A vida no deserto africano do Kalahari não é fácil. Afinal, o calor é intenso e a água é escassa. Apenas espécies bem adaptadas sobrevivem naquele lugar. Uma dessas espécies é o cortiçol-de-namaqua, parente distante dos pombos.
Os cortiçóis se alimentam principalmente de sementes, e os filhotinhos já conseguem procurar por elas para saciar a fome poucas horas após saírem dos ovos. Mas isso não basta, porque os pequeninos recém-nascidos também precisam de água. Aí está um grande desafio, porque a água no deserto se acumula em poços longe do ninho dos cortiçóis. E agora?
Apesar de os cortiçóis conseguirem caminhar e procurar comida assim que nascem, eles não sobrevivem a uma jornada de alguns quilômetros até o poço de água. Então, a água precisa chegar até eles. Como? Com a ajuda do papai!
Machos adultos do cortiçol-de-namaqua possuem penas especiais em seu peito. Essas penas têm ramos muito, muito pequenos, chamados bárbulas, que ficam enroladinhos como molas. O papai cortiçol voa até o poço mais próximo, mergulha seu peito na água e as penas especiais conseguem prender o líquido entre elas. Até 40 mililitros de água ficam presos nas penas do cortiçol. Embora metade ou mais evapore durante o voo de volta para o ninho, que geralmente leva alguns minutos, a água que resta é suficiente para saciar a sede dos filhotes!
Depois de quatro a cinco semanas do nascimento, os pequeninos cortiçóis já conseguem voar. E com seis a oito semanas já estão prontos para baterem asas até o poço de água, dando um descanso merecido ao paizão.
Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!
Matéria publicada em 24.01.2023
Camila
Botucatu,16 de Março 2023
Olá pessoal da revista CHC
Meu nome é Camila tenho 9 anos de idade estou no 5 ano A na escola de periodo integral “Hernâni Donato ” localizada “Alameda dos Colibris” N700 , bairro Cedro na cidade de Botucatu S/P.
Eu vi está notícia sobre o “Cortiçol” e gostei muito mesmo dessa informação, porque não sabia sobre isso e fiquei muito feliz em conhecer esse pássaro .Gostaria que vocês trouxessem mais características sobre o Cortiçol .NA minha escola tem um projeto muito legal que se chama “Passarinhando”.
Camila.