos animais e está presente hoje em abelhas, tubarões, salamandras e ornitorrincos, entre outros. Apesar de tão diferentes, a grande maioria das centenas de espécies conhecidas capazes de perceber sinais elétricos compartilha algo em comum: são aquáticas.

Tubarões são os animais mais sensíveis a sinais elétricos que conhecemos.
Foto Tony Hisgett/Flickr

Sabemos que a eletricidade se propaga de modo mais eficiente na água, o que parece ser uma boa explicação para a grande ocorrência da eletrorrecepção em animais aquáticos. Por outro lado, é preciso considerar que a percepção dos sinais elétricos pode ocorrer em um número muito maior de animais, incluindo espécies terrestres, que apenas não foram devidamente investigados para esta habilidade.

Mas qual é a utilidade de um sentido como esse, se na natureza não há rede elétrica? Bem, na verdade, a eletricidade está em toda parte na natureza, só que de formas diferentes e, às vezes, mais sutis do que a que chega em nossas casas pela tomada. Todo ser vivo, por menor que seja, emite pequenos sinais elétricos como consequência do funcionamento de suas células e tecidos. Golfinhos e tubarões, por exemplo, podem usar essas pistas elétricas para encontrar pequenos peixes escondidos na lama ou em águas muito turvas.

Alguns golfinhos, como o boto-cinza (Sotalia guianensis), também são capazes de captar sinais elétricos emitidos por
pequenos peixes, o que é essencial para capturá-los em rios de águas turvas da Amazônia.

Foto Amandine Bordin/Wikimedia Commons

Os animais podem ainda usar os sinais elétricos para se comunicarem com indivíduos da mesma espécie ou mesmo para se orientarem a partir do campo eletromagnético da Terra. Mais uma novidade eletrizante para você!


vinicius_novo

Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

Matéria publicada em 31.01.2024

COMENTÁRIOS

  • ALINE KELLY LEITE MOURA MENDES

    gostei muito de saber sobre isso! Estou louca pra contar pra contar pros meus colegas

    Publicado em 11 de fevereiro de 2024 Responder

  • Dudu

    Nossa que massa eu nâo sabia

    Publicado em 29 de fevereiro de 2024 Responder

  • Miguel, Davi Gabriel, Laila

    Olá CHC,

    Nós gostamos muito do texto, porque ele fala sobre a natureza e sobre as bactérias e criaturas que os humanos não são acostumados a ver.

    Muito obrigado

    Publicado em 24 de maio de 2024 Responder

  • ana liva

    amei a novidade

    Publicado em 28 de maio de 2024 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Que comecem os Jogos! E o respeito à natureza

Qual a mensagem que os Jogos Olímpicos de 2024 querem passar ao mundo?

O segredo dos urubus

Como essas aves conseguem se alimentar de carniça sem passar mal?