Minúsculas e fantásticas… fantasmas!

Diz uma brincadeira antiga que, se uma pessoa garante que já viu um fantasma, ou é muito corajosa ou muito mentirosa. Mas pode apostar que você já ficou cara a cara com um fantasma na sua própria casa! Por incrível que parece, é um fantasma diminuto, porque tem cerca de um milímetro e meio de comprimento. Olha aí na foto: É a formiga-fantasma!

Uma formiga-fantasma procura respingos de mel sobre uma bancada de pia: compare o seu tamanho com o grão de arroz em destaque.
Foto Paulo Robson de Souza

A formiga-fantasma não é uma assombração, mas pode causar dor de cabeça quando infesta a cozinha, por exemplo. A danada costuma andar em zigue-zague sobre pias e mesas à procura de doces, frutas e restos de alimentos. Embora seja minúscula, é de fácil visualização porque anda em grupo, formando fila pelas paredes, a caminho do ninho, que quase sempre está nas juntas de azulejos e tijolos. A colônia é formada por até 25 rainhas e centenas de operárias, as que trazem alimento para o ninho.

A formiga-fantasma é conhecida no mundo inteiro. Parece flutuar quando anda, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes. Entre cientistas, a miudinha tem um nome gigante: Tapinoma melanocephalum (pronuncia-se “melanocéfalum”)! Esse nome tem origem em duas palavras da língua grega: melano = preto e cephalum = cabeça. Logo: é a formiga de cabeça preta!

 

Caça formigas-fantasma

Queremos preservar os animais, mas conviver com formigas em casa é complicado e pouco saudável, porque elas contaminam os alimentos e louças com micróbios que se prendem às suas pequeníssimas patas. É por isso que elas são também um problema nos hospitais.

Mas, você há de concordar que essas formigas são bem curiosas, não são? Então, que tal partir para uma investigação sobre elas? Topa?

Aqui vão três pistas sobre o comportamento desses insetos, que são fáceis de observar:

Pista 1 – observe como elas buscam o alimento e como o armazenam no próprio corpo para transportá-lo para o ninho;

Pista 2 – observe como elas andam certinho, umas atrás das outras, pelo mesmo caminho, sem se perder;

Pista 3 – observe como elas passam informações umas para a outras pela boca, um processo conhecido como trofalaxia, auxiliadas pelas antenas, que significa troca de informações sobre o alimento. Esse comportamento é comum entre os insetos sociais.

Formigas operárias da espécie Camponotus sp. trocando informações sobre os alimentos encontrados: observe que bocas e antenas se tocam
Foto Paulo Robson de Souza

Olho vivo

Fez as observações? Então, tome nota de mais essa dica: muitas formigas andam em trilhas feitas por elas mesmas. Não é diferente com as formigas-fantasma. Para marcar o percurso, elas deixam um rastro de odores por onde passam. Funciona como se carimbassem o caminho com suas perninhas e barriga. Mas, como insetos não têm nariz, usam suas antenas e partes da boca para detectar esses rastros de cheiro.

As antenas desses animais são capazes de captar moléculas de odores no ar. Então, eles tocam as antenas para se reconhecerem, identificarem as substâncias características da espécie e até de indivíduos da colônia (feromônios). É assim que se comunicam, reconhecem as companheiras da colônia, localizam o alimento encontrado por outra formiga e desencadeiam comportamentos tais como alarme, fuga, agressão, atração.

Podemos observar a trilha de saúvas ou formigas-cortadeiras com facilidade, pois as operárias limpam a vegetação por onde transportam as folhas desde a planta até o formigueiro.

