O cavaleiro da esperança

Luís Carlos Prestes percorreu grandes distâncias em busca de um Brasil mais justo

Luís Carlos Prestes é considerado um dos grandes nomes da política no Brasil. Nasceu em 1898, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas logo foi morar no Rio de Janeiro. Em 1916, ingressou na Escola Militar de Realengo, onde se formou engenheiro, em 1920. Durante o tempo em que esteve na Escola Militar, ficou amigo daqueles que se tornariam seus principais companheiros no tenentismo.
O tenentismo foi um movimento político-militar organizado por jovens oficiais do Exército, a maioria tenentes (daí o nome!), que estavam insatisfeitos com os rumos da República à época. Criticavam as fraudes eleitorais, os roubos dos políticos e os privilégios que alguns grupos possuíam no país, como os grandes produtores e exportadores de café.
Prestes se tornou uma grande liderança do movimento tenentista. Em 1924, ele liderou uma ação no Sul do Brasil para derrubar o governo e defender a realização de reformas políticas. As tropas gaúchas lideradas por Prestes se juntaram às tropas paulistas e deram início à chamada Coluna Prestes,

Foto Wikipédia

Robertha Triches
Professora do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutora pela Universidade Federal Fluminense

Sou professora de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!