De onde vêm as ideias para os superpoderes?

Invisibilidade, superforça, poderes elétricos, regeneração ultrarrápida…Os super-heróis têm habilidades tão incríveis que podemos pensar de onde vêm as ideias para tantas invenções. Mas, acredite se quiser, os superpoderes que conhecemos nos quadrinhos, filmes e desenhos têm inspiração no mundo real. Duvida? Então, acompanhe!

 

Superforça

Uma pessoa que consegue levantar 150 quilos já é considerada muito forte. Mas nas competições de levantamento de peso, vemos atletas de 100 ou 150 quiloserguendo mais de 200quilos, dependendo da modalidade. Você acha que o treinamento e a disciplina dos atletas podem fazer com que essa capacidade de levantar peso seja considerada um superpoder? Sério?Você não sabe do que os insetos são capazes!

Se medirmos a força de algumas formigas e besouros, e compararmos com seu peso corporal, vamos verificar que o ser humano está longe de ser um dos mais fortes do reino animal.As formigas-cortadeiras, por exemplo, conseguem carregar folhas que pesam até 50 vezes mais do que elas. Já os besouros rola-bosta, que têm o hábito de comer fezes e enrolar bolas de fezes (argh!), conseguem empurrar bolotas até mil vezes mais pesadas do que eles.

Vinheta-Besouro-Bosta
bbsrc-1-asian-weaver-ant
Thomas Endlein

Insetos superpoderosos!

As formigas saúva conseguem levantar de quinze a vinte vezes o seu próprio peso. Além de percorrerem cerca de um quilômetro de distância por dia. Elas são rápidas e fortes!As formigas da espécie ‘Oecophylla smaragdina’ conseguem carregar mais de 100 vezes o seu peso. Já um besouro-rinoceronte é capaz de suportar até 850 vezes seu próprio peso corporal. Um ser humano tão rápido quanto uma formiga saúva, por exemplo,aguentaria andar em um dia mais de 1.000 quilômetros (o equivalente a uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e São Paulo). Esses insetos são ou não superpoderosos?

Uma formiga, ‘Oecophylla smaragdina’, agarrada a uma superfície de vidro enquanto transporta 100 vezes o seu próprio peso corporal.

O segredo do homem-formiga

O Homem-formiga, o super-herói dos quadrinhos, utiliza o seu poder de ficar gigante e atinge uma altura de dezoito metros (aproximadamente dez vezes o seu tamanho normal), usando imaginárias “Partículas Pym”. Com isso, a sua área corporal e sua força aumentam em 100 vezes, permitindo que ele aguente levantar até quatro toneladas e meia. Mas, na vida real seu volume e massa deveriam ser 1.000 vezes maiores, ou seja, ele passaria a pesar cerca de noventa toneladas e não ficaria de pé!

Agora, não é coincidência que os animais mais fortes, em relação ao seu peso corporal, sejam os animais muito pequenos. A ciência explica que:se aumentarmos as medidas de tamanho de um corpo em ‘N’ vezes, sua área superficial vai crescer N x N vezes, enquanto seu volume aumentará N x N x N.Vamos traduzir isso!

Imagine que você entrou numa máquina que promete aumentar o seu tamanho em 10 vezes. Pelas leis da Física, você vai sair da máquina com uma superfície corporal 100 vezes maior (porque 10×10=100) e 1.000 vezes mais volumoso(a), porque 10x10x10 = 1.000. Você acha que daria para ficar em pé com esse tamanho e esse volume? Não daria! Seus ossos e seus músculos não aguentariam.

Isso quer dizer que quando o incrível Hulk cresce daquele jeito para cima e para os lados, ele deveria ficar muitíssimo mais volumoso também, e isso o faria desmoronar. Logo, as chances de um ser humano desenvolver uma superforça como a do nosso amigo verdão está fora de questão. A inspiração é real, mas o superpoder é totalmente ficção.

Poderes elétricos

Agora, de onde vem a inspiração para os poderes elétricos de alguns super-heróis?Vamos pensar… A água conduz eletricidade com muito mais facilidade do que o ar.Por esta razão é que a maior parte dos animais elétricos são… aquáticos!

