Em algum lugar da Itália…

A cidade de Rimini é conhecida por suas belas praias e por milhares de anos de história para contar

A Ponte Tibério, construída na época do Império Romano, resistiu a terremotos e inundações, e hoje é um dos pontos turísticos de Rimini.
Fotos Lalita Kraus

Nem só de igrejas, fontanas (fontes) e macarrão vive a Itália. O extenso litoral deste país europeu, que parece ter o formato de uma bota, oferece belas paisagens. E, claro, muita história!

Hoje, Rimini é uma tranquila cidade do litoral leste italiano, banhada pelo mar Adriático, um famoso lugar de veraneio e diversão na região da Emília-Romanha. Esta região é reconhecida por suas longas praias, repletas de guarda-sóis e espreguiçadeiras, que recebe turistas do mundo inteiro.

Sanduíche à beira-mar

Rimini tem muitos restaurantes que vendem comida simples, mas de sabores intensos. É a terra da piadina, um pão típico italiano de massa caseira, fina e gostosa, com o qual são feitos sanduíches que costumam ser apreciados a qualquer hora do dia e da noite, na praia. A piadina também pode acompanhar um refinado jantar a base de peixe à beira mar. Provavelmente, esse pão especial já era conhecido pelos antigos romanos, há mais de 2000 anos. A piadina pode ter origem no Oriente Médio, onde os povos bizantino e palestino comiam pratos parecidos.

Mas vamos deixar a fome de lado para passear um pouco!


Lalita Kraus
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Raoni Schroeder B. Gonçalves
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!