Quem tem uma cor favorita de jujubas levanta a mão! E quem resiste àquelas pastilhas coloridas recheadas de chocolate? E os bolinhos cobertos com pasta americana de todas as cores servidos nas festas, você aceita ou não?
Nós, seres humanos, somos muito mais estimulados pelas informações que recebemos através da visão do que pelos outros quatro sentidos (audição, tato, paladar e olfato). Por isso, muita gente diz que, antes de comer com a boca, comemos primeiro com os olhos!
Mas você sabe o que dá cor aos alimentos? Os corantes! E será que comer corante é seguro?!?
Os corantes têm sido usados em alimentos desde a Antiguidade, ou seja, há mais de seis mil anos! Por muito e muito tempo existiam apenas os corantes naturais, quer dizer, extraídos de plantas, animais e minerais – acredite!
Quer conhecer alguns corantes naturais com origem nas plantas? Pois tem a canela, que dá uma cor amarronzada aos alimentos; o urucum, uma semente que de cor avermelhada; e o curry, que deixa os alimentos com uma cor amarelada.
Urucum.
Foto Eric in SF/Wikimedia Commons
Canela.
Foto Thiry/Wikimedia Commons
Pouca gente sabe que existem também corantes naturais obtidos de animais. O vermelho carmim, aquele vermelho bem vivo, por exemplo, é extraído de um inseto chamado cochonilha. Menos gente ainda desconfia que alguns corantes vêm de minerais, como o dióxido de titânio, que deixa tudo mais branco, e o hidróxido de ferro, que tem coloração amarela ou vermelha.
Urucum.
Foto Eric in SF/Wikimedia Commons
Óxido de ferro.
Foto Benjah-bmm27/Wikimdia Commons
Cochonilha.
Foto Camarazevedo/
Wikimedia Commons
Nos últimos 100 anos a indústria de alimentos avançou muito, surgiram muitas novidades e, entre elas, os corantes artificiais ou sintéticos. Eles são criados em laboratório e servem para tornar o alimento visualmente mais atraente e reforçar as cores já presentes nele. Mas por que usar corantes artificiais?
As indústrias sabem que um produto sem cor fica sem graça e os consumidores nem olham. Por isso, adicionam corantes para chamar mais a atenção, dando aquela impressão de que são bem gostosos, para vender mais. Além disso, os corantes artificias são mais baratos e mais estáveis do que os naturais, isto é, não perdem a cor rapidamente. Por tudo isso, o uso de corantes sintéticos aumentou muito nos últimos 50 anos e o consumo pelas pessoas também.
Diversas pesquisas têm sido feitas nos últimos anos para entender os possíveis efeitos tóxicos dos corantes artificiais nos alimentos. Mas os resultados até agora são muito contraditórios. Ou seja: em alguns estudos não foram observados qualquer tipo de efeito tóxico após as pessoas comerem produtos industrializados contendo corantes artificiais; em outros, porém, o consumo desses corantes levou ao desenvolvimento de diversos tipos de reações alérgicas, tanto na pele, quanto no sistema respiratório e no intestino.
Há também registros de pessoas com dores de cabeça, insônia e dores nas articulações por consumir de corantes artificiais. O mal-estar geral provocou preocupações com relação à saúde, principalmente em crianças, que são as que mais se deixam levar pela aparência colorida de balas, bebidas artificiais e outros alimentos.
Há países, como a Suécia e a Noruega, que não permitem qualquer tipo de corante artificial nos alimentos. No Brasil são permitidos somente onze tipos de corantes artificiais em alimentos. Aqui, quem diz para as indústrias qual corante pode ou não pode e em que quantidade é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. (Confira a lista de corantes permitido no Brasil)
De acordo com a Anvisa, os corantes artificiais permitidos no Brasil são: amaranto, vermelho de eritrosina, vermelho 40, ponceau 4R, amarelo crepúsculo, amarelo tartrazina, azul de indigotina, azul brilhante, azorrubina, verde rápido e azul patente V. Porém, alguns destes corantes, como o amarelo tartrazina, já foram proibidos em outros países, por terem provocado reações alérgicas e problemas respiratórios graves em seres humanos.
Os alimentos coloridos artificialmente permitidos no Brasil devem apresentar informações da presença de corantes artificias no rótulo. Assim, quem compra pode decidir levar ou não alimentos contendo essas substâncias.
