#Superdicas CHC

Livros

Larga Tixa?!

Sofia tem pavor de lagartixa, um medo paralisante. Imagine o que aconteceu quando uma lagartixa surgiu no quarto da menina? Sim, um escândalo daqueles. Desfeito o bafafá, a mãe mostrou para Sofia que esses animais são inofensivos, e que não se deve mexer com eles. A menina parece que entendeu, porque até batizou o bichinho de Larga Tixa. Mas será que elas ficaram amigas?

Sofia e a Larga Tixa, a lagartixa. Texto de Alexandre Barreto. Ilustrações de Martina Carvalho. Lago de Histórias.

Revolta em cordel

A ‘Revolta dos alfaiates’ ou ‘Conjuração baiana’ foi um movimento liderado por negros escravizados e libertos, trabalhadores pobres (inclusive os alfaiates, costureiros da época, por isso, o nome da revolta) e outros membros da sociedade, que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia. Eles lutavam contra o preconceito e pela independência da Bahia antes mesmo da independência do Brasil! Você pode conhecer essa história em versos de cordel.

Esconjuro! A corda e o cordel na revolta dos alfaiates. Texto de Luís Pimentel. Ilustrações de Daniel Viana. Pallas Editora.

PODCAST

Para ouvir e sonhar

Que tal despertar as orelhas para ouvir histórias incríveis no podcast Calunguinha? Quem apresenta é o próprio Calunguinha, um menino muito esperto e curioso. Ele teve um encontro mágico com o seu avô, que o presentou com um livro chamado História para ninar crianças pretas, memórias para acordar pessoas brancas. A obra traz histórias incríveis do povo preto, pessoas reais, que viraram verdadeiras lendas, como Tereza de Benguela. Luta, amor e aventura para ouvir, sonhar e encantar a todos! Disponível no Spotify.

VÍDEO

Na ilha de Orango

A ilha de Orango fica na Guiné-Bissau, um país da África que forma um lindo arquipélago. Lá vive o povo bijagós. Mali e Gabu, personagens dessa história, se conheceram na praia, ficaram amigos e conversam bastante sobre esse país colorido e cheio de sabedoria. Quer acompanhar essa prosa? Confira neste vídeo.

Divulgação         

Matéria publicada em 01.11.2022

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!