Bichos que moram em mim

Lá, bem lá dentro de você, vivem pequenos organismos. Eles se concentram nos órgãos que fazem parte da sua digestão, mas a maioria mora mesmo é no seu intestino. São mais de mil espécies de microrganismos trabalhando sem que você desconfie: é a sua microbiota intestinal!

Ilustrações Jaca

Entre as bactérias que vivem dentro de você existem as protetoras (que fazem bem) e as nocivas (que fazem mal). E o bom funcionamento do corpo depende de um equilíbrio entre elas. Quando a microbiota intestinal está desequilibrada, podem aparecer de sintomas indesejáveis – como diarreia, prisão de ventre, excesso de gases (pum!) – até doenças, como obesidade, diabetes, entre outras.

Ao longo da vida, os seus hábitos serão fundamentais no desenvolvimento da sua microbiota. Alguns hábitos contam pontos a favor dela – a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são os principais. Já outros hábitos adquiridos ao longo da vida, como preferência por comidas industrializadas, uso excessivo de antibióticos ou fumar, são um empurrão e tanto para o desequilíbrio das bactérias intestinais.

Wanessa Natividade Marinho, Débora Kelly Oliveira das Neves, Lorhane Carvalho Meloni e Cíntia Borges Silva,
Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST/Cogepe),
Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz.