Quero saber…

…para que servem as conchas de alguns animais?

Você bem sabe que certos super-heróis têm algum tipo de proteção para o corpo. A armadura usada pelo Homem de Ferro é um bom exemplo. Alguns moluscos (não são todos, lulas e lesmas também são moluscos, mas essa é outra história!) não são super-heróis, mas podemos dizer que eles também têm um tipo de armadura: conchas! Elas protegem o corpo mole desses animais – como os mariscos e os caracóis.

A armadura, claro, não pode ficar folgada, por isso o tamanho da concha varia de acordo com o tamanho do corpo do bicho. Algumas são bem pequenas, como as dos moluscos do grupo monoplacófora, que medem de três milímetros apouco mais de três centímetros. Outros moluscos têm conchas bem interessantes, como os do grupo fissurela (parentes próximos dos caramujos). Um exemplo desse grupo éo “chapéu chinês”, encontrado em pedras de praias de todo o mundo. Pois é, o chapéu chinês não veio da China, não luta Kung fu, mas é um especialista em ficar camuflado nas pedras com sua concha. Paradinho, ele fica aguardando a maré alta para se alimentar de algas marinhas, que raspa das pedras com a ajuda de sua fileira de dentes. Seu nome vem da aparência da sua concha, que lembra a forma triangular de um lindo chapéu chinês.

 

Mariana Goes Tupiniquim
Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA).

…por que o pelo do urso-polar é branco?

Porque o pelo branco é uma ótima adaptação ao ambiente em que ele vive: a neve!É por isso, mas existem outras características no seu pelo que vão além da cor, resultado de um processo de evolução do animal que começou há milhares de anos. Há pelo menos 480 mil anos, o urso-polar e seu “primo”, o urso-marrom,se diferenciaram de seu ancestral comum. Os ursos-polares continuaram com a pele marrom, mas o pelo que recobre essa pele é branco. O pelo branco cria uma camuflagem perfeita por onde quer que o urso polar ande ou nade. Essa mudança só foi possível porque os ursos-polares sofreram alteração em um gene, que controla a cor da pele e do pelo em mamíferos. Assim, os ursos-polares com pelos brancos se tornaram mais adaptados ao ambiente em que eles viviam, garantindo sua sobrevivência na neve e passando essa característica para os seus descendentes… E tem mais: o urso-polar desenvolveu não só uma, mas duas camadas de pelos brancos, outra adaptação a esse ambiente de temperaturas normalmente abaixo de zero. Uma camada de pelo é mais densa e baixa, e isola o frio. A outra camada tem pelos mais compridos. Somando os pelos com a camada grossa de gordura que os ursos polares possuem, eles ficam protegidos na neve. Garanto que você não sabia dessa! Mais uma curiosidade: na segunda camada, os pelos são brancos e ocos como canudinhos! Isso faz com que os pelos reflitam toda a luz que incide ali, dando uma visão esbranquiçada, como a neve e o gelo. Qual é a consequência disso? Quanto mais luz reflete sobre os pelos, mais brancos esses ursos parecem! Mas saiba que nem sempre esses ursos ficam branquinhos… Os pelos podem ficar esverdeados pela presença de algas, ou amarelados, pela gordura da pele.

 

Salvatore Siciliano
Laboratório de Enterobactérias
Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

 

…por que o cálcio é importante para a alimentação das crianças? 

Alguma vez você fez cara feia para a comida e alguém lhe disse: “saco vazio não para em pé!”. Ou quando alguém tenha mandado você tomar muito leite, para crescer, ter ossos e dentes fortes! Isso não se trata de uma ladainha dos adultos. Alguns componentes dos alimentos são especialmente importantes na infância, como é o caso do cálcio.

O cálcio é um mineral que tem várias funções no nosso corpo. Ele ajuda no crescimento e desenvolvimento de ossos e músculos, por exemplo. Mas isso não quer dizer que quando paramos de crescer podemos parar de consumir cálcio. Nada disso! O cálcio é importante para a vida inteira! Como é naturalmente armazenado nos ossos e nos dentes, uma alimentação pobre em cálcio pode fazer com que o organismo retire o mineral dessas reservas, deixando a pessoa com ossos mais frágeis e problemas dentários.

Alguém perguntou onde encontramos cálcio? Fácil, fácil… no leite, no iogurte natural, nos queijos brancos, nas folhas verdes e no feijão. Bom apetite!

 

Gabriela Pap
Universidade de São Paulo. 

Matéria publicada em 05.02.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Eu adoro tudo que possui cálcio, menos folhas verdes, mas, como!

    Publicado em 31 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!