Mundo de curiosidades

Vacina comestível existe?

Ilustrações Jaca

A maioria das vacinas é aplicada no nosso corpo através de uma injeção, ou pela boca, na forma das famosas “gotinhas”. Mas os cientistas sempre pensam em novas maneiras, como as vacinas intranasais, que são administradas por um spray no nariz. Outra ideia é administrar vacinas através da nossa alimentação.

Para isso, os cientistas juntam um pedacinho do DNA de um microrganismo causador de alguma doença com o DNA de um vegetal. O vegetal passa a carregar informação genética desse microrganismo e, quando o ingerimos, nosso sistema imune é estimulado a nos proteger da doença.

Já existem pesquisas para desenvolver vacinas desse tipo contra cólera, raiva e hepatite. Os vegetais utilizados são bem comuns, como batatas, tomates, arroz etc. Já imaginou que legal será, no futuro, ver crianças serem vacinadas comendo uma banana?

Leandro Lobo
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Soro e vacina: tem diferença?

O soro é um conjunto de anticorpos já prontos, utilizado para combater ou impedir a progressão de uma doença já instalada. Uma pessoa picada por uma jararaca, por exemplo, pode receber soro anti-botrópico. Se o contato for com o vírus da raiva, o soro é o antirrábico.

O Instituto Butantan, em São Paulo, produz soros injetando substâncias, como toxinas animais e vírus inativados, em cavalos. As quantidades são muito pequenas, incapazes de prejudicar o animal. O sistema imunológico do cavalo reconhece estas substâncias como não próprias e gera anticorpos contra elas, que se concentram no sangue do animal. Esse material é coletado, processado, e usado para tratar pessoas que tiverem contato com o agente com o qual o soro foi preparado.

No caso da vacina, o objetivo é a prevenção. Humanos e outros animais recebem uma dose contendo um antígeno, ou seja, um microrganismo causador de doença, ou parte dele, normalmente inativo ou incapaz de causar a doença. Então, o organismo reconhece o agente como estranho, e o sistema imunológico reage, produzindo anticorpos e desenvolvendo memória contra ele. A memória imunológica faz com que o corpo esteja pronto para se defender se houver um novo contato com o microrganismo causador daquela doença.

Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Centro de Desenvolvimento e Inovação
Instituto Butantan

Bactérias podem desenvolver vacinas?

Sim, bactérias (e outros microrganismos, como as leveduras) podem funcionar como pequenas fábricas de vacinas e de outros produtos usados na medicina, como antibióticos, quimioterápicos para tratamento de câncer, vitaminas e antioxidantes.

Através de técnicas de engenharia genética, cientistas conseguem introduzir nesses microrganismos as informações necessárias para a prevenção de diferentes doenças. Um exemplo é a vacina contra hepatite E, na qual cientistas inseriram parte do material genético do vírus causador da doença no DNA de uma bactéria chamada Escherichia coli.

Outras vacinas são produzidas naturalmente por microrganismos, bastando somente extraí-las. Um exemplo é bactéria causadora do tétano, a Clostridium tetani, que já produz naturalmente uma toxina chamada tetanospasmina. Para produzir a vacina, a toxina do tétano é purificada a partir da bactéria em laboratório e inativada com um produto químico. Essa toxina inativada é chamada “toxoide” e, quando a injetamos, nosso sistema imune produz uma resposta protetora.

Leandro Lobo
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 01.09.2023

• Bruna

Achei super legal e divertido

Publicado em 1 de setembro de 2023 Responder

• Saimon

Amei 😍 é ótimo gostei muitooooooooo ensina várias coisas legais e educativas comecei a usar por conta da escola colégio pirâmide

Publicado em 2 de setembro de 2023 Responder

• Arthur Reche Ribeiro Chiderolli

chc eu sou o Arthur e eu gosto muito de vcs e eu admiro vcs ta bjs tchau

Publicado em 3 de setembro de 2023 Responder

• Marina Drumond Perez

Oi CHC eu gostei muito do “bactėrias podem desenvolver vacinas?” tchau.

Publicado em 3 de setembro de 2023 Responder

• Lolo

Muito criativo Amei isso foi muito bom ainda mais me tirou todas as minhas dúvidas

Publicado em 5 de setembro de 2023 Responder

• Arthur

Legal 👌
    Interessante

Publicado em 5 de setembro de 2023 Responder

• Naide da Silva Pimentel Jungles

Oi CHC eu amei esse título porque fala sobre vacina comestível. Eu sou filha da Naide da Silva Pimentel Jungles e nós amamos essa matéria vcs deveriam publicar mais notícias semelhantes a essa. Beijos Valentina e Naide 🌺❤️

Publicado em 10 de setembro de 2023 Responder

• ASHLEY

Olá chc ,vocês podem escrever uma revista sobre os animais
    Beijos
    Ass:ASHLEY

