Jardineiras que voam

Antas, macacos, morcegos, peixes, aves. Tenho certeza de que você conhece todos esses animais. Mas sabia que, mesmo sem querer, eles podem ser considerados bons jardineiros? As aves, em especial as que se alimentam de frutos, ajudam na reprodução das plantas! Já está imaginando passarinhos cavando o solo e regando sementes? Ah, não é bem assim…

Craque em espalhar sementes, o tangará é ave da família dos “dançarinos”. Os machos atraem as fêmeas dançando.
Foto Daniel Mello

Já olhou com atenção para um bosque ou para um quintal onde há várias plantas diferentes dividindo o espaço? Pois saiba que as aves podem ajudar muito para a formação de ambientes assim. Como? Transportando as sementes para locais mais distantes da planta-mãe, ou seja, da planta que produz o fruto. Assim, bem longe, em lugares considerados mais seguros para as sementes germinarem, há uma quantidade menor de mudas da mesma espécie e a planta tem mais chance de crescer, florescer e dar frutos.

Isso acontece porque, longe da árvore de origem, as sementes transportadas também ficam mais protegidas dos ataques de animais que as consomem se de microrganismos (como vírus, bactérias e fungos) que atacam aquela espécie de planta.

Keila Fernandes Henud e Maria Alice Santos Alves
Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.