Um arco-íris de carbono

Você já ouviu falar em flúor, em ferro, em oxigênio, em cloro e em carbono também! Tudo isso são exemplos de elementos químicos. E os elementos químicos, combinados entre si, formam tudo, absolutamente tudo que existe ou que é considerado matéria. O seu corpo, o seu cachorro, uma flor, uma cadeira, um controle remoto, um biscoito, um sorvete, o ar… Tudo, tudo, tudo é uma combinação de elementos químicos. E o carbono é um elemento químico muito especial, porque ele faz parte da composição dos seres vivos e também de substâncias como o gás carbônico, o gás que eliminamos em nossa respiração e que também é liberado pela fumaça das indústrias, pelo cano de descarga dos automóveis, pela queimada das florestas, contribuindo para o aumento do efeito estufa… Enfim, o carbono é indispensável à vida na Terra, mas é também alvo de preocupação. Por isso, ele foi classificado em cores, várias cores! Vem descobrir esse arco-íris!

Ilustração Mariana Massarani

Usar os nomes das cores para classificar as fontes de origem do carbono ou os ambientes com grande capacidade de capturar e armazenar gases de efeito estufa (que contribuem para o aquecimento global) foi uma ideia dos cientistas para organizar os estudos sobre esse elemento químico. Vamos então entender essas cores…

Carbono azul

o termo é usado para se referir a todo carbono que é capturado naturalmente (ou absorvido) da atmosfera pelos ecossistemas marinhos e costeiros e armazenado no solo e na vegetação desses ambientes. O estoque de carbono azul, portanto, está principalmente nas gramas marinhas, nas marismas (vegetação rasteira que ocorre entre o rio e o mar) e nos manguezais

[/vc_column_inner][/vc_row_inner]

Luiz Eduardo de Oliveira Gomes

Pesquisa Ecológica de Longa Duração – Habitats Costeiros do Espírito Santo
Departamento de Oceanografia e Ecologia
Universidade Federal do Espírito Santo
Biofílica Ambipar Environment S.A.

Pedro P. Belga

Projeto Guanabara Verde
Instituto Mar Urbano

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!