Terra plana. Que história é essa?

A Terra é redonda. É esférica, como uma bola. Não chega a ser uma bola perfeita, mas é quase. Agora, tem gente dizendo por aí que a Terra é plana – como se acreditava láááá no passado! Escuta, ou melhor, leia só!

Ilustração Mario Bag

 

Antes de começar essa conversa, não custa repetir: a Terra é redonda, tem o formato de uma bola.Se alguém perguntar, pode afirmar, sem qualquer dúvida. O fato de a Terra ser redonda é algo cientificamente comprovado por experimentos. Além disso, existem provas do formato esférico da Terra, como fotos, viagens espaciais e muitos mais.

Recentemente, em todo mundo (até no Brasil!),pessoas estão se reunindo para defender a que a Terra é plana, achatada como uma moeda.Esses defensores foram apelidados de ‘terraplanistas’.

 

Cientistas de um lado e terraplanistas de outro

Qualquer afirmação da ciência precisa ser testada muitas vezes, em situações diferentes, por pesquisadores diferentes e precisa também passar pela avaliação de muitos especialistas, até ser considerada uma verdade.

O formato da Terra, por exemplo, deixou muita gente em dúvida milhares de anos atrás. Afinal de contas, se a gente senta na areia da praia e olha para o horizonte, vê uma linha reta. A partir dessa observação somente, muita gente acreditou que a Terra fosse plana mesmo, que acabasse lá, na linha do horizonte.

Acontece que nem sempre a observação mais simples é a correta. Sentados na areia da mesma praia, podemos observar um navio indo em direção à linha do horizonte até ele desaparecer. Desaparecer? Como assim? Será que o navio caiu no abismo do fim do mundo?

Os cientistas têm certeza que não, mas os terraplanistas acham que sim.

 

De onde vem a certeza de que a Terra é redonda?

Hoje é muito fácil comprovar que a Terra é redonda. Afinal de contas, muitos astronautas já foram ao Espaço, deram a volta em nosso planeta e puderam afirmar que a terra tinha o formato esférico, como o de uma bola. Além da confirmação dos astronautas, temos também fotos, muitas fotos de satélites, que demonstram o formato que a Terra tem.

Há milhares de anos, porém, não havia toda essa tecnologia. Mas já havia o desejo de se descobrir o formato da Terra.

A atenção aos eclipses lunares ajudou bastante os pensadores antigos a chegarem a uma conclusão sobre o formato da Terra. Na Grécia, há cerca de 2.500 anos, já era aceito que a Lua reflete a luz do Sol, ou seja, que ela não tem luz própria.E foi observando que eclipses lunares apresentam sempre o formato de um arco circular causado pela sombra da Terra na Lua, que os gregos tiveram uma indicação muito forte de que a Terra é esférica.

Se é redonda mesmo, quanto mede a sua circunferência?

Pegue uma bola qualquer. Pode ser de futebol, de pingue-pongue… qualquer uma serve. Pegue também uma fita métrica. Se você der a volta com a fita métrica pelo meio exato da sua bola poderá calcular o tamanho da sua circunferência. Mole, não é? Mas como é que faz para calcular a circunferência da Terra? Vamos voltar à Grécia Antiga…

Embora os gregos já estivessem convencidos de que a Terra tinha o formato de uma bola, eles queriam saber a medida da sua circunferência. Mas como fazer isso?

Um pensador grego chamado Eratóstenes, há cerca de 2.300 anos fez um raciocínio geométrico muito esperto. Ele sabia que ao meio-dia, no verão, na cidade de Siena (onde hoje está a cidade de Assuão, no Egito), o Sol estava exatamente no meio do céu, o que chamamos de Sol a pino.

Nessa situação, uma pessoa em pé não projeta sombra. Já, na cidade de Alexandria, distante de Siena, nessa mesma data e horário, o Sol se encontra em outra posição, ou seja, uma estaca presa ao chão projetará uma sombra.

Para calcular a circunferência da Terra, então, Eratóstenes precisava conhecer a distância entre Siena e Alexandria, o que foi feito com a contratação de um itinerante, uma pessoa que media as distâncias por meio de passadas regulares. Eratóstenes sabia quanto maior o raio da Terra, menos curva ela vai ficando. Isso tem como consequência que o tamanho da sombra da estaca depende do raio da Terra. Usando essa relação, Eratóstenes calculou o raio da Terra, obtendo um valor para a circunferência da próximo ao que conhecemos atualmente, que é 40.008 quilômetros.

A origem da ideia de que a Terra é plana

Mesmo com as evidências mais antigas e mais atuais de que a Terra é redonda – esférica como uma bola –, algumas pessoas voltaram a sugerir que a Terra é… plana!