• Theo

Eu a dorei o soró tem diferença da vacina

Eu quero saber se tem alguma esplicando sobre a medisina

Um abraço bem apertado

Assinado theo Chaer de Moura

• Nina Levita

Obrigada CHC adoro coriosidades

• Eliza Januário Izidoro

GOSTEI MUITO DA EDIÇÃO PODERIA LANÇAR UMA EDIÇÃO DE (QUEM CRIOU A VACINA E QUAL VOI A PRIMEIRA DOENÇA DO MUNDO)

• Eliza Januário Izidoro

GOSTEI muito da edição e gostaria de que vcs criacem uma edição de (QUEM CRIOU A VACINA E QUAL VOI A PRIMEIRA DOENÇA DO MUNDO)UM BEIJO PARA TODOS DA CHC

• Klara

Eu achei esse texto muito interessante. Gostei muito achei legal

• Luiza Procopio

ola sou aluna do quinto ano B. Estou aqui para falar o quanto fiquei interessada com essa materia [ soro e vacina tem diferença] . gostaria de saber o que é soro anti- brotopico. nao sabia que existia o viros da raiva

• Samuel

Entereçante

• Saulo Baruki Rocha

Achei muito legal esta reportagem e gostaria de uma sessão sobre os esportes principalmente futebol

Publicado em 16 de setembro de 2023 Responder

• HELENA MEIRA DE OLIVEIRA

Olá revista CHC.

Eu adorei assa matéria! Eu morria de medo de tomar vacina… Mas agora eu até acho divertido. Adorei saber que para isso, os cientistas juntam um pedacinho do DNA de um microrganismo causador de alguma doença com o DNA de um vegetal. O vegetal passa a carregar informação genética desse microrganismo e, quando o ingerimos, nosso sistema imune é estimulado a nos proteger da doença.

Um abraço! Até mais!

Publicado em 17 de setembro de 2023 Responder

• Anna Júlia Alves Soares de Jesus

Oi galera da redação isso tudo que vocês falaram é muito interessante mas eu tenho uma pergunta quem foi o criador da vacina
    Ass: Anna Júlia Alves Soares de Jesus

Publicado em 19 de setembro de 2023 Responder

• Miguel

Melhor matéria de ciências que eu já lí

Publicado em 19 de setembro de 2023 Responder

• Danilo (Nilo)

O mais fascinante é a constante evolução da ciência na busca por formas inovadoras de prevenir e tratar doenças, incluindo a produção de vacinas a partir de vegetais geneticamente modificados, a utilização de cavalos na produção de soros, e a engenharia genética para criar microrganismos que produzem antígenos específicos. Essas abordagens mostram como a ciência está sempre em busca de maneiras mais eficazes e seguras de melhorar a saúde humana.

• Leonardo Alexander

Achei muito interessante sobre a diferença entre o soro e a vacina e que o soro é um conjunto de anticorpos. Gostei também porque fala sobre a vacina comestível e as informações sobre bactérias e doenças. Adorei essas informações. Muito informativo tudo.

• João P.

Achei o texto Soro e vacina: tem diferença?Muito interessante, O texto explica de forma clara e concisa a diferença entre o soro e a vacina, demonstrando como cada um atua no combate e prevenção de doenças. É interessante conhecer o processo de produção de soros e vacinas, mostrando como a imunização pode ser alcançada de maneiras diferentes.

• Ana carolina Simoes de souza

gostei muito .recomendo muito legal . e é interessante nome; Ana carolina escola;E.M.E.I.E.F JOSE EMIDIO DE AGUIAR PROF SUELI 3º ANO F CIDADE:BARUERI

• Ana carolina Simoes de souza

Gostei muito..
    Recomendo ,muito legal..e é interessante saber sobre as vacinas

Escola; E.M.E.I.E.F JOSE EMIDIO DE AGUIAR

PROF SUELI 3º ANO F

CIDADE:BARUERI

• Pietro Melo

eu achei muito legal e muito grande me fez lembrar da Covid 19.

• Natalie Frois Lima

Olá Sra editora . Eu amei a noticia sobre as cobras e gostaria que publicassem mais sobre isso ou sobre o veneno dos animais . Obrigada pela atenção

• lavinia sabino bispo

eu gostei dessa materia os cavalo tambe pega virus . e.m.e.i.e.f. jose emidio de aguiar.

• maria julia

Eu amei muito eu não sabia que existe a vacina do micropio e muito legal

E.M.E.I.E.F. JOSE EMIDIO DE AGUIAR

PROF SUELI

CIDADE BARUERI

• Evelyn Veiga Pereira

sou aluna do oitavo D, e estou aqui para falar sobre esse artigo. estou aqui para dizer que ficou excelente a matéria, da para entender bem as explicações, as perguntas são bem interessantes… quem criou essa matéria esta de parabéns

• Miguel Magalhães Gouveia

Essa matéria é bem legal

• Ana Beatriz Venancio da Silva Sarante

Eu gosto de todas as informações presentes nessa repotagem muito obrigado.

