Cultura africana, você tem direito!

Você já ouviu falar do reino do Mali? O grande Mansa Mussa você conhece? E a rainha Agontimé? Falar dos povos africanos e afro-brasileiros e dos fatos relacionados a eles significa visitar as nossas origens e conhecer outros lados da História para evitarmos cometer erros e preconceitos. Quer conversar mais sobre isso? Então vem!

 

Ilustração Bruna Martins

Quando falamos em fatos históricos relacionados à África, pensamos logo em escravização, no 13 de maio como data libertação dos escravizados ou no 20 de novembro como dia da consciência negra, não é verdade? Isso mostra que confundimos a história de todo um continente com datas e eventos ligados à história da população negra no Brasil. Mostra também que nem sempre somos apresentados à África como sendo um continente com grande produção de conhecimento e cheio de histórias.

Que tal você pegar um copo d’água para tomar as pílulas de curiosidades que vêm a seguir?

Reino do Mali   

O Reino do Mali, por concentrar muito ouro e sal, produtos valiosíssimos na Idade Média, foi considerado o mais rico do continente africano entre os séculos 13 e 15. Seu rei mais famoso, chamado Mansa Mussa, se converteu à religião islâmica, que tem os muçulmanos como seguidores. Essa atitude do soberano facilitou o comércio com diversos povos africanos pertencentes à religião islâmica, atraindo não só mercadores, mas também professores e profissionais de diferentes áreas para o seu reino, o que fez o reino ficar ainda mais importante.

Ingrid Janne Belfort Mendes
Antonio Evaldo Almeida Barros
Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global
Universidade Estadual do Maranhão
e Universidade Federal do Maranhão

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!