Você já ajudou alguém sem querer nada em troca, só pelo impulso de fazer o bem? Altruísmo é como se chama o comportamento de agir em benefício de outros indivíduos sem esperar nenhum tipo de recompensa. Fazer um trabalho voluntário, doar sangue e ajudar um desconhecido em uma emergência são exemplos desse tipo de comportamento que, felizmente, é muito comum entre os seres humanos.
Agora, será que outros animais também são capazes de agir em benefício de outros indivíduos? É muito difícil responder a isso com certeza, porque é complicado entender como os animais pensam. Mas observações e experimentos científicos dão fortes pistas de que pelo menos alguns animais – como elefantes, golfinhos e primatas – parecem sim agir de modo altruísta.
Para saber se essa característica já acompanha os humanos há muito tempo durante nossa evolução, muitas pesquisas sobre altruísmo são feitas com chimpanzés, nossos “parentes evolutivos” mais próximos. Em um estudo recente, por exemplo, foi oferecido para chimpanzés um bebedouro de suco de frutas cujo botão de acionamento ficava afastado da fonte onde o líquido escorria. Isso quer dizer que o chimpanzé que acionava o botão não conseguia beber o suco, mas apenas permitir que outros pudessem tomá-lo.
Durante dois meses de observações, os cientistas viram os chimpanzés apertarem o botão inúmeras vezes, aparentemente apenas para dar a outros membros do grupo a chance de beber o suco. Já quando o bebedouro era colocado fora do recinto, onde nenhum indivíduo podia alcançar, os chimpanzés não tinham muito interesse em apertar o botão de acionamento. Além disso, o comportamento de “doação de suco” foi mais frequente justamente nos grupos mais tolerantes de chimpanzés, em que os indivíduos costumam se reunir pacificamente em bandos maiores.
Aprendemos a praticar o bem com a família e as pessoas do nosso convívio. Mas, pelo que a ciência anda descobrindo, aquela sensação boa que sentimos com isso parece já estar no nosso DNA há milhões de anos.
Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos
Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.
Matéria publicada em 16.04.2021
João Guilherme Gomes Almeida Costa
Gostei muito da história pois fala sobre algo muito importando para os humanos e isso é refletido também nos animais: ajudar o outro
João Victor Peres Brasil
amei amei amei! fala uma coisa muito importante saber sobre isso que esta esacrito tchau CHC
André domingues da siuva
eu gostei muito da historia
André domingues da siuva
eugostei muito da historia
Lívia Simões
Que fofinho esse texto ? gostei ?
Pedro Henrique
Gostei muito fala de ajudar sem espera nada em troca
Thalles Lima Julião
Gostei do texto ‘
Thalles Lima Julião
Gostei muito top
Vitor Edson Ribeiro dos Santos Moura
Eu achei bem interessante e bem legal esse texto.
Esther Maria de Souza
Eu amei!
Esther Maria de Souza
Olá, boa noiteCHC! Eu gostei muito de ver os animais se ajudarem. Amei ver a foto de dois chimpanzés ajudarem o outro chimpanzé tomar aquele suco.
Humanos e animais tem que se ajudar! Todos tem que viver em harmonia. Se não nós e os animais vamos sumir da face da terra! Igual os dinossauros, que sumiram.
Eu amo os animais, eu queria muito ter um bichinho de estimação. Mas não posso ter um porque sou alérgica.
Beijos,
E.M.S
(Fiz uma carta)
Esther Maria de Souza
Desculpa por aquele erro do que eu falei na carta á cima.
MAnuela Abner
Muito bom, quando fazemos o bom somos os mais beneficiados.
João lucas alves dos santos
Sim temos que ajudar as outras pessoas
iuri oro
muito bom texto
Lucas Mello
Legal.
henrique
legal o texto
Alunos 3º A, Manhã
Olá CHC, nós do Colégio Teleyos, Fortaleza Ce, gostamos muito de ver os animais se ajudando. Os chimpanzés são muito inteligentes.
Parabéns pelo texto.
GABRIELA AQUINO RABELLO
OI
Marina Leão 7B
Marina Leão 7 B
Eu achei o texto muito legal e interresante
E fala sobre ajudar e não esperar nada em troca e tabem fala em ajudar os animais