Cabelos ao vento
Ela tem um cabelo indomável, esvoaçante, lindo. Tem orgulho da cabeleira e não prende por nada. E mais: não tem todos os dentes, só um “monodente” grande e branco reluzente. Ela brilha e exibe sua beleza por onde passa. Quer conhecer essa menina maravilhosa?
A menina monodente do cabelo esvoaçante. Texto de Priscila das Graças Paes e ilustrações de Paloma Dalbon. Scortecci Editora.
Desigualdade, por quê?
Zuri quer dizer “bonita” em uma das muitas línguas africanas. Zuri também é o nome da personagem principal desse livro, que é bonita por fora e por dentro. Na escola, ela notou que as pessoas negras pareciam receber um tratamento diferente do que era dado às pessoas brancas. Curiosa e muito chateada, ela começou a conversar com muita gente para entender, porque, mesmo sendo branca, não concordava com as atitudes que via.
A história de Zuri. Texto de Simão de Miranda e ilustrações de André Cerino. Editora Eiros do Brasil.
Achou a inciativa de Zuri legal? Que tal ouvir a história contada pelo próprio autor?
Zezé tem um amigo incomum, um pé de laranja lima. Encostado na árvore, eles conversam sobre a vida e sobre os sonhos desse menino que é muito pobre, mas que não perde a esperança. Essa história, escrita por José Mauro de Vasconcelos, em 1968, ganhou o mundo, foi traduzida em vários países e virou filme. Que tal assistir? Aqui vai o trailer como dica.
Meu pé de laranja lima. Disponível nas plataformas digitais de filmes.
Vó Maria tem três netinhas muito sapecas que sempre vão visitá-la. Certa vez, vó Maria resolveu fazer três lindas bonecas para as netas, as quais chamou de Coragem, Audácia e Determinação. As meninas adoraram, e as bonecas ganharam fama. Uma história para ler e sonhar com o futuro.
As bonecas da Vó Maria. Texto de Mel Duarte e ilustração de Giovana Medeiros. Itaú Leia para uma criança.
Matéria publicada em 01.04.2024