Formigueiro da saúvas da espécie Atta saltensis, localizado no Chaco Brasileiro: no detalhe à direita, veja a saúva transportando folhas de capim pela trilha
Foto Paulo Robson de Souza

A trilha da formiga-fantasma é invisível para nós: para percebê-la, é preciso acompanhar o vai e vem das operárias enfileiradas na direção do ninho e do alimento.

video
play-sharp-fill

Agora que você já tem muitas informações sobre as formigas-fantasma, que tal testar seus conhecimentos e descobrir mais sobre esses curiosos animais? Estamos sugerindo quatro pequenos experimentos práticos para você, mas precisamos estabelecer um acordo importantíssimo: você só poderá realizá-las usando luvas e na companhia de um adulto, combinado?!

PRÁTICA Nº 1 – FORMIGAS-FANTASMA PREFEREM AÇÚCAR PURO OU COM ÁGUA?

Você vai precisar de:

  • pires;
  • açúcar;
  • colher de café;
  • conta-gotas;
  • água.

 

Como fazer?

Coloque um pires sobre a pia ou outro local úmido onde as formigas costumam andar a procura de comida. No pires, forme uma seta de açúcar quase em forma de “V” usando uma colher pequena. Ponha um calço sob o pires para que a ponta da seta fique num nível levemente mais baixo. Em seguida, pingue de quatro a cinco gotas de água em cima da pontinha da seta, deixando a sobra escorrer para o canto do pires. Aguarde e observe em qual parte da figura vai juntar mais formigas: se na parte misturada à água ou na parte com açúcar puro.

Foto Paulo Robson de Souza

PRÁTICA Nº 2 – A TRILHA FANTASMA

Você vai precisar de:

  • uma trilha de formigas-fantasma;
  • pano seco para limpar pia;
  • água.

 

Como fazer?

Descubra uma trilha de formigas-fantasma. Interrompa aproximadamente cinco centímetros da trilha, afastando as formigas com cuidado e limpando a área com um pano seco na ponta do dedo, para retirar suas “pegadas químicas”.

PRÁTICA Nº 3 – FORMIGA DE BARRIGA COLORIDA

Você vai precisar de:

  • 1 copinho;
  • açúcar;
  • água;
  • corante comestível (prefira cores mais vivas).

 

Como fazer?

Em um copinho, misture uma parte de açúcar e uma parte de água (você pode usar tampinhas para medir). Acrescente pitadas de corante comestível até o líquido ficar bem colorido. Coloque algumas gotas desta mistura sobre uma superfície clara.

PRÁTICA Nº 4 – A CORRIDA FANTASMA

Observar a busca de operárias da colônia por um novo local para reinstalar o ninho é mais sugestão para você ficar craque em formigas-fantasma! Mas, como nem sempre é possível observar esse comportamento nas residências… fizemos um vídeo! Assista abaixo e depois escreva para a CHC  contando tudo o que você observou!

video
play-sharp-fill

Paulo Robson de Souza
Laboratório Interdisciplinar de Prática de Ensino
Instituto de Biociências
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rogerio Silvestre
Laboratório de Ecologia de Hymenoptera
Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Universidade Federal da Grande Dourados

Jacques H. C. Delabie
Laboratório de Mirmecologia
Programa de Pós Graduação em Zoologia
Universidade Estadual de Santa Cruz

Matéria publicada em 15.04.2021

Comentários (75)

  1. ola chc tudo bem ? , eu sou a melissa e queria saber duas coisas 1 tem como eu falar com qualquer voz que eu quiser 2 porque os animais tem bigodes

    1. Jesse Thais de Souza moreira

      Pq é gato

    2. oi eu adorei a revista ela e muito legal

  2. ESCOLA THEREZA GABRIEL ZOCCAL

    Olá CHC tudo bem? Nós alunos da escola, Thereza Gabriel Zoccal, Neves Paulista- SP, adoramos a matéria sobre formigas- fantasmas, pois, gostamos de conhecer o nome científico da formiga- fantasma e sobre sua cor, sem contar que foi muito valioso saber como elas surgem e o vídeo da experiência foi fantástico, também as trilhas delas são emocionantes e super legal de ver. Adoramos saber sobre o corante que pode mudar a cor das formigas. Gostaríamos de saber mais sobre as tocas dessas formigas- fantasmas, ou seja, sobre a casa delas? Agrademos a reportagem. Alunos do 4º Ano do Professor Luís Fernando.