A fiscalização das indústrias é muito importante, pois já foram relatados casos de rótulos de alimentos que não informavam corretamente o tipo de corante usado. Em outros casos, o fabricante usou corante acima do limite permitido.
Com base em pesquisas científicas, o nosso Ministério da Saúde informa qual o valor máximo de corantes artificiais que podem ser consumidos por uma pessoa em um dia. Quando esse limite é ultrapassado, a pessoa pode se intoxicar.
Pessoas que comem muitos produtos industrializados acabam ingerindo maiores quantidades de corantes sintéticos do que as pessoas com alimentação mais natural e balanceada. As crianças são as principais vítimas.
Pensando nisso, as escolas, os médicos, os nutricionistas fazem cada vez mais alertas sobre a importância de diminuir o consumo dos corantes sintéticos, dando preferência aos naturais. Se as pessoas realmente fizerem escolhas melhores, as indústrias terão de fabricar alimentos de acordo com a preferência do público.
Você já fez a sua escolha?
Rachel Ann Hauser Davis,
Fundação Oswaldo Cruz.
Matéria publicada em 14.01.2019
Anna Elise
Adorei aprender sobre corantes!
Larissa M. :)
Sou celíaca e tenho dez anos, ainda bem que não posso comer muito desses alimentos industrializados coloridos.
Lucas
Eu sou do cemus 3 e não tenho nada a dizer
Lucas benicio
Yeah??
Laura
Pq
Enzo lima duarte dos santos
Bem tenho alergia a corantes e sou do cemus 9
MANUELA
minha escolha é diminuir a quantidade de corante artificial
Guilherme Amorim de Oliveira Pereira 4° ano B
Temos corantes naturais que não prejudicam a Saúde e temos corantes sintéticos que não e bom para saúde por isso devemos evitar,
beatriz
tambem adorei
Jonathan dourado
Tambem gostei
Laura Oliveira Leite
Gostei muito mesmo de estudar os corantes
Enzo Henrique Félix da Silva
Gostei muito de saber sobre os corantes minha mãe não faz uso pq ela fez redução de estômago e tbm tem problemas com úlcera então evitamos esses alimentos
j0ao
não
Beatriz
como não
João Victor
Aprendi que os corantes fazem mal para gente ex ; mau estar dor de barriga e alergia
Beatriz lima vieira
gostei de aprender, melhor melhor mesmo é usar as coisas naturais .
Gustavo Rodrigues
eu achei interessante
Profª Rosana Saconi e alunos do 3º B/ Instituto Madre Mazzarello
Olá, CHC. Tudo bem?
Nós, alunos do 3º ano B, amamos a matéria sobre os corantes nos alimentos. Queríamos saber mais sobre isso. Achamos esse assunto muito importante, pois faz a gente escolher melhor o que comer.
Esperamos em breve sua resposta.
Abraços,
Alunos do 3º ano B / 2020 do Instituto Madre Mazzarello
São Paulo – Capital
Luana Lis Bruni Caneschi
Ola, sou do 2º ano A, escola Sesi, mogi das cruzes.
Gostei muito da materia.
Aprendi bastante sobre os alimentos
maria clara souza baesso
OI Luana .
maria clara souza baesso
OLA, OLA amiga Luana , sou da escola SESI de BRAZ cubas – Mogi das cruzes – SP ,do secundo ano
Amei CHC a partir de agora só vou comer o corante bom não o corante ruim .
Mils
Interessante
Lorena Santos de Matos
pro amei o texto porque nao sabia que o corante e pirigodo para crianças agora vou senpre conferir as balinhas que eu como.
Sophia Souza de Lima
Eu sou do Sesi Mogi das Cruzes e gostei muito da matéria e vou comer mais alimentos saudáveis com corantes naturais ?
Nikolly alves Ambrósio
Achei muito interessante gostei bastante até valeu a pena ler um texto infinito
Camila Fernandes dos Santos
Olá sou Camila, estou no 2′ anos, e achei curioso saber que corante artificial não faz bem para a saúde.
Yasmin Cardoso Passos
Sou do Sesi Cotia do 3 ano fundamental, gostei muito dessa matéria, sobre corante, não quero nem saber do azul claro, esse bicho é muito estranho.
Yasmim Nascimento da Silva
Os alimentos com o corante alimentício faz uma perigoso para as crianças.
