Turista indesejado nos recifes brasileiros

Viagem ao litoral nordestino tem um programa certo: mergulhar para conhecer recifes de coral! Cá entre nós, é uma delícia mesmo! Você mergulha naquela água cristalina, quentinha e começa a admirar os peixinhos coloridos quando, de repente, um lhe chama a atenção. Ele é bem bonito, tem tamanho aproximado ao da palma da mão de um adulto, listras brancas e vermelhas, além de longas nadadeiras, que mais parecem uma coroa de espinhos. O bicho nada com elegância, cercando os peixinhos do recife e, num piscar de olhos, com um bote veloz, ele come um deles: nhac! E come outro: nhac, nhac! E mais outro! O predador desta cena é o peixe-leão. Mas que peixe é esse, minha gente?

Foto Freepik

Peixe-leão é o nome popular usado para 12 espécies chamadas Pterois, todas bem bonitas e encontradas nos recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico, mas que andam “turistando” no oceano Atlântico. Como são territorialistas, ou seja, tomam posse do território que ocupam, mesmo que esse local esteja longe do seu habitat natural, eles estão se espalhando pelos mares do Nordeste brasileiro.

Esses peixes são mais ativos de manhã e no fim do dia, sendo um eficiente predador de peixes e crustáceos. Assim, pode frequentar o mesmo recife por muito tempo. Seu nome popular deve ser pela semelhança das suas longas nadadeiras peitorais e dorsal com a juba de um leão, além, claro, do seu apetite voraz!


Jean Carlos Miranda
Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra
Universidade Federal Fluminense

Cláudio Luís Santos Sampaio
Unidade Educacional de Penedo
Universidade Federal de Alagoas

Marcelo Fulgêncio Guedes Brito
Departamento de Biologia
Universidade Federal de Sergipe

Maína Bertagna
Departamento de Educação
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!