Astrobiólogo!

Ilustração Mario Bag

 

Não, não é detetive!Mas se dedica a investigar mistérios. Mistérios no espaço! O maior deles? Saber mais sobre a origem e a evolução da vida na Terra… e principalmente fora dela!Você é fã desse tema e tem muita curiosidade sobre os planetas?Saiba que pode pensar na profissão de astrobiólogo.

A astrobiologia une conhecimentos de Astronomia, Biologia, Geologia, Oceanografia, Química… (ufa!), entre várias outras áreas.A ideia é que todo esse saber ajude a desvendar segredos sobre o nosso Sistema Solar. Para fazer isso,existem as missões e sondas enviadas ao espaço, por exemplo. E também missões remotas, que procuram sinais de vida fora da Terra, com o auxílio de instrumentos como radiotelescópios. Os astrobiólogos reúnem essas informações, analisam, calculam, discutem…

Para entender melhor o trabalho desses profissionais, a CHC foi conversar com o físico Jorge Horvath, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Astrobiologia(NAP-Astrobio) da Universidade de São Paulo (USP). Ele conta que desde criança tinha duas paixões: o basquete e a ciência. Uniu as duas por um bom tempo. Mas depois trocou definitivamente a bola de basquete pelas formas esféricas do espaço…

 

Ciência Hoje das Crianças: O que é astrobiologia?

Jorge Horvath: É a disciplina que estuda a origem e a evolução da vida no Universo. Ela combina Astronomia com a Biologia, e também com a Geologia, a Oceanografia, a Química… e outras disciplinas mais “tradicionais”. O importante é o ponto de vista comum, ou seja, não olhamos somente os aspectos de uma ou outra num problema. Olhamos o conjunto.

 

Elisa Martins
Jornalista, especial para a CHC

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!

A cidade secreta dos cupins

Cientistas descobrem cupinzeiros gigantes no nordeste brasileiro