Campeonato carioca (de samba)!

Uma vez por ano, alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro se organizam para uma disputa emocionante. Esse campeonato acontece em uma grande avenida, chamada Marquês de Sapucaí. Tem ritmo animado, fantasias elaboradas, alegria transbordante. Depois de duas noites festivas de apresentações, é escolhido o grande vencedor, ou melhor, vencedora. Estamos falando do desfile das escolas de samba, uma tradição de quase 100 anos em terras cariocas! Que tal usar a lanterna da história e entrar nos bastidores desse grande espetáculo?

Ilustração Mariana Massarani

O nome “escola de samba” é bastante curioso. Ninguém vai para lá estudar com lápis e caderno, mas a prática do samba também envolve muita aprendizagem e, claro, diversão. Foi assim, ensinando e aprendendo, que várias professoras e professores da arte de sambar driblaram as dificuldades e ajudaram a construir aquele que hoje se chama “o maior espetáculo da terra”, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Essa manifestação alegre, imagina, tem origem em um episódio triste da história Brasil, a escravidão.

Fábio Fabato
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

João Gustavo Melo
Programa de Pós-graduação em Artes
Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cofrinho da natureza

Na cultura chinesa, o porco é símbolo de prosperidade e riqueza. Por esta razão, muitos cofrinhos têm o formato desse animal. E se há algo que podemos afirmar com segurança é que “para ter sempre, é preciso poupar”.

Acelerando a respiração

Por que será que a minha respiração fica mais intensa depois de uma atividade física?