    1. ESCOLA THEREZA GABRIEL ZOCCAL

      Agradecemos a reportagem. corrigindo..

    2. Olá turminha e professores/as da escola Thereza G. Zoccal! Que bom que se interessaram pela matéria, pelos vídeos, por essa formiguinha “fantasmagórica”! À medida que forem estudando esse incrível inseto, verão que, de fato, a formiga-fantasma apresenta comportamentos muito interessantes.
      A respeito do experimento para colorir o gáster delas, vale a pena experimentarem outros corantes comestíveis, além dos utilizados nos vídeos.
      Sobre as “tocas” dessas formigas, taí uma interessante pesquisa que vocês podem fazer. Basta seguirem a trilha da formiga-fantasma até encontrarem o ninho, geralmente localizado em frestas. Registrem tudo e enviem à CHC.
      Abraços.

      1. Benjamin Pascoal Chaves.

        ISSO N É A CHC

      2. Achei muito legal este tema das formigas fantasmas, imagino uma pessoa se assustar, hihihi.

      3. Jesse Thais de Souza moreira

        Legal assistir gostei

  3. Marina Beatriz Ernestino de Toledo filha da Ana adablia de Toledo

    Eu gostei muito da revista eos textos e muito legar mesmo
    ??❤❤❤❤

    1. Que bom, Marina! Parabéns por seu interesse!
      Chame a mamãe Ana para pesquisar a formiga-fantasma e depois conte-nos os resultados dessa pesquisa.

      Boa leitura!

    1. Que bom, Enzo! Gratos pelo seu interesse.

    1. Parabéns Lara! Continue com seus estudos!

      1. EDUARDA NANORADA DO KAKASHI SENSEI

        SUA CHATA QUERO VE SE VC VAI RESPONDER ISSO IRRITANTE SU PU¥@

  4. Muito interessante, conhecer como vivem as formigas-fantasmas 😀

    1. Estou pesquisando com a minha mãe sobre a formiga-fantasma. Sou da Escola Reino Encantado / Salvador e vamos construir uma com objetos recicláveis. Adorei a atividade que a Pró Nati passou!

  5. Parabéns por seu interesse, Antonio. É uma formiguinha muito interessante, não é mesmo?!?

  6. Elas fica em visível Eu nunca vi um

    1. Oi chc gosto muito das reportagens queria saber como o cachoro enxergaenxergar. Um super beijo thau

  7. IAGO ROBERTO GALVÃO DA SILVA

    Achei muito legal as formigas-fantasmas??

    1. eu gostei muito da edição das formigas. Fantasmas e muito legal

  8. rafaelsouzanunes49@gmail.com

    Oi achei muito interessante ?

  9. EU ADOREI A MATERIA
    #FORMIGASDEMAIS
    : )

  10. Olá chc meu nome é julia eu tenho 8 anos eu gostaria de saber como o arco-íris foi feito espero sua resposta

  11. Ola chc voce e muito legapor seu trabalho e muito legal eu amo voceis voceis deviao farzer sobre o siclo da agua beijos sou Samuel carvalho pereira.

  12. VICTOR GABRIEL LOPES CUSTODIO

    07/05/2021 contagem

    Ola chc tudo bem! meu nome e Victor Gabriele. eu queria saber mais sobre a formiga fantasma eu nunca vi uma mais elas devem ser muito assustadoras sera que vocês podem vazer de outras especies fica a dica. essa e aminha primeira carta. Tchaw

  13. formiga fantasma
    para o site chc li a ,matéria sobre como descobrir e como achar as formigas fantasmas,atraves de pistas deixadas pelo caminho ao qual se alimerntam..Tenho uma sugestão de como afastalas com folha de louro.
    de Sophia M|edeiros-8 anos São Paulo-SP

  14. achei muito interessante!!!

