#Superdicas CHC

LIVROS

Muitas possibilidades

Luanda se enrolou na hora de pensar no que quer ser quando crescer. Na verdade, ela já é uma pessoa completa, com muitas atividades, como estudar e jogar capoeira. Sua cabeça deu um nó! Ainda bem que sua prima Carol chegou. Ela tem uma mochila cheia de livros e apresentou vários exemplos de mulheres que são profissionais inspiradoras: cientistas, coreógrafas, bailarinas, professoras e muito mais!

Luanda no mundo da ciência. Texto de Ana Lúcia Nunes de Sousa e ilustrações de May Diniz. Editora Kitembo.

O cabelo de Akin

Akin vive feliz com seu avô e suas duas irmãs. Todas as noites, o vovô conta histórias de seus ancestrais, rainhas e reis negros que moravam em países do imenso continente africano. Mesmo assim, o menino sofre na escola algo que é muito ruim para qualquer pessoa: o racismo. Xingamentos, brincadeiras de mau gosto, humilhações… Tudo por conta do seu cabelo crespo. Mas, com a ajuda de uma visita inesperada, que invade seus sonhos, e o apoio da família, Akin encontra poderes para superar o preconceito. Leia e descubra!

O black power de Akin. Texto de Kiusam de Oliveira e ilustrações de Rodrigo Andrade. Editora de Cultura.

Pequena África

Um grande continente dentro de uma pequena região do Rio de Janeiro. Quer saber como isso é possível? Basta percorrer o Circuito Cultural e Gastronômico de Celebração das Herança Africanas do Rio de Janeiro. O nome é tão grande quanto o tanto de conhecimento você pode adquirir na visita. Da culinária à história, esse circuito é demais! Caso não seja do Rio de Janeiro e nem possa viajar agora, a dica é baixar o livreto Pequena África e ficar por dentro de tudo!

Série

Pequena cientista

Já apresentamos por aqui o livro Ada Batista, cientista. Uma menina que vive com um milhão de perguntas na cabeça, faz experimentos pela casa e quer saber como tudo funciona. Agora, queremos falar de Ada Batista, cientista, a série! Nos episódios, ela tem a companhia de seus dois melhores amigos: Rita Bandeira, a engenheira; e Paulo Roberto, o arquiteto. Junte-se a eles para desbravar o mundo!

Divulgação

Matéria publicada em 31.10.2023

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.