Anne Beatriz teles do nascimento,8 ano turma b Azevedo Soares franco da rocha
Gostei de aprender sobre os corrantes, não sabia dessas informações, minha mãe ama guguba,ela vai gostar de lê essa matéria
Heitor Passos Oliveira
gostei nao sabia que os alimentos com corantes artificiais eram perigosas eu nao vo toca mais nesses corantes
Rodrigo
Não
Caroliny Victoria Lima Reis
Nossa foi muito interessante, eu nem sabia disso tudo que o texto falou,e também foi muito legal aprender sobre corante.
Marcella Dos Santos Roberto
Gostei achei interesante e legal
Giovanna da Cruz Cavalcante
Giovanna da Cruz Cavalcante
Muito interessante.
Aprendi que é muito mais saudável comer alimentos com corante natural do que artificial
Guilherme Teixeira Barbosa
Gostei de aprender sobre corantes
Hiasmyn
????
Cecília Felício
MUITO LEGAL!
ADOREI ESSA PESQUISA, É BASTANTE INTERESSANTE!
MARYANA DE SOUZA ROCHA
ACHEI MUITO INTERESSANTE E MUITO BOA A PESQUISA.
Luiz Felippe Silvério Ferreira Carvalho
Olá, CHC! Sou do Instituto educacional Missão Paz, 4º ano fundamental em BH. amei aprender com minha turma sobre isto.
Rafaella Peres da Silva
Olá CHC me chamo Rafaella Peres moro em salto “sp” estudo no CEMUS 3 estou no 5 ano .
Achei muito interessante essa reportagem pois fala sobre os corantes naturais e artificiais ,agora já vou começar a evitar comer alimentos com corantes artificiais
Atenciosamente Rafaella Peres da Silva
Rafaella Peres da Silva
Olá CHC me chamo Rafaella Peres moro em salto “sp” estudo no CEMUS 3 estou no 5 ano .
Achei muito interessante essa reportagem pois fala sobre os corantes naturais e artificiais ,agora já vou começar a evitar comer alimentos com corantes artificiais .
Atenciosamente Rafaella Peres da Silva
23/11/2020
Lucas benicio
É muito legal?
Emily Zanata
Amei a reportagem ?
Maria Eduarda
Pq não tem nada a dizer
Natiele Oliveira Bispo
Amei, saber dessas informações…
Natiele Oliveira Bispo
É muito, legal saber das que consumimos, nós nosso organismo…
Giovanna
Eu gostei bastante , não sabiá que tinha corantes que fazem mal
Cristian eduardo gomes da silva
Amei a reportagem
Giovannahh UwU
Eu sou a giovanna do cemus 9 e achei bem legal até
Giovannahh UwU
Eu sou a giovanna do cemus 9 e achei bem legal até??
joão alfredo de moraes pinto
oia do cemus 9 tmb sou de lá ksksksksk
Gabriel Marques ; )
É muito bom ter essas informações sobre o assunto
joão alfredo de moraes pinto
Bom existem pessoas com alergia,mas tambem existem pessoas que acham que só porque não tem alergia podem comer tudo ”COLORIDO”” ou com corante.
mt boa a matéria CHC tomara q pessoas abrem mas os olhos
Nikolly alves Ambrósio
Achei muito interessante gostei bastante até valeu a pena ler um texto infinito mas tudo pelo aprendizado
Gabriel Marques ; )
É muito bom saber disso☺️☺️
Asshli Rodriguez Cardenas
Guste muito em casa minha mãe face alimentos coloridos e som mais apetecível
Samuel Dias
Eu não sabia sobre isso, mais algumas coisas eu já sabia como os doces e as bebidas.
Samuel Dias
Eu não sabia sobre isso, mais algumas coisas eu já sabia como os doces e as bebidas.
Ótimo documentário.
IAGO ROBERTO GALVÃO DA SILVA
Gostei muito
Byanca Albuquerque Freitas
gostei muito desse texto se for um texto achei incrivel
Byanca Albuquerque Freitas
gostei muito isso e demais agradeço eu come esse tipo de coisa dificilmente
esqueci meu nome GAMERPLAYER X
ola
Pedro B. 5°-F
Esse texto me ajudou muito por que antes eu pediria meu bolo ENTUPIDO de pasta americana!
miguel fagundes lopes
minha prof do 4 ano mandou de dever eu acesar esse site e eu adorei muito
anômino321
e la diz que pode comer mais uma medida certa
raquer
ADOREI KKKKKKKK