  15. A DOREI SABER SOPRE AS FORMIGAS

  16. João Victor Peres Brasil

    essas formigas fantasmas são muito interesante adoro essas formiga so de saber o nomeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! tchau CHC

  17. Oi, sou a Janaina Da Cruz Santana, tenho 10 anos, gostei muito sobre essa reportagem, conheci a CHC nas aulas de português, queria que vocês fizessem mais uma reportagem sobre a inteligencia dos cachorros. Se vocês puderem fazer o mais rapido possivel irei lhes agradecer. Tenham um bom dia pessoal da CHC. BJS.

  18. Muito interessante . A formiguinha é muito pequenininha gostei??

    1. OLA CHC EU GOSTEI MUITO DAS DESCOBERTA DA FORMIGA FANTASMA EU NUNCA VI ESSA FORMIGA NA MINHA VIDA

  19. Professora Nathália Juliana Rigo

    LAGARTO – CINZENTO

    OLÁ PESSOAL DA CHC, SOMOS ALUNOS DO 2º ANO A DO COLÉGIO ANGLO SÃO CARLOS – SP, GOSTAMOS MUITO DO TEXTO “POR QUE O LAGARTO BALANÇA TANTO A CABEÇA?”, QUE FOI PUBLICADO NA REVISTA 244, ANTES DA LEITURA, NÃO SABÍAMOS QUE O LAGARTO BALANÇA A CABEÇA PARA SE COMUNICAR COM OUTROS LAGARTOS DE SUA ESPÉCIE, DEPOIS DESTE TEXTO, TIVEMOS UMA AULA SOBRE LIBRAS PARA APRERNDERMOS OUTRAS FORMAS DE SE COMUNICAR, ASSIM COMO O LAGARTO CINZENTO. GOSTARÍAMOS DE SABER CURIOSIDADES SOBRE COBRAS, TAMBÉM FICARÍAMOS MUITO FELIZES SE NOSSA CARTA FOSSE PÚBLICADA NA REVISTA CHC.
    UM GRANDE ABRAÇO!

    TURMA DO 2º ANO A DO COLÉGIO ANGLO SÃO CARLOS – 21 DE MAIO DE 2021.

  20. Professora Adrielle Amorim Santos

    Olá, pessoal do CHC!
    Somos os alunos do 3º ano A, da escola Sesc. Gostamos muito da sua matéria: “Minúsculas e Fantásticas…Fantasmas. Aprendemos que não é saudável conviver com as formigas em casa, pois as mesmas carregam micróbios e podem contaminar os alimentos. Gostaríamos de saber mais sobre a organização de um formigueiro.
    Nosso cordial abraço
    Alunos do 3º ano da Escola Sesc Nazaré Zilda Arns.

    1. Eduardo Sérgio Evangelista

      ??????????

  21. Eduardo Sérgio Evangelista

    É verdade #formigasDemais ??????????,?????????

  22. Professora Adrielle Amorim Santos

    Salvador, 24 de maio de 2021
    Prezados CHC!
    Somos alunos do 3º ano, e achamos a matéria muito interessante sobre as formigas fantasmas. Aprendemos que as formigas andam em trilhas feitas por elas e se comunicam através das antenas.
    Gostaríamos de saber mais sobre a rotina das formigas nas colônias no período do inverno.
    Nosso abraço.
    Alunos do 3º ano B da escola Sesc Nazaré Zilda Arns.

  23. Olá Sr. beto Pimentel

  24. Bianca Caroline Sousa Santos

    Salvador, 24 de maio de 2021
    Prezados CHC!
    Sou aluna da pro Adriele então sou 3º ano B eu achei a matéria bem iteressante sobre as formigas fantasmas .eu aprendi que as formigas fantasmas elas andam em uma trilha feitas por ela se elas e se comonicam atravéz das antenas ou seja elas se comonicam com a antena.
    E eu gostaria de saber mais um pouco sobre a rotina das formigas nas colônias no período do inverno.

