Nem só de igrejas, fontanas (fontes) e macarrão vive a Itália. O extenso litoral deste país europeu, que parece ter o formato de uma bota, oferece belas paisagens. E, claro, muita história!
Hoje, Rimini é uma tranquila cidade do litoral leste italiano, banhada pelo mar Adriático, um famoso lugar de veraneio e diversão na região da Emília-Romanha. Esta região é reconhecida por suas longas praias, repletas de guarda-sóis e espreguiçadeiras, que recebe turistas do mundo inteiro.
Rimini tem muitos restaurantes que vendem comida simples, mas de sabores intensos. É a terra da piadina, um pão típico italiano de massa caseira, fina e gostosa, com o qual são feitos sanduíches que costumam ser apreciados a qualquer hora do dia e da noite, na praia. A piadina também pode acompanhar um refinado jantar a base de peixe à beira mar. Provavelmente, esse pão especial já era conhecido pelos antigos romanos, há mais de 2000 anos. A piadina pode ter origem no Oriente Médio, onde os povos bizantino e palestino comiam pratos parecidos.
Mas vamos deixar a fome de lado para passear um pouco!
Lalita Kraus
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Raoni Schroeder B. Gonçalves
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria publicada em 01.11.2022
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.