Diretamente do berçário

Abrigo de uma grande variedade de animais e plantas, os manguezais correm risco e precisam de cuidados.

Manguezal: fonte de vida para diversos seres vivos.
Foto Heris Luiz Cordeiro Rocha/Wikimedia Commons

Um passeio pelo litoral Brasileiro pode revelar imagens curiosas, como as de árvores crescendo sobre a lama de águas salgadas e salobras (aquelas nem salgadas, nem doces). Isso acontece nos manguezais. Há quem torça o nariz para o cheiro desagradável e o excesso de lama desses locais, mas eles são muito importantes para manter o solo na temperatura ideal e para a nossa qualidade de vida também! Sabia disso?

No Brasil, temos cerca de 940 mil hectares de manguezal. Para você ter uma ideia, um hectare equivale a um campo de futebol de tamanho oficial – então seriam 940 mil campos de futebol de área de mangue em nosso país, o que é bastante! Outro recorde brasileiro é a existência de uma das maiores áreas de manguezal contínua do mundo, indo do estado do Pará até o do Maranhão.

Luiz Eduardo de Oliveira Gomes e Angelo Fraga Bernardino
Pesquisa Ecológica de Longa Duração Habitats Costeiros do Espírito Santo
Departamento de Oceanografia e Ecologia
Universidade Federal do Espírito Santo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...