Quem não conhece a onça-pintada? Podendo medir quase dois metros de comprimento e pesar mais de 150 quilogramas, ela é o grande predador da natureza brasileira e um animal deslumbrante! Pode ser encontrada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. Mas, com a colonização europeia, a onça-pintada desapareceu de muitos locais e hoje está em perigo de extinção.
Sendo nativa de uma área tão grande, a onça ganhou muitos nomes de diferentes povos indígenas e dos europeus. Em 2017, o pesquisador Nelson Papavero, da Universidade de São Paulo, listou nada menos que 352 nomes dados a esta espécie, só no Brasil!
Entre esses muitos nomes temos acanguçu, que vem da língua indígena tupi e significa “cabeça grande”. Esta palavra deu origem a muitos outros nomes como cangaçu e canguçu. Mas um dos nomes mais famosos da onça-pintada é jaguar – vem do tupi yaguara, e, segundo alguns especialistas, quer dizer “fera que caça”. Com a chegada dos europeus à América do Sul, os indígenas passaram a chamar os cachorros dos invasores de jaguar e a onça-pintada ficou mais conhecida como jaguaretê ou yaguarete, “o jaguar verdadeiro” ou “a fera verdadeira”.
Mas, e o nome ‘onça’, como surgiu?
As línguas estão sempre assimilando palavras umas das outras e estão em mudança constante. Foi em uma situação dessas que lynx – nome em latim dos linces, um tipo de felino selvagem da Europa – virou lonza em italiano, depois lonce e l’once em francês, até se transformar em ‘onça’ em português!
Quer dizer que os portugueses confundiram a onça com um lince? Não! No século 16, veja só, os portugueses chamavam de ‘onça’ o leopardo, que é nativo da África e da Ásia, e parecido com a onça-pintada. Então, eles pensavam que a onça-pintada era um tipo de leopardo!
E você, conhece a onça-pintada por algum outro nome? E qual desses nomes é o seu preferido: acanguçu, jaguar, jaguaretê ou onça-pintada?
Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Matéria publicada em 05.08.2024