Publicado em 21 de setembro de 2023 Responder

• ALICE

TEMOS QUE TOMAR VACINAS.ESSA POTAGEM FOI POSTADA UM DIA DEPOIS DE EU DERROTAR O NURU.

Publicado em 25 de setembro de 2023 Responder

• Isabella Palomanez Pedrosa Nunes

Soro e vacina tem diferença?
    Olá, equipe da CHC! Me chamo Isabella. Tenho 9 anos. Gosto muito das suas revistas e a que mais gostei foi ” Soro e vacina tem diferença?” porque eu não sabia que o soro é um conjunto de anticorpos já prontos, utilizado para combater ou impedir a progressão de uma doença já instalada. Por isso, essa foi a minha favorita.

Até a próxima!

Aluna do 4º ano, Escola Paideia, Bebedouro/SP.

Publicado em 26 de setembro de 2023 Responder

• Alunos do 4º ano A da escola DDR

Olá revista CHC!

Nós alunos do 4º ano A da E.E. Domingos Donato Rivelli, lemos a reportagem na aula de ciências ”Vacinas comestíveis existem?” publicada na edição 347 no dia 01/09/2023.
    Uma parte da sala gostou da matéria, porque fizemos uma descoberta nova que no futuro haverá vacinas comestíveis e podemos nos alimentar-se e nos proteger ao mesmo tempo e as pessoas não sentirão mais dor e medo de tomar vacinas. Outros alunos da sala não acharam tão interessante assim o assunto que no futuro teremos vacinas comestíveis.
    Parabéns pela reportagem.

Abraços e beijos dos alunos do 4° ano!

Publicado em 27 de setembro de 2023 Responder

• Claudinei

Matéria excelente!!!

Publicado em 27 de setembro de 2023 Responder

• Laila M.

Achei interessante,nunca ouvi falar em vacinas comestível e quando vi que era uma possibilidade fiquei bem animada.
    Nunca dei trabalho na hora de tomar a vacina mas sei que tem crianças que tem a necessidade de algo mais rápido e pratico para que não cause dor ou estresse na criança,fazendo dessa uma opção maravilhosa para qualquer um.

• Marjorie sophia

A vacina é muito importante por que salvar vidas.

• Camili Vargas Rabelo

• Maria Eduarda França Dos Santos

Achei muito interessante,pois os leitores ficam incentivados a se vacinar, e alem disso,hoje em dia é muito importante a questão da vacinação, pois ela tem o dever de combaterem os virús e fazer o melhor pela minha e a sua saúde.
    Acho legal que existem dois tipos de vacina a injetável e a famosa gotinha e isso é muito bom.
    Essa matéria é muito boa por que além de aprender muito, foi como eu disse nós como leitores ficamos incentivados a nos vacinarmos

• Juilo Cesar Henning

olá sou o Julio Cesar Henning sou do 8 ano B da manhã , achei muito interessante sobre as vacinas que não precisam aplicar no corpo , isso já é um avanço tecnológico para a ciência imagina não precisar aplicar , é só injetar no alimento e comer , assim não teria birra de criança chorando para aplicar a vacina ou ter o perigo de quebrar a agulha no corpo o que um risco grande , porque caso quebre a agulha teria de fazer uma cirurgia para retirar , mas com essa vacina que não aplica não tem esse problema

• Jéssica Mota Pereira Sabino

Olá CHC!
    Eu me chamo Jéssica, sou professora da cidade de Araranguá.
    Através da apostila Tema 2, do Tempo de Aprender, conheci vocês. Estou adorando a revista.
    Essa reportagem das “Vacina comestível existe?” irei utilizar com os meus alunos do 4ºano.

Obrigada.
    Até mais!

Publicado em 29 de setembro de 2023 Responder

• Davi Gg jeremiasssss

𝔄𝔠𝔥𝔢𝔦 𝔐𝔲𝔦𝔰𝔬 𝔨𝔢𝔤𝔞𝔩 𝔢 𝖉𝖎𝖇𝖊𝖗𝖙𝖎🅳𝓸

Publicado em 1 de outubro de 2023 Responder

• Davi Gg jeremiasssss

Publicado em 1 de outubro de 2023 Responder

• Profa. Selma – 5° ano – E.M. Ada B. Neme – Piracicaba/SP

Olá, sou a professora Selma da escola Ada Buselli Neme que fica no município de Piracicaba/SP. Meus alunos do 5° ano acharam interessante a matéria. Comentaram que esse estudo de vacina comestível que está sendo desenvolvido é incrível, e que futuramente poder comer vacina em uma banana será demais! Estão enviando abraços e agradecendo pelas informações relevantes que recebem por este site.

Publicado em 6 de outubro de 2023 Responder