Oceano ácido, alerta geral!

Já ouviu falar que o oceano está se tornando mais ácido? Sabe o que isso significa? Vamos pensar em algo ácido muito próximo da gente: o limão! Quem já experimentou o suco puro de limão sabe o quanto é azedo e ácido. Dá aquela sensação na boca que faz a gente estremecer. Às vezes, faz até doer o estômago… Agora, imagine derramar toneladas e mais toneladas de suco de limão no mar. Um fenômeno parecido já acontece, mas, em vez de suco de limão em excesso, o que está chegando ao oceano em quantidade muito além do normal é o gás carbônico, que, ao entrar em contato com a água, é transformado em ácido. Vamos mergulhar nesse assunto para entender melhor?

Ilustração Marco Carillo

O gás carbônico é um gás encontrado naturalmente no ar. Todos os seres vivos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, e isso não é um problema. Porém… diversas ações humanas – como o uso de combustíveis fósseis, as queimadas de florestas, a poluição das indústrias, entre outras – também produzem esse gás. É esse excesso de gás carbônico, que vai se acumulando cada vez mais na atmosfera da Terra, que causa problemas graves para o planeta, como o efeito estufa e a acidificação dos oceanos. Pois é, graças às ações humanas, o gás carbônico se tornou um grande vilão.

No caso dos oceanos, o que causa a acidificação não é o gás carbônico simplesmente, mas sua transformação quando entra em contato com a água. Esse encontro no ambiente marinho produz uma reação química que gera um ácido, o ácido carbônico. E é o ácido carbônico que torna o oceano mais ácido!

Mar ácido é sinal de perigo?   

Agora você deve estar se perguntando: por que um problema que acontece no oceano afeta a vida no planeta inteiro? Ótima questão! Para começar, a acidez dos oceanos ameaça diretamente a vida de diversos animais marinhos, como corais, ouriços do mar, caranguejos, caramujos, ostras e até seres microscópicos. Para piorar, a acidificação dificulta a reprodução de animais marinhos adultos, além de causar problemas para o desenvolvimento de larvas e filhotes. Ou seja: prejudica ainda mais o futuro das espécies, uma vez que menos filhotes conseguem sobreviver para chegar à vida adulta e cada vez menos os adultos conseguem reproduzir ou dar à luz a filhotes saudáveis.

E não pense você que os animais maiores, como os peixes e as baleias, não são afetados. Com gás carbônico em excesso na água, esses animais acabam contaminados, passando a ter problemas no metabolismo (reações que acontecem naturalmente dentro do nosso organismo) e até nas suas capacidades sensoriais (como de localização de predadores ou de deslocamento). Imagine quantos problemas de saúde podem surgir na população humana ao comermos peixes e outros derivados do mar! A diminuição da nossa imunidade, isto é, das defesas naturais do corpo, é um deles.

Um oceano mais ácido ameaça diretamente a vida dos corais e das demais espécies associadas a eles.
Foto Quinguyen/Unsplash
Com a acidez oceânica, cada vez menos filhotes atingem a idade adulta e cada vez menos animais marinhos adultos geram filhotes saudáveis.
Foto Hiroko Yoshii

Saúde da água, benefícios para todos  

Além de afetar a saúde humana, a acidificação oceânica atinge diretamente todos que têm o mar como sustento, seja com atividades de turismo ou pesca. Os povoados costeiros, as comunidades caiçaras e todos que precisam das riquezas do mar para sua sobrevivência acabam prejudicados.

Calculadora verde  

Algumas simples ações, como o uso de eletrodomésticos, também podem emitir gás carbônico em demasia. A boa notícia é que você pode calcular essas emissões e saber se está exagerando. Visite esta página!  

Mas agora é hora de dar boas notícias: a acidificação oceânica tem solução! Mas… é necessário que as emissões de gás carbônico sejam reduzidas e cada vez mais soluções baseadas na natureza sejam aplicadas no dia a dia da sociedade, resultando assim na melhoria de vida de todo o planeta.

Os governantes têm essa responsabilidade com o planeta, e nós temos responsabilidade em escolher os governantes que se preocupam com a natureza e com a vida de todas as espécies. Enquanto somos crianças, podemos ir nos informando da melhor forma para proteger a Terra, não é mesmo?

Por dentro do efeito estufa   

O que chamamos de efeito estufa é um fenômeno natural que cria condições para a existência de vida em nosso planeta. É mais ou menos assim: a luz do Sol atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra, mas o calor não consegue sair para o espaço porque os gases que envolvem o planeta não deixam – como numa estufa de plantas, em que a cobertura (de vidro ou plástico) mantém o calor preso ao ambiente.

Sem o efeito estufa, a Terra ficaria muito fria e não teria uma variedade de espécies tão grande. Então o efeito estufa é necessário? Sim, mas a poluição tem desregulado esse efeito. A queima de florestas e de combustível dos carros, assim como a poluição provocada pelas indústrias, tem aumentado a quantidade desses gases na atmosfera (especialmente o gás carbônico!), fazendo com que o planeta se aqueça mais do que deveria e os oceanos se tornem mais ácidos!

