Você saberia responder o que são mananciais? São fontes de água que podem ser utilizadas para abastecimento público. Rios, lagos, represas e lençóis freáticos são exemplos de mananciais. Agora, sabia que, para ter sua função plena, um manancial necessita de cuidados especiais? Isso se justifica porque essa é a água que chega até a nossa casa! E quem é o/a profissional que entra em cena para cuidar disso? O/a hidrólogo/a!
A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas, à análise de seu ciclo, propriedades químicas e físicas, além de leis e fenômenos que acontecem entre ela e o meio ambiente. Professor de geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, André de Souza Avelar é especialista em hidrologia. Ele explica que o trabalho de um/a hidrólogo/a, apesar de não ser muito “famoso”, afeta diretamente a nossa vida.
“A hidrologia tem muitas contribuições que não são tão visíveis para as pessoas, como, por exemplo, a análise do regime de um rio que uma hora está muito seco e outra hora, inundado. Por vezes, a gente observa uma estiagem muito prolongada, de cinco, seis meses, a famosa seca. Depois, vêm as chuvas intensas, que provocam deslizamentos, inundações e transtornos para as cidades. Então, são vários aspectos da hidrologia que afetam o dia a dia das pessoas”, explica.
André acrescenta que a qualidade das águas também é muito importante. “Quando a gente tem um manancial para abastecimento público, é importante verificar a qualidade dessa água e o tratamento que ela precisa ter para depois ser distribuída para a população. Essas são algumas características do trabalho que são mais voltadas para o dia a dia da sociedade”.
E o que é necessário para ser craque em hidrologia? André diz que é preciso ter basicamente duas características: curiosidade e gostar muito de estar em contato direto com a natureza. “Não pode faltar curiosidade e vontade de aprender. Tem que gostar da natureza também. Gostar de ir à cachoeira, ir à mata, tomar chuva. A hidrologia está muito ligada a essas coisas. Eu sempre fui muito curioso para saber como a água surgia dentro de um poço. Como a água saía da terra e virava um rio. Então essa curiosidade foi muito importante para depois eu trabalhar nessa área”, analisa.
Nosso entrevistado dá ainda algumas pistas de como é o dia a dia da profissão e os caminhos para tornar-se um/a hidrólogo/a: “A atividade de um hidrólogo, ou alguém que se dedica à hidrologia, é muito vinculada às etapas do ciclo hidrológico: a chuva, o escoamento dos rios, a água subterrânea, a evaporação de lagos e do mar, e a dinâmica da atmosfera. É importante estudar, basicamente, geologia, geografia, meteorologia, engenharia hidrológica, de uma maneira integrada”.
Já pensou em ter uma profissão ligada à qualidade da água, esse elemento fundamental à vida? Pode ser incrível, hein?!
Guto Mariano
Jornalista
Especial para a CHC
Matéria publicada em 01.03.2023
João Guilherme Maximo de Lara
Olá, equipe,
Achei a matéria de vocês muito Interessante, que conta sobre hidrologia, sobre rios, lagos, e águas. Conta sobre como as chuvas vem, com deslizamentos, as chuvas vem quando esta seco.
Recomendaria para todos, parabéns pelo trabalho!
Sou aluno da EMEIF professora maria Amélia Ribas Campilongo. 5º ANO B.
Victor Mattos
Olá, amigos da CHC
Eu gostei da matéria sobre as profissão é muinto coisas sobre do texto.
Muito obrigado
leticia emanoela correa perera
Olá, equipe CHC
Eu sou aluna escola Professora E.M.E.I.F Maria Amélia Ribas Campilongo.5
gostaria de saber mais sobre seu trabalho do Hidrólogo é interessante a matéria
leticia emanoela correa perera 5º ano B
Nicolas Batista da Silva
Olá, CHC,
Achei muito legal que explicou sobre
hidrólogo e gostei de saber
sobre água, rio e sobre a natureza.
Parabéns pelo trabalho!
ISABELA E DAVI
MONTEIRO LOBATO ,17 DE MARÇO DE2023
OLA GUTO!
LEMOS SUA MATERIA, SOBRE HIDROLOGO.
GOSTAMOS MUITO DE SABER A PROFISSÃO DE HIDROLOGO EM NOSSA CIDADE JA TIVEMOS UMA INUDAÇÃO DO RIO LOCAL. .
UM GRANDE ABRAÇO .
ISABELA E DAVI LUKAS 5º B ;ESCOLA; ELIZABETE COELHO MICHELETTO.
Jasmine e Ariela
Monteiro Lobato , 17 de março de 2023
Oi Guto, tudo bem com você? Nós lemos sua matéria e gostamos muito, da profissão de hidrólogo. Nós também gostamos muito de estar em contato direito com a natureza e dos rios águas e dos mares.
um grande abraço
Ariela e Jasmine alunas do 5º ano B da EMEF Prof. Elizabeth Coelho Micheletto
Bento 10 anos e Luiz 10 anos
MONTEIRO LOBATO S.P 17 DE MARÇO DE 2023
OLÁ GUTO!
Lemos a sua matéria sobre a profissão de hidrólogo. gostamos muito do que um hidrólogo faz, Nós não sabemos se tem hidrólogo em Monteiro Lobato, mas temos a Sabesp, mas a prefeitura nem liga para os rios
de Monteiro Lobato.
A nossa cidade foi inundada mais de duas vezes.
Um grade abraço.
Ketlyn e Edina
Monteiro Lobato, 17 de março de 2023
Olá Guto, nós gostamos de saber sobre o hidrólogo a!
Em nossa cidade o rio está. poluído e tem deslizamentos, nós gostamos da sua matéria de hidrólogo.
Um grande abraço e beijos
Alunas 5º ano B
EMEF Prof Elizabeth Coelho Micheletto
Sara e Miguel
Monteiro Lobato, 17 de março de 2023
Olá Guto Mariano, boa tarde!
Adoramos a sua matéria sobre a profissão de hidrólogo.
Não sabemos se em nossa cidade existe algum hidrólogo, mas vamos pesquisar.
um grande abraço
Sara e Miguel alunos do 5º ano B
EMEF Prof. Elizabeth Coelho Michelleto
HAIARIM, KAUANY E RENAN
Monteiro lobato, 17 de março de 2023
Oi Guto, tudo bem?
Amamos a matéria, gostamos muito de saber sobre o hidrólogo.
Em nossa cidade Monteiro Lobato temos um manancial rico. Existem áreas poluídas e também áreas de risco.
Tchau Guto, abraço
5º ano B
EMEF Elizabeth Coelho Micheletto
Maria José
Belo Jardim, 23 de março de 2023
Olá, equipe do CHC.
Estamos muito alegres com o artigo sobre o hidrólogo e sobre o ciclo da água. Aprendemos que a água é muito importante, pois sem água não podemos viver. As informações foram ótimas, pois falam sobre a água. Nós aprendemos muito sobre o assunto. Agradecemos à equipe pelo artigo e à professora Maria José por ter nos ensinado. A nossa professora mais querida.
Alunos e alunas do 4° ano D da EM Dr. Sebastião Cabral.
Maria Eduarda Garcia
Adorei saber sobre os hidrológos e demais coisas da água, valeu tchau!
Francisco
Gostaria de perguntar se seria possível , baseado em estudos é claro, a construção de um novo canal de ligação da laguna dos Patos com o oceano para aumentar a vazão e consequente escoamento das águas do lago Guaíba num tempo bem menor. Sei que seria necessário muita grana, mas salvaria nosso estado das próximas catástrofes climáticas que provavelmente se repetirão com mais frequência.