Os supertubarões: famosos e com sexto sentido!

Saiba mais sobre a grande variedade de tubarões que vivem no fundo do mar e suas incríveis características.

Seja por sua beleza ou por seus dentes afiados, os tubarões estão entre os animais mais famosos do fundo do mar e causam tanto medo quanto encantamento em muita gente. Além disso, eles têm habilidades dignas de um super-herói. E você? O que sente quando pensa em tubarões?

Se a resposta foi “medoooo”, calma aí! Os tubarões não são os monstros malvados que muita gente imagina. Em primeiro lugar, existem mais de 400 espécies de tubarões, algumas delas bem diferentes da imagem típica desses animais. O tubarão-lanterna-anão (Etmopterus perryi), por exemplo, é muito pequeno, não passa de 30 centímetros de comprimento, mesmo quando adulto. Já o tubarão-baleia (Rhincodon tipus) chega a mais de 10 metros de comprimento e pode pesar mais de 20 toneladas. Monstro marinho? Que nada! Os dentes do tubarão-baleia são minúsculos e usados para filtrar a água do mar e capturar pequenos peixes e invertebrados dos quais ele se alimenta.

 

 


Roberta Martini Bonaldo
Grupo de História Natural de Vertebrados,Universidade Estadual de Campinas.Sou bióloga e me especializei em biologia marinha.

Adoro mergulhar para conhecer os mais diferentes lugares e animais. Aqui, na CHC, divido a minha paixão pela vida marinha com vocês

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

Equipe CHC

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!