    Meu abraço.estudo em

    ESCOLA SESC NAZARÉ ZILDA ARNS

    BEIJOS DE BIANCA CAROLINE SOUSA SANTOS

  25. Olá Sr. Beto Pimentel eu fiquei interessado na sua revista de formiguinha fantasma e meus colegas da sala tbm #formiguinhafantasma??
    #Repeitaanatureza??

  26. Salvador, 24 de maio de 2021
    Prezados CHC!
    Sou aluno da pro Adriele então sou 3º ano B eu achei a matéria bem iteressante sobre as formigas fantasmas .eu aprendi que as formigas fantasmas elas andam em uma trilha feitas por ela se elas e se comonicam atravéz das antenas ou seja elas se comonicam com a antena.
    E eu gostaria de saber mais um pouco sobre a rotina das formigas nas colônias no período do inverno.

    Meu abraço.estudo em

    ESCOLA SESC NAZARÉ ZILDA ARNS

    BEIJOS DO ALUNO ROBERTO

  27. OI CHC ACHEI MUITO IMPORTANTE ESSA CARTA SOBRE FORMIGA FANTASMA SABE PORQUE E MT INTERESSANTE ESSA CARTA MAS QUERIA
    APRENDER SOBRE

    AONDE Q ELAS TEM O SEU NINHO E ONDE ELE SE LOCAZILA MAS EU ACHO Q E. NOS TIJLOS E NAS PAREDES

    ESCOLA SESC NAZARÉ ZILDA ARNS
    ABRAÇO DE GUSTAVO
    PUBLICADO EM 24 MAIO 2021

  28. Parabéns CHC! ?????????????????

    1. Muito legal mas a pikada dela mata ? Ou o veneno

      4º c

  29. Olá, CHC!
    Nós somos alunos do 2º ano A da escola Cemi de Taubaté – SP.
    Nós lemos alguns textos da revista CHC em nossas aulas de Língua Portuguesa com a tia Dani. O texto que mais gostamos foi o das formigas fantasmas! Ainda não fizemos as experiências mas achamos fantásticas! Manda um oi pra gente, por favor.
    Abraços!

  30. EU NÃO SABIA DISSO!!!

  31. SÃO PAULO, 1 DE JUNHO DE 2021

    QUERIDA, CHC!

    NÓS, ALUNOS DOS 3ºS ANOS A e B, ESCOLHEMOS O ARTIGO MINÚSCULAS E FANTÁSTICAS… FANTASMAS! POR VOTAÇÃO, ENTRE OUTROS DA REVISTA, POIS ACHAMOS MUITO INTERESSANTE. APRENDEMOS QUE AS FORMIGAS-FANTASMA SE COMUNICAM COM AS ANTENAS E A BOCA. TAMBÉM PERCEBEMOS QUE AO COMEREM ALIMENTOS COLORIDOS FICAM COLORIDAS, POIS SEU GÁSTER É TRANSPARENTE. ATÉ PENSAMOS QUE FOSSEM OUTRA ESPÉCIE DE FORMIGA!
    AH, FICAMOS EMPOLGADOS EM REALIZAR AS EXPERIÊNCIAS QUE SUGERIRAM. GOSTARÍAMOS DE CONHECER OUTRAS ESPÉCIES DE FORMIGAS TÃO CURIOSAS QUANTO ESSA.

    ATÉ A PRÓXIMA!

    ALUNOS DA EMEF PROF. AMADEU MENDES – SP

  32. Vc estuda aonde Janaína Da Cruz Santana

  33. Karen Letícia Lima Carvalho.

    O amigo do meu pai adorou.

  34. Alunos 8 ano - Stefan Zweig

    Olá, CHC, como estão?

    Nós, alunos do 8°A da escola Stefan Zweig, adoramos a matéria sobre as formigas. Gostaríamos de um dia fazer essa experiência também.
    Adoramos saber de seus nomes científicos.
    Achamos interessante a forma de comunicação entre elas e ficamos curiosos para saber mais sobre a forma de reprodução delas.