Cristielli Sorandra Rotta
Laboratório de Ictiologia e Ornamentais Marinhos,
Universidade Federal do Espírito Santo
Luiz Eduardo de Oliveira Gomes
Pesquisa Ecológica de Longa Duração Habitats Costeiros do Espírito Santo,
Universidade Federal do Espírito Santo
Ana Carolina de Lima Barizão
Departamento de Engenharia Ambiental,
Universidade Federal do Espírito Santo

Operação salvamento

Nesse mar de letras, salve oito seres vivos que podem ser impactados pela acidificação oceânica.

Matéria publicada em 01.03.2023

COMENTÁRIOS

  • Luciene

    Olá CHC,
    Somos os alunos do 3° ano do Colégio Objetivo de Jussara – Goiás.
    Gostaríamos de parabeniza-los pelo artigo, que trouxe muitos informações importantes sobre
    a poluição dos oceanos, que podem afetar os animais e os seres humanos também.
    Aguardamos ansiosas a resposta.

    Professoras Luciene e Aline e alunos do 3° ano.

    Publicado em 2 de março de 2023 Responder

  • Cristiane

    Que legal esse site amei!!

    Publicado em 3 de março de 2023 Responder

  • Maysa

    Que bom poder vir aqui e relembrar minha infância na biblioteca da escola…..muito obg a todos vcs da chc.

    Publicado em 3 de março de 2023 Responder

  • Isabell

    Oi pessoal da chc ,adorei saber sobre que o oceano ta ficando acido .

    Publicado em 18 de março de 2023 Responder

  • If

    Oi pessoal da chc ,adorei saber sobre que o oceano ta ficando acido .

    Publicado em 18 de março de 2023 Responder

  • Felipe

    Ola pessoal da chc , gostei muito do assunto muito legal !!!!!!

    Publicado em 18 de março de 2023 Responder

  • Felipe

    Ola pessoal da chc ,
    queria que voces falassem mais sobre o assunto . Eu gostei muito de saber sobre esse assunto .

    Publicado em 19 de março de 2023 Responder

  • Mirella

    Eu gostei muito eu achei muito interessante

    Publicado em 27 de março de 2023 Responder

  • Michelli Pulzatto Pedrosa

    BILAC, 31 DE MARÇO DE 2023.
    CARTA DO LEITOR
    OLÁ PESSOAL DA CHC!
    SOMOS ALUNOS DA E.M.E.F GENERAL LIMA FIGUEIREDO, DA CIDADE DE BILAC, E APRENDEMOS MUITO COM O ARTIGO: “OCEANO ÁCIDO, ALERTA GERAL!” EDIÇÃO DE MARÇO DE 2023.
    APRENDEMOS QUE OS OCEANOS ESTÃO FICANDO CADA DIA MAIS ÁCIDOS DEVIDO A HUMANIDADE ESTAR POLUINDO CADA VEZ MAIS O PLANETA E COM ISSO APRENDEMOS TAMBÉM SOBRE O EFEITO ESTUFA.
    SABER QUE O LIMÃO É ÁCIDO, FOI BEM LEGAL! MAS SABER QUE A ACIDEZ DO OCEANO PODE PREJUDICAR A VIDA DOS ANIMAIS MARINHOS E COM ISSO A NOSSA AO CONSUMI-LOS, NÃO FOI NADA LEGAL!
    AO SABERMOS QUE O USO DOS ELECTRODOMÉSTICOS EM EXCESSO PODE SER UM VILÃO FEZ COM QUE PENSÁSSEMOS EM AJUDAR A NATUREZA DIMINUINDO O SEU USO.
    PARABÉNS PELO ARTIGO! ADORAMOS A REVISTA.

    ALUNOS DO TERCEIRO ANO B E PROFESSORA MICHELLI

    Publicado em 31 de março de 2023 Responder

  • Ester Silva

    Olá
    Meu nome Ester Silva, estudo na Escola Estadual Parque Dos Sonhos 9a, minha professora Claudilene ela leu esse texto e achei muito interessante aprendi que : quando soltamos o ar ele vira gás assídou
    Tchau beijos até a próxima

    Publicado em 22 de maio de 2023 Responder

  • Rafael

    Muito boa matéria. Informativo, leitura fácil e instigante.

    Publicado em 28 de novembro de 2023 Responder

  • LUCCAO

    fala tropa nos temos que parar de poluir n só a agua mas também a superficie nao acaham quem descorda ou concorda me manda um beleza quem concorda quem não manda um desbeleza
    fecho
    ass LUCCA

    Publicado em 6 de março de 2024 Responder

  • manuela cruz

    eu achei interesanti o texto

    Publicado em 26 de março de 2024 Responder

  • admin

    oiiiiiii

    Publicado em 26 de março de 2024 Responder

  • manuela cruz

    eu achei o texto interessante e amei!!!!!!!!!!

    Publicado em 26 de março de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!