A ideia da Terra plana tem sua origem nos registros do escritor inglês Samuel Rowbotham, que viveu entre 1816 e 1884. Ela se baseia em um experimento conhecido como ‘o experimento do rio Bedford’. O rio Bedford é um canal artificial, longo, com quase 10 quilômetros de extensão.

Se a Terra é, de fato, redonda, raciocinou Rowbotham, então uma estaca distante nesse rio iria sumir, um efeito semelhante ao que acontece com o desaparecimento de um barco no horizonte. As observações de Rowbotham, porém, deram um resultado diferente: ainda era possível ver a estaca. Qual o problema, então?

O fato de a estaca não ter desaparecido pode ser explicado pela refração da luz próxima à superfície do rio. O nome parece complicado, mas é aquele efeito que você observa quando coloca um lápis em um copo com água: ele parece quebrado por que a luz não vem em linha reta, do lápis até o seu olho. Para o rio, o que acontece é que a luz vai acompanhando a Terra,o que cancelou o efeito esperado de desaparecimento do objeto, porque a estaca estava muito perto da superfície da água, e a umidade da água fez com que a luz se curvasse. Usando uma estaca mais comprida, esse efeito não acontece e a estaca some no horizonte.

Uma das maiores falhas que os proponentes de teorias de Terra plana têm é o abandono do método científico – que exige muitas provas – pela troca de um método particular de observação, sem as “provas” que fazem parte do método científico.

Portanto, se alguém afirmar que Terra é plana, saiba que essa pessoa está redondamente enganada!

 

Marco Moriconi,

Instituto de Física,
Universidade Federal Fluminense.

Matéria publicada em 05.02.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    A Terra também não é completamente redonda, pois é Geoide!

    Publicado em 7 de março de 2019 Responder

  • VERA

    Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

    • Pedro Freitas

      Eh MT viagem q a terra eh plana tlg, como assim a pessoa vai MT p frente e cai num buraco negro??! WHAT?!

      Publicado em 31 de março de 2021 Responder

      • oedipus

        ´Não entendo tantas internetês.

        Publicado em 6 de agosto de 2021

  • Lucas da Silva Julio Felix

    legal. ._.

    Publicado em 15 de abril de 2021 Responder

  • Lucas da Silva Julio Felix

    gostei muito

    Publicado em 15 de abril de 2021 Responder

  • Lucas da Silva Julio Felix

    massa

    Publicado em 15 de abril de 2021 Responder

  • Arthur

    gostei muito eu nunca achei que a terra fosse plana

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • ALiCE

    Gostei da atividade
    Bem legal

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • diogo

    muito interesante o texto gostei muito reletivamente a terra não e plana então

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

  • Eduarda Vitória Queiroz Oliveira

    muito fácil definir que a Terra é redonda afinal astronautas podem comprovar e tem fotos que mostram .

    Publicado em 6 de maio de 2021 Responder

    • Anônimo

      Kkkkkk astronautas….

      Publicado em 21 de novembro de 2021 Responder

  • Vitória

    Adorei a história foi muito legal parabéns muito bom

    Publicado em 18 de maio de 2021 Responder

  • Vitória

    Adorei a história foi muito legal parabéns

    Publicado em 18 de maio de 2021 Responder

  • Vitória

    Obrigada pela informação

    Publicado em 18 de maio de 2021 Responder

  • Mariana Expedita dos santos Gonçalves

    Gostei muito da história muito boa 👏

    Publicado em 19 de maio de 2021 Responder

  • Sophia

    Gostei do texto pra mim serviu como uma explicação muito boa

    Publicado em 12 de julho de 2021 Responder

  • Sophia

    Gostei da história e muito boa e é boa como explicação também

    Publicado em 12 de julho de 2021 Responder

  • Sophia

    Gostei da história muito boa

    Publicado em 12 de julho de 2021 Responder

  • Richard

    Porque a terra é redonda?
    R:A noção de que a Terra é redonda indica que o formato do globo terrestre é esférico, em oposição a ideia da Terra plana. O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de Terra plana.

    Porque a terra demora tanto para da uma volta em si
    mesmo?
    R:Esse “rebolado” no eixo de rotação da Terra leva cerca de 25.780 anos para completar um ciclo. Essa duração só não é mais precisa porque é influenciada pelo movimento das placas tectônicas.

    Publicado em 12 de julho de 2021 Responder

  • Rafaela lopes Pereira jeremias

    Gostei bastante da atividade

    Publicado em 12 de julho de 2021 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

O misterioso peixe do São Francisco

Nas águas desse rio nada um peixe que é a cara do tamanduá!

O dia em que a cidade ficou verde

Conservar áreas verdes nas cidades é tudo de bom!

Open chat