    Até mais,

    Alunos 8°A -Stefan Zweig

  35. Oi achei muito legal a matéria eu não sabia sobre a formiga fantasma achei muito mas muito legal e achei muito interessante mas nunca mais vou lavar a louça só por causa da formiga kkkk
    Adorei tchau abraços ??

  36. Olá, CHC!

    Gostei muito da reportagem de vocês.
    Com certeza vai virar um abito ver as reportagens.
    Continue tendo esse trabalho maravilhoso!

    Abraços, Zahra Pires.??

  37. Hihihi!
    CHC, quando li o titulo, pensei que iriam falar sobre fantasmas que te faziam flutuar e coisa e tal, mas quando descobri que se tratava de uma formiga, fiquei mais aliviada.

    Gostaria de saber o motivo do nome “Formiga-Fantasma”, poderiam me esclarecer, como um favor, PLIS?!!!!!

  38. Hihihi!
    CHC, quando li o titulo, pensei que iriam falar sobre fantasmas que te faziam flutuar e coisa e tal, mas quando descobri que se tratava de uma formiga, fiquei mais aliviada.

    Gostaria de saber o motivo do nome “Formiga-Fantasma”, poderiam me esclarecer, como um favor, PLIS?!!!!!

    1. Olá Isabela, parabéns pelo seu interesse ! O nome “fantasma” é porque, quando ela anda, parece flutuar, devido às pernas e ao abdômen quase transparentes.

  39. Oi CHC eu amei o site de vcs eu me interessei demais sobre o assunto quem me indicou foi minha prof vou fazer esse experimento depois para ver se encontro formigas fantasmas tchau

    1. concordo com vc césar meu melhor amigo do colégio mediterrâneo

  40. Tá esse dai… eu fiquei com água na boca sabe? kkkkkkkkkk olha eu achei ooooottttiiiiiiimmmmmmmmoooooooooooo issooooooooo e mto maneiroooooooo parabéns chc!!!!!!!!!!!!!!!!!! nota 10 pra vcsssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)))))))))))))))))))))) amei❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤???????????????????????????????????????????????????????????

  41. oi eu adorei a revista ela e muito legal

  42. amei CHC adorei essas formiguinhas estou imaginando o problema nos hospitais… (como no texto) #FORMIGASDEMAISIGUALSINHOACHC

  43. Vou virar um caça-formigas-fantasmas, kkk

  44. Nós do Colégio Objetivo gostamos de conhecer a formiga fantasma..
    Foi legal quando apareceu aquele tanto de formigas!

  45. COLÉGIO SANTA CLARA - TURMA 3º ANO EF

    Olá

  46. Professora Bárbara - Colégio Santa Clara

    Urubici, 09/03/2022.
    Olá galera da CHC!

  47. Professora Bárbara - Colégio Santa Clara

    Somos a turma do 3º ano do Colégio Santa Clara e estamos estudando, na disciplina de Língua Portuguesa, sobre carta do leitor.

  48. Professora Bárbara - Colégio Santa Clara

    Gostamos muito de conhecer essas formigas, como vivem e como se relacionam. Adoramos as dicas de experimentos e pedimos que publiquem sobre outras espécies de formigas também. Um grande abraço, turminha do 3º ano (28 alunos).

  49. minha professora passou a chc pra ajente escolher uma noticia e falar sobre ela e eu fiz essa ela foi otima

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-35145
700_280 att-35127
700_280 att-35130
700_280 att-35140
700_280 att-35154
700_280 att-35180
700_280 att-35176
700_280 att-35197
700_280 att-35245
700_280 att-35242
700_280 att-35204
700_280 att-35194
700_280 att-35164
700_280 att-35171
700_280 att-35269

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47408
700_280 att-47407
700_280 att-47420
700_280 att-47237
700_280 att-47258
700_280 att-47125
700_280 att-47116
700_280 att-47103
700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929
700_280 att-46672
700_280 att-46556
700_280 att-46676
700_280 att-44845