O que possibilita aos seres aquáticos acumularem eletricidade são suas células especiais chamadas eletrócitos. Quanto mais eletrócitos maior é a capacidade de armazenar energia elétrica e mais forte é o choque que o animal pode dar.

O poraquê é um peixe de água doce muito comum na região amazônica. Como você acha que esse peixe com jeito de serpente da água sobrevive no Rio Amazonas dividindo espaço com predadores conhecidos, como jacarés e piranhas?

Por incrível que pareça, o poraquê é um dos mais temidos animais de água doce. Isso porque ao encostar uma das extremidades do seu corpo em outro animal, ele dá um choque que pode ir de 300 a 1.500 volts – forte o suficiente para matar um cavalo.

Steven G. Johnson/Wikimedia Commons/CC-by-SA

O mais curioso é que o poraquê é capaz de mandar descargas elétricas a distância, seja para afastar um possível predador ou para perturbar suas presas. Os poderes elétricos do Pokemon Pikachu, devem ser inspirados na eletricidade do poraquê, embora o personagem do desenho japonês não viva na água.

Como o ar não é tão bom condutor de eletricidade quanto a água, os superpoderes elétricos de Thor ou de Tempestade, do X-Men, são bem exagerados para o mundo real.

Regeneração

Já pensou como seria bom ver a sua pele se regenerar imediatamente após um machucado doloroso? O Wolverine consegue. Mas será que esse superpoder também é inspirado no mundo real?

Bem,as esponjas marinhas, organismos extremamente simples, possuem incrível capacidade de reconstituição. Elas podem ser trituradas em um liquidificador que conseguem se regenerar completamente. Outros animais, como salamandras e lagartixas, conseguem regenerar apenas parte do corpo, como as pernas e o rabo.

Vinheta-Dupla
Mario Bag

Nós, humanos, e praticamente todos os outros mamíferos não temos essa capacidade de regeneração. O órgão do nosso corpo que, em certas condições, consegue se reconstituir inteiramente é o fígado. A pele, também se regenera bem, dependendo do que aconteceu. Mas nada na incrível velocidade de Wolverine.

Steven G. Johnson/Wikimedia Commons/CC-by-SA

O mais curioso é que o poraquê é capaz de mandar descargas elétricas a distância, seja para afastar um possível predador ou para perturbar suas presas. Os poderes elétricos do Pokemon Pikachu, devem ser inspirados na eletricidadedo poraquê, embora o personagem do desenho japonês não viva na água.

Como o ar não é tão bom condutor de eletricidade quanto a água, os superpoderes elétricos de Thor ou de Tempestade, do X-Man, são bem exagerados para o mundo real.

 

Invisibilidade

Quando você está na sua escola e abre o estojo para pegar um lápis, como você consegue encontrar exatamente o lápis da cor que deseja? Primeiro, você precisa que esse lápis esteja recebendo luz – se estiver escuro, será impossível achá-lo. Em segundo lugar, os raios de luz que atingem o lápis e são refletidos por ele precisam chegar até o seu olho. Só assim conseguimos enxergar alguma coisa.

Quando um objeto não reflete os raios de luz que chegam nele, deixa que eles o atravessem (como um vidro), dizemos que esse objeto é transparente. Se uma coisa é absolutamente transparente, ou seja, não reflete a luz, nós não conseguimos vê-la, então ela é invisível. Alguns animais, como peixes e anfíbios, têm a pele transparente. O que torna possível ver seus órgãos internos.

Existem animais que são quase completamente transparentes. Mas isso não seria possível para os seres humanos ou para um super-humano. Pense: se alguém se tornasse invisível, todos os raios de luz atravessariam o seu corpo.Nenhuma luz interagiria com nenhuma parte do seu organismo, nem mesmo com a retina deseu olho. Em outras palavras, um super-herói que não pudesse ser visto também não veria. E se não vê e não é ser visto, como perceber os perigos a combater? Talvez por isso a Mulher Invisível use mais frequentemente os recursos de ficar parcialmente invisível e de criar objetos invisíveis em suas aventuras.

 

Ser humano é não ter poderes?

