Lelê é uma menina curiosa. É tanto que até seus cabelos crespos ela quer saber de onde vêm. E não é que ela vai descobrir! Para isso, é preciso embarcar em uma aventura que inclui uma viagem para a África. Vamos?
O cabelo de Lelê. Texto de Valéria Belém e ilustrações de Adriana Mendonça. Ibep Jr.
Ouça aqui a história de Lelê.
A história clássica de O pequeno príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry, é recontada nesse livro, digamos, com novas cores! Nesta versão, um pequeno príncipe preto viaja por vários mundos em busca de identidade e da valorização da sua cultura. O que será que ele vai encontrar?
O Pequeno Príncipe Preto. Texto de Rodrigo França e ilustrações de Juliana Barbosa Pereira. Nova Fronteira/Ediouro.
O Pequeno Príncipe Preto saiu do livro e se transformou em um espetáculo. Que tal cantar e dançar com este videoclipe? Tanto no livro quanto no espetáculo, há destaque para o baobá, uma árvore sagrada, que simboliza ensinamentos que acompanharam o povo africano, que tanto sofreu, trabalhou, mas também apresentou ao mundo sua valiosíssima cultura.
Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, localizado no estado de Alagoas, um lugar onde muitos negros escravizados se refugiavam, tentando escapar dos maus tratos que sofriam dos “senhores”. Que tal conhecer um pouco mais sobre Zumbi neste video conto?
A Redação
Matéria publicada em 20.11.2020
Cá entre nós, CRISPR (pronuncia-se “crisper”) bem que parece nome de biscoito. Mas, como o título do texto já diz, não é. CRISPR é algo novo e tão incrível que mereceu até o Prêmio Nobel em 2020, o prêmio mais importante da ciência! Está mais para tesoura do que para algo comestível. Você já vai entender...
Imagine uma família de quatro irmãos: duas meninas e dois meninos. O final da semana se aproxima e o pai pergunta se eles preferem ir à praia ou ao parque. Os quatro começam a falar ao mesmo tempo, mas o pai diz que apenas a opinião dos meninos será válida, as meninas não têm direito a votar. Isso lhe parece um absurdo? Pois é mesmo, e dos grandes! Essa situação ilustra como é absurdo que algum dia as mulheres não puderam votar. Isso aconteceu de verdade. E vamos contar mais para você!
Sabia que um/a bombeiro/a faz muito mais do que salvar um prédio em chamas? Não que isso seja pouco, mas os filmes não costumam fazer justiça a tudo o que esse/a profissional precisa fazer no dia a dia. Quem nos conta é Carlos Figueiredo, cabo do Corpo de Bombeiros do estado de Alagoas. Ele segue essa carreira há 13 anos!