Vou ser cientista!

Tudo começou em um clube de ciências da escola.

Quem acompanha a CHC e leu o artigo Loucos por Ciência, na edição 296, pôde notar que um clube de ciências nasce do interesse (da paixão mesmo!) de algumas pessoas por atividades científicas. Logo, é um espaço onde todos podem falar, conversar, trocar ideias e debater sobre tudo o que diz respeito à ciência. Os clubes de ciência são muito importantes, porque podem aproximar as pessoas do contato com a ciência, do entusiasmo que está por trás de experimentar ou testar uma ideia.

A partir desta edição, vou contar um pouco mais sobre os clubes de ciência espalhados pelo Brasil, começando com a história da professora Letícia de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que teve sua vida transformada ao entrar em um clube de ciências quando era muito jovem.

Aos 13 anos de idade, Letícia foi estudar na Escola Estadual Arlindo Gomes, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ela gostava da escola, mas tudo ficou mais interessante com a chegada do professor de química Ivo Leite Filho. Juntamente com ele, Letícia e outros estudantes fundaram o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás. A partir daí vieram participações em feiras científicas e numa delas ocorreu o episódio que marcaria para sempre a sua vida. Após a sua apresentação oral, um renomado cientista lhe disse: “você tem um grande futuro na ciência”. Pronto! Estava tomada a decisão de ser cientista.

 Letícia (à esquerda) na III Feira Internacional de Ciência e Tecnologia Juvenil (1988, Blumenau-SC)

Letícia hoje é professora titular da UFF, com a responsabilidade de orientar diversos alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ela não tem a menor dúvida de que o clube de ciências foi um divisor de águas em sua vida. Em suas palavras: “a paixão pelo conhecimento, o espírito crítico, a importância de boas perguntas, a interpretação cuidadosa dos resultados, são alguns dos aprendizados que iniciei no clube de ciências e que continuam até hoje”.

Letícia com o prof. Ivo Leite Filho no dia da defesa para professora titular da Universidade Federal Fluminense (Julho, 2018).
Letícia com seu grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (Julho, 2018).

Ah! A escola ainda existe e possui um laboratório que foi construído na época do clube de ciências. Letícia esteve lá recentemente e se emocionou bastante. Bacana, né?

E aí? Gostou da história da professora Letícia? Na sua escola tem um clube de ciências? Nós queremos saber. Escreva pra gente. Vai ser um prazer contar aqui as experiências de vocês.


Alberto-Lazzaroni-novo

Alberto Lazzaroni
Mestre em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense
Professor do CIEP 449 Intercultural Brasil-França

Nasci na Baixada Fluminense num tempo em que existiam muitas brincadeiras de rua. Tive uma infância muito feliz e sonhava em ser jogador de futebol. A paixão pelos bichos, no entanto, venceu a da bola. Hoje sou professor, apaixonado pela ciência e com um sonho: que haja um clube de ciências em cada escola do nosso país.

Matéria publicada em 22.10.2019

Comentários (44)

  1. Jéssica da Silva Monteiro

    É apaixonante ver como um projeto escolar é capaz de mudar o futuro de tantos estudantes..

  2. Renato Barros Freire Junior

    Minha escola não tem um clube de ciências mas tem aula de ciência mas eu gosto de projetos

    1. Minha escola não tem um clube de ciências mas tem aula de ciência e bem legal os projetos

  3. Gostei bastante do assunto,achei super interessante porquê amo ciências ,o fato relatado foi de Extrema importância, pois na minha escola não há um clube de ciências mas séria bem interessante se tivesse.

  4. Nossa que história legal a sua.A minha escola não tem clube de ciências mas eu espero que um dia tenha, porquê ciências é divertido.

  5. Organizadores da CHC,

    Gostei bastante da matéria, acho que realmente deveria existir clubes de ciências em cada escola, mas não só de ciências, mas de outras matérias também. Isso poderia dar várias oportunidades para alunos que gostariam de se especializar em uma área específica.

    Atenciosamente,

    Jônatas.

  6. Querida revista chc ,

    Eu amei a história de como um clube de ciências mudou a vida de uma pessoa .
    Minha escola não tem clube de ciências, mas espero que um dia tenha,porque eu gosto muito de fazer projetos.

  7. achei muito legal, a história da Letícia.

  8. Yasmin de Carvalho da Silva

    Minha escola não tem clube de ciências mas eu adoro estudar sobre esse assunto,gostaria que tivesse projetos sobre isso.

  9. Adorei ler a história de Letícia, infelizmente na minha escola não temos um clube de ciências mas eu gostaria muito que criassem um.
    Porém, nós temos aulas de ciências.

  10. A história é linda,queria q tivesse um clube de ciências na minha escola,ajudaria demais…

  11. Maria Eduarda da Silva Barros Penna

    Minha escola não tem um clube de ciências mas tem aula de ciência mas eu gosto de projetos

  12. Eu amei a história,e seria muito legal se tivesse um clube de ciências na escola

  13. Eu achei a história incrível,eu queria q minha escola Abrisse um clube para dar oportunidade para tds

  14. E pensar que um projeto escolar mudaria o futuro de uma pessoa, espero que muitos tenham esse sucesso algum dia.

  15. Eu achei a história muito legal,se tivesse na minha escola um clube de ciências N sei se eu participaria porém seria oportunidade para muita gente

  16. Eu achei muito interessante essa matéria sobre clube de ciências, Pena que na minha escola não tem clube de ciências, mais fora isso a minha escola e bem legal .

  17. A história de Letícia foi muito bonita,na minha escola poderia abrir um clube de ciências,ajudaria muitos alunos e seria uma experiência nova

  18. achei esse artigo bem interessante de ler, gostei muito.

  19. Achei bem legal a história,e eu acho q seria bom um clube de ciências na minha escola,seria bom e teriam muitas oportunidades

  20. Ana vitória Rosendo de Souza

    Na minha escola não tem um clube de ciências , mais achei interessante de mais a historia da Letícia.
    Além de inspirar algumas pessoas, a história dela também me inspirou e me incentivou .
    E ela nus deixa como exemplo todo o esforço e dedicação que creio que ela teve.

  21. É um assunto interessante sobre o clube ciências.na minha escola não tem seria interessante ter.

  22. Ola eu li e gostei muito da sua história de como vc fundou um clube de ciências, gostaria de poder visitar um dia, foi muito legal saber que vc tbm conseguiu ajuda de alguns amigos isso e bem legal, um abraço e boa sorte com seu trabalho.

  23. Eu achei a história muito interessante, ver como uma simples frase de apoio mudou completamente a vida de alguém. Seria muito bom se todas as escolas tivessem um clube de ciências para todos os alunos terem uma experiência tão importante e interessante.

  24. Com isso podemos ver que por apenas trabalho escolar pode fazer uma grande diferença na vida de alguém

  25. Nossa,que incrível!
    Eu não gosto muito de ciências (sou mais de exatas) mas acho muito interessante.
    Respondendo a pergunta;minha escola não tem clube de ciências,mas tem laboratório.

  26. Adorei a experiência, isso influencia bastante nos jovens, eu praticamente tenho sonho de me torna uma cientista melhor do que a professora citada acima, queria que minha escola tivesse essa ideia iria ajudar bastante .

  27. Gostaria muito que tivesse um clube de ciências na minha escola, poderia mudar o futuro de muitos como o da Letícia

  28. Bem interessante e legal

  29. É perceptível como o a opoio da escola é essencial para o crescimento, deveriam criar mais clubes e incentivar seus alunos à participar!
    Um clube de ciência pode incentivar um futuro astronauta!
    Data:29/03/22

  30. Kayo de Lima Ribeiro Campos

    Olá organizador do chc

    Gostei muito de saber como começou esse projeto clube de ciências é uma iniciativa que ajuda muitos jovens a se interessa mais pela ciência e aprender sobre ela na minha escola não tem clube de ciências, mas se tivesse seria muito legal.

    Obrigado pela atenção até breve.

    Kayo de Lima Ribeiro Campos.

  31. Kayo de Lima Ribeiro Campos

    Olá Organizador do chc Rio Claro-RJ 29 de março de 2022

    Gostei muito de saber como começou esse projeto clube de ciências é uma iniciativa que ajuda muitos jovens a se interessa mais pela ciência e aprender sobre ela na minha escola não tem clube de ciências, mas se tivesse seria mui legal.Gosto muito de ciências é uma das matérias que eu gosto muito de aprender espero ver mais conteúdos de ciências e conhecer coisas novas sobre ela.

    Obrigado pela atenção até breve.

    Kayo de Lima Ribeiro Campos.

  32. achei super interessante a ideia de montar um clube de ciências! na minha escola não temos um mas acho uma ótima ideia.

    A história da professora Letícia foi super interessante. Amei ler!

  33. É muito interessante saber que muitas pessoas tem interesse na ciência, é uma coisa muito legal de se ter conhecimento.
    A ideia da professora Letícia foi uma ideia super inteligente e criativa para debater sobre os conhecimentos!

    Foi muito interessante ler essa matéria!

  34. Marcelo anthony vidal de sousa

    Eu acho bem interessante pois um grupo de ciencias pode mudar o mundo e pode ajudar muitas pessoas por isso acho um trabalho muito legal e a ciencia e uma experiecia muito legal

  35. Muito interessante isso pois saber que as pessoas tem interessante por ciências, que é muito bom de ter conhecimento.
    Essa ideia foi muito maravilhoso para que possa aver mais conhecimento,com um simples trabalho pode mudar completamente o futuro de alguém.

  36. Minha escola não tem clube de ciências, mais adoraria que tivesse um

  37. Minha escola não tem clube de ciências, mais tem aula de ciências.

  38. Bom gostei bastante da história,de como o clube de ciências mudou a vida de uma pessoa ,na minha escola não tem clube de ciências,mas espero que possa ter um dia.

    Atenciosamente

    Millena

  39. Rio Claro 5 abril 2022
    Galera da ciência, hoje gostei muito desse assunto.
    Uma matéria muito interessante sobre ciências, e também o fato que pequenos projetos mudam a vida inteira de um aluno. Na minha escola não tem clube de ciência mais séria interessante se tivesse ,pois gosto de ciência mais espero que no futuro tenha um aqui na minha escola
    Atenciosamente
    Letícia Silva

  40. E um assunto muito interessante
    Gostaria que minha escola tive um grupo desses pq penso que se tive um poderíamos praticar e surgiria mas interesse em nós alunos

  41. Penso que poderia ter uma fórmula pra matar os melhores alunos e mandar eles pra mim

  42. Achei interessante o assunto, minha escola deveria ter um clube de ciências para aprender coisas novas e interessantes.

  43. Muito legal a historia bem interessante,na minha escola não tem um clube de ciência mais séria da hora se tivesse,assim nos poderiamos aprender mais sobre ciências

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-32117
700_280 att-32157
700_280 att-32227
700_280 att-32111
700_280 att-32137
700_280 att-32217
700_280 att-32162
700_280 att-32200
700_280 att-32141
700_280 att-32232
700_280 att-32124
700_280 att-32102
700_280 att-32130
700_280 att-32207
700_280 att-32196

Outros conteúdos nesta categoria