Na verdade, nós humanos temos um organismo extremamente poderoso e com habilidades tão incríveis que você nem imagina. Mas como estamos muito acostumados a ele, e como ele funciona sem que nós precisemos conhecê-lo, temos a impressão de que nosso corpo não é algo tão extraordinário assim.Quer um exemplo simples e extraordinário? A nossa capacidade intelectual. Somos melhores que os computadores mais avançados. A nossa capacidade de pensar é, sem dúvida, um superpoder!

Lucas Miranda

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Universidade Estadual de Campinas.

Matéria publicada em 29.05.2018

Comentários (14)

  1. Victória de França Santera

    Olá CHC !
    Meu nome é Victória e tenho 10 anos.Estou estudando carta do leitor na escola,por isso,li a matéria “De Onde Vêm as Ideias Para os Superpoderes?”.Achei ela muito interessante e legal.Eu não sabia de nada além da regeneração da lagartixa e que o poraquê contém eletricidade.
    Eu quero pedir a vocês que publiquem mais matérias sobre esse assunto e que inclua o superpoder de visão.Aliás, uso óculos, mas tenho uma ótima visão!

    Um abraço,
    Victória de França Santera. E.M. Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro . Birigui-SP

  2. adorei as informações mas tenho uma pergunta,os gatos tem visão noturna???
    meu nome é Bernardo, minha idade é de 10 anos

  3. Eu e minha família já vimos o poraquê,só que,ele estava morto em conservação ! Nós vimos ele em uma exposição no Rio de Janeiro na Quinta da Boa Vista,comemorando os 200 anos do Museu Nacional!

  4. Prezados(as) Editores(as):
    Há uma fotografia e um trecho de texto repetido na matéria. Como nossas crianças vão ler, achei importante chamar atenção para isso. Somos, e a CHC é, fonte de conhecimento também a respeito de como escrever e de como devemos trabalhar com a informação.
    Amo o trabalho da CHC.
    Abraço.
    Claudia Finger-Kratochvil

    Trecho repetido: O mais curioso é que o poraquê é capaz de mandar descargas elétricas a distância, seja para afastar um possível predador ou para perturbar suas presas. Os poderes elétricos do Pokemon Pikachu, devem ser inspirados na eletricidadedo poraquê, embora o personagem do desenho japonês não viva na água.

    Como o ar não é tão bom condutor de eletricidade quanto a água, os superpoderes elétricos de Thor ou de Tempestade, do X-Man, são bem exagerados para o mundo real.

  5. Kethelyn Isabelle Esteves Silva

    Achei muito interessante e divertido ?

  6. Adorei ? acho que é muito importante pra mim e aposto que pra muitos tbm!

  7. Meu nome é guilherme e tenho 9 anos de idade,e estas curiosidades me ajudaram a ter ideas de novos personsgens!

  8. Encontrei a CHC e me encantei com a riqueza dos textos, trabalho língua portuguesa no 9° ano e amei os textos!

  9. Edson Arantes do Falecimento

    obrigado pela materia isso me ajuda a ser mais primo do ben 10 e maxstil

  10. Está matéria é incrivelmente incrível e isso me ajudou a voar na vida real e zombar da cara de quem me fazia bullying muito obrigado seus lindos

  11. Encontrei vocês e isso me ajudou nas matérias escolares e me ajudou a ter ultramegapoderes

  12. Vocês que fizeram essas matéria estão de parabéns, meu filhote agora se imagina que nem o Batimão, ele está amando

  13. Prezados senhores de CHC,

    Eu e meu amigo, estamos escrevendo este texto para elogiar e parabenizar o desempenho do repórter ao escrever esta elegante matéria. Gostaríamos também de saber mais ideias de onde vem outros poderes de outros super heróis

    Agradecemos a matéria e os jornalistas que a fizeram, obrigado por vossa atenção

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-28788
700_280 att-28656
700_280 att-28345
700_280 att-28706
700_280 att-28688
700_280 att-28347
700_280 att-28654
700_280 att-28392
700_280 att-28346
700_280 att-28586
700_280 att-28348
700_280 att-28779
700_280 att-28735
700_280 att-28528
700_280 att-28616

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929
700_280 att-46672
700_280 att-46556
700_280 att-46676
700_280 att-44845
700_280 att-45778
700_280 att-45718
700_280 att-44616
700_280 att-44607
700_280 att-45300
700_280 att-45091
700_280 att-44433
700_280 att-45129