Será que uma tinta é capaz de impedir que as letras fiquem ao contrário diante do espelho?
Será que uma tinta é capaz de impedir que as letras fiquem ao contrário diante do espelho?
Outro dia um amigo me disse assim:
–Está vendo a caneta vermelha? A tinta dela é mágica!
Ele pegou uma folha de papel e escreveu a seguinte frase:
O COICE DO BODE
E, com uma caneta azul, acrescentou outra frase:
O PULO DO GATO
Sem perceber o truque, eu perguntei:
– OK, mas qual é a mágica?
Então, ele ficou de frente para um espelho e virou a folha de cabeça pra baixo.
Aí, eu disse:
– Uau!!
Para entender a minha reação,escreva as duas frases num pedaço de papel, exatamente como aparecem aqui. Vire o papel de cabeça para baixo na frente do espelho.
Sim!!!A misteriosa tinta vermelha faz com que a frase possa ser lida perfeitamente, mesmo depois de refletida no espelho! Já a frase em azul fica esquisita, certo?
Mas será que a tinta vermelha é mesmo mágica? Será que não há uma explicação para o que você acabou de ver?
Na verdade, o truque não está na tinta, mas na escolha das letras! As letras que aparecem na frase “O COICE DO BODE” tem algo de especial. É o que chamamos de simetria horizontal. Não se assuste com o nome complicado. A coisa é bem simples. Olhe a figura:
Note que se você dobrar o papel ao longo da linha a parte das letras acima da linha se encaixam perfeitamente na parte das letras que estão abaixo.
Quando viramos o papel de cabeça para baixo, trocamos a esquerda pela direita e, claro, a parte de cima pela de baixo. O espelho desfaz a troca da esquerda e direita, e, pela simetria das letras, a parte de baixo é igual à parte de cima. É por isso que o truque funciona.
Muitos mistérios da natureza, da arte e da matemática envolvem esse conceito de simetria. Desafio: tente formar outras palavras com as letras com simetria horizontal e faça esse truque com os seus amigos!
Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília
Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.
Matéria publicada em 06.12.2018
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...
Anna Elise
Eu vou tentar fazer com meus irmãos e concerteza eles vão adorar!
Publicado em 17 